Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrêa, Lara Mônica Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3455643181148252eng
dc.contributor.advisor1Nalini, Lauro Eugênio Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145eng
dc.contributor.referee1Silva, Carla Simone Castro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606228360037708eng
dc.contributor.referee2Coelho, Cristiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566eng
dc.date.accessioned2023-08-22T19:47:09Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationCORRÊA, Lara Mônica Moraes. Análise da correlação entre empoderamento feminino e escolha de marcas com diferentes status de poder. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4919-
dc.description.resumoO comportamento do consumidor é formado por funções complexas, desenvolvidas ao longo da história de aprendizagem de consumo, influenciada por fatores antecedentes e consequentes à sua ocorrência (reforços, punições, utilitários ou informativos). O modelo comportamental para análise do comportamento do consumidor - o Behavioral Perspective Model (BPM) - tem sido utilizado com bastante êxito no entendimento dos processos de consumo. Considerando o empoderamento feminino como repertório comportamental estabelecido ao longo da história de aprendizagem de mulheres, o presente estudo busca, centralmente, analisar como ocorre o controle discriminativo de marcas de diferentes status de poder em consumidoras distintas em níveis de empoderamento. Quarenta (40) mulheres, com idade entre 18 e 53 anos, responderam aos seguintes instrumentos: 1) Questionário socioeconômico-demográfico (QS-d); 2) Medida de Empoderamento Feminino (MEF); 3) Medida de Conhecimento e Qualidade de Marcas (MCQ - M); 4) Medida de Percepção de Luxo da Marca (MPLM); e 5) Escolha de Marcas (EM). Em uma análise separada, maior proporção de escolhas por marcas de luxo foi observada, porém não houve uma correlação entre o empoderamento feminino e marcas de status de poder. Observou-se correlação positiva entre status de poder da marca e percepção de luxo, mas correlação inexistente com a medida de conhecimento e qualidadeeng
dc.description.abstractConsumer behavior is formed by complex functions, developed throughout the history of consumption learning, influenced by antecedent and consequent factors to its occurrence (reinforcements, punishments, utilities or information). The behavioral model for analyzing consumer behavior - the Behavioral Perspective Model (BPM) - has been used with great success in understanding consumer processes. Considering female empowerment as a behavioral repertoire established throughout women's learning history, the present study seeks, centrally, to analyze how the discriminative control of brands of different power status occurs in consumers with different levels of empowerment. Forty (40) women, aged between 18 and 53, answered the following instruments: 1) Socioeconomic-demographic questionnaire (QSd); 2) Female Empowerment Measure (MEF); 3) Measure of Brand Knowledge and Quality (MCQ - M); 4) Luxury Brand Perception Measure (MPLM); and 5) Choice of Brands (EM). In a separate analysis, a higher proportion of choices for luxury brands was observed, but there was no correlation between female empowerment and power status brands. There was a positive correlation between brand power status and luxury perception, but no correlation with the knowledge and quality measureeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-08-22T19:47:09Z No. of bitstreams: 1 Lara Mônica Moraes Corrêa.pdf: 5514616 bytes, checksum: b222f409dcbeb498daa2e369183014b9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-22T19:47:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lara Mônica Moraes Corrêa.pdf: 5514616 bytes, checksum: b222f409dcbeb498daa2e369183014b9 (MD5) Previous issue date: 2023-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16089/Lara%20M%c3%b4nica%20Moraes%20Corr%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdeeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEmpoderamento femininopor
dc.subjectMarcas status de poderpor
dc.subjectBehavioral perspective model (BPM)por
dc.subjectFemale empowermentpor
dc.subjectPower status brandspor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqPsicologiaeng
dc.titleAnálise da correlação entre empoderamento feminino e escolha de marcas com diferentes status de podereng
dc.title.alternativeAnalysis of the correlation between female empowerment and choice of brands with different power statuseseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lara Mônica Moraes Corrêa.pdfTexto Completo5,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.