Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Alda Nazaré Santos do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0765889985865572eng
dc.contributor.advisor1Peres, Vannúzia Leal Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9655439236866635eng
dc.contributor.referee1Teixeira, Célia Maria Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3118169145780440eng
dc.contributor.referee2Avelar, Rezende Bruno de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398335130010152eng
dc.contributor.referee3Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee4Tavares, Rosana Carneiro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1919352866956578eng
dc.date.accessioned2023-08-30T19:26:53Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Alda Nazaré Santos do. O psicodrama como recurso pedagógico para aprendizagem e desenvolvimento humano. 2023. 93 f. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4934-
dc.description.resumoO tema deste trabalho é o psicodrama como recurso pedagógico para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada na socionomia, a teoria das relações sociais, e no método psicodramático, considerando-se que as dificuldades de aprendizagem sempre exigirão estudos, reflexões, mudanças de concepções e análise acerca de aspectos da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano. É uma pesquisa do Programa stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que tem como objetivo geral compreender como o psicodrama, como recurso pedagógico, possibilita aos alunos superarem as suas dificuldades de aprendizagem escolar e se desenvolverem. O psicodrama, como um método de ação dramática, questiona o que está estabelecido (conservas culturais), potencializando diálogos, ao solicitar aos participantes serem protagonistas de seus problemas e/ou conflitos e superá-los. O campo da pesquisa foi uma escola pública da rede municipal de Goiânia. Os participantes voluntários são duas crianças do 3° ano do ensino fundamental, com idades de nove anos, regularmente matriculadas e indicadas pela coordenação como alunos com dificuldades de aprendizagem. Entre os principais resultados do estudo, destaca-se o valor do método psicodramático como ação que possibilita à criança se envolver nas atividades escolares com o seu corpo, seus sentimentos e ideias, comprometendo-se, de forma espontânea e criativa, com o desempenho e o desenvolvimento do papel de aprendizeng
dc.description.abstractThe theme of this work is psychodrama as a pedagogical resource for learning and human development. This is a qualitative research based on socionomy, the theory of social relations, and the psychodramatic method, considering that learning difficulties will always require studies, reflections, changes in conceptions and analysis about aspects of the relationship between learning and human development. It is a research of the Stricto sensu Program of the Pontifical Catholic University of Goiás - PUC-GO, which has a general objective to understand how psychodrama, as a pedagogical resource, enables students to overcome their difficulties of school learning and develop. Psychodrama, as a method of dramatic action, questions what is established (cultural preserves), enhancing dialogues by asking participants to be protagonists of their problems and/or conflicts and overcome them. The field of research was a public school of the municipal network of Goiânia. The volunteer participants are two children of the 3rd year of elementary school, aged nine years, regularly enrolled and indicated by the coordination as students with learning difficulties. Among the main results of the study, the value of the psychodramatic method as an action that enables the child to engage in school activities with his body, his feelings and ideas, committing himself spontaneously and creatively to the performance and development of the role of learnereng
dc.description.abstractEl tema de este trabajo es el psicodrama como recurso pedagógico para el aprendizaje y el desarrollo humano. Se trata de una investigación cualitativa basada en la socionomía, la teoría de las relaciones sociales y el método psicodramático, considerando que las dificultades de aprendizaje siempre requerirán estudios, reflexiones, cambios en las concepciones y análisis sobre aspectos de la relación entre aprendizaje y desarrollo humano. Es una investigación del Programa Stricto sensu de la Pontificia Universidad Católica de Goiás - PUC-GO, que tiene como objetivo general comprender cómo el psicodrama, como recurso pedagógico, permite a los estudiantes superar sus dificultades de aprendizaje escolar y desarrollarse. El psicodrama, como método de acción dramática, cuestiona lo establecido (reservas culturales), potenciando los diálogos al pedir a los participantes que sean protagonistas de sus problemas y/o conflictos y los superen. El campo de investigación fue una escuela pública de la red municipal de Goiânia. Los participantes voluntarios son dos niños de 3er año de primaria, de nueve años, matriculados regularmente e indicados por la coordinación como estudiantes con dificultades de aprendizaje. Entre los principales resultados del estudio, el valor del método psicodramático como una acción que permite al niño participar en actividades escolares con su cuerpo, sus sentimientos e ideas, comprometiéndose espontánea y creativamente con el desempeño y desarrollo del papel de aprendizspa
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-08-30T19:26:53Z No. of bitstreams: 1 Alda Nazaré Santos do Nascimento.pdf: 696910 bytes, checksum: 7e5b90ea3935bbe70ba7955a2ae01e29 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-30T19:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alda Nazaré Santos do Nascimento.pdf: 696910 bytes, checksum: 7e5b90ea3935bbe70ba7955a2ae01e29 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16169/Alda%20Nazar%c3%a9%20Santos%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e da Saúdeeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPsicodramapor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento humanopor
dc.subjectTécnicas psicodramáticaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPsychodramaeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectLearning disabilityeng
dc.subjectHuman developmenteng
dc.subjectPsychodramatic techniqueseng
dc.subjectPsicodramaspa
dc.subjectAprendizajepor
dc.subjectDiscapacidad de aprendizajepor
dc.subjectDesarrollo humanopor
dc.subjectTécnicas psicodramáticaspor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqPsicologiaeng
dc.titleO psicodrama como recurso pedagógico para aprendizagem e desenvolvimento humanoeng
dc.title.alternativePsychodrama as a pedagogical resource for learning and human developmenteng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alda Nazaré Santos do Nascimento.pdfTexto Completo680,58 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.