Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Alda Nazaré Santos do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0765889985865572 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Peres, Vannúzia Leal Andrade | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9655439236866635 | eng |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Célia Maria Ferreira da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3118169145780440 | eng |
dc.contributor.referee2 | Avelar, Rezende Bruno de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2398335130010152 | eng |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Divino de Jesus da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2861290567624956 | eng |
dc.contributor.referee4 | Tavares, Rosana Carneiro | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1919352866956578 | eng |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T19:26:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Alda Nazaré Santos do. O psicodrama como recurso pedagógico para aprendizagem e desenvolvimento humano. 2023. 93 f. Tese (Doutorado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4934 | - |
dc.description.resumo | O tema deste trabalho é o psicodrama como recurso pedagógico para a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada na socionomia, a teoria das relações sociais, e no método psicodramático, considerando-se que as dificuldades de aprendizagem sempre exigirão estudos, reflexões, mudanças de concepções e análise acerca de aspectos da relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano. É uma pesquisa do Programa stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), que tem como objetivo geral compreender como o psicodrama, como recurso pedagógico, possibilita aos alunos superarem as suas dificuldades de aprendizagem escolar e se desenvolverem. O psicodrama, como um método de ação dramática, questiona o que está estabelecido (conservas culturais), potencializando diálogos, ao solicitar aos participantes serem protagonistas de seus problemas e/ou conflitos e superá-los. O campo da pesquisa foi uma escola pública da rede municipal de Goiânia. Os participantes voluntários são duas crianças do 3° ano do ensino fundamental, com idades de nove anos, regularmente matriculadas e indicadas pela coordenação como alunos com dificuldades de aprendizagem. Entre os principais resultados do estudo, destaca-se o valor do método psicodramático como ação que possibilita à criança se envolver nas atividades escolares com o seu corpo, seus sentimentos e ideias, comprometendo-se, de forma espontânea e criativa, com o desempenho e o desenvolvimento do papel de aprendiz | eng |
dc.description.abstract | The theme of this work is psychodrama as a pedagogical resource for learning and human development. This is a qualitative research based on socionomy, the theory of social relations, and the psychodramatic method, considering that learning difficulties will always require studies, reflections, changes in conceptions and analysis about aspects of the relationship between learning and human development. It is a research of the Stricto sensu Program of the Pontifical Catholic University of Goiás - PUC-GO, which has a general objective to understand how psychodrama, as a pedagogical resource, enables students to overcome their difficulties of school learning and develop. Psychodrama, as a method of dramatic action, questions what is established (cultural preserves), enhancing dialogues by asking participants to be protagonists of their problems and/or conflicts and overcome them. The field of research was a public school of the municipal network of Goiânia. The volunteer participants are two children of the 3rd year of elementary school, aged nine years, regularly enrolled and indicated by the coordination as students with learning difficulties. Among the main results of the study, the value of the psychodramatic method as an action that enables the child to engage in school activities with his body, his feelings and ideas, committing himself spontaneously and creatively to the performance and development of the role of learner | eng |
dc.description.abstract | El tema de este trabajo es el psicodrama como recurso pedagógico para el aprendizaje y el desarrollo humano. Se trata de una investigación cualitativa basada en la socionomía, la teoría de las relaciones sociales y el método psicodramático, considerando que las dificultades de aprendizaje siempre requerirán estudios, reflexiones, cambios en las concepciones y análisis sobre aspectos de la relación entre aprendizaje y desarrollo humano. Es una investigación del Programa Stricto sensu de la Pontificia Universidad Católica de Goiás - PUC-GO, que tiene como objetivo general comprender cómo el psicodrama, como recurso pedagógico, permite a los estudiantes superar sus dificultades de aprendizaje escolar y desarrollarse. El psicodrama, como método de acción dramática, cuestiona lo establecido (reservas culturales), potenciando los diálogos al pedir a los participantes que sean protagonistas de sus problemas y/o conflictos y los superen. El campo de investigación fue una escuela pública de la red municipal de Goiânia. Los participantes voluntarios son dos niños de 3er año de primaria, de nueve años, matriculados regularmente e indicados por la coordinación como estudiantes con dificultades de aprendizaje. Entre los principales resultados del estudio, el valor del método psicodramático como una acción que permite al niño participar en actividades escolares con su cuerpo, sus sentimientos e ideas, comprometiéndose espontánea y creativamente con el desempeño y desarrollo del papel de aprendiz | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-08-30T19:26:53Z No. of bitstreams: 1 Alda Nazaré Santos do Nascimento.pdf: 696910 bytes, checksum: 7e5b90ea3935bbe70ba7955a2ae01e29 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-30T19:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alda Nazaré Santos do Nascimento.pdf: 696910 bytes, checksum: 7e5b90ea3935bbe70ba7955a2ae01e29 (MD5) Previous issue date: 2023-03-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16169/Alda%20Nazar%c3%a9%20Santos%20do%20Nascimento.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Ciências Sociais e da Saúde | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Psicodrama | por |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | por |
dc.subject | Desenvolvimento humano | por |
dc.subject | Técnicas psicodramáticas | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Psychodrama | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Learning disability | eng |
dc.subject | Human development | eng |
dc.subject | Psychodramatic techniques | eng |
dc.subject | Psicodrama | spa |
dc.subject | Aprendizaje | por |
dc.subject | Discapacidad de aprendizaje | por |
dc.subject | Desarrollo humano | por |
dc.subject | Técnicas psicodramáticas | por |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | eng |
dc.subject.cnpq | Psicologia | eng |
dc.title | O psicodrama como recurso pedagógico para aprendizagem e desenvolvimento humano | eng |
dc.title.alternative | Psychodrama as a pedagogical resource for learning and human development | eng |
dc.type | Tese | eng |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alda Nazaré Santos do Nascimento.pdf | Texto Completo | 680,58 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.