Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorResende, Daniela Gomes Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0156975924439213eng
dc.contributor.advisor1Lima, Maria de Fátima Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911eng
dc.contributor.referee1PInto, Divino José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196794396119181eng
dc.contributor.referee2Cruz, Antônio Donizeti da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563eng
dc.date.accessioned2023-11-09T18:40:25Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationRESENDE, Daniela Gomes Ribeiro. A intertextualidade e o imaginário performático nas estórias de Pedro Malasartes em recontos orais e por Ana Maria Machado. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4970-
dc.description.resumoA temática proposta nesta dissertação constitui-se da intertextualidade e do imaginário performático nas estórias de Pedro Malasartes em recontos orais e por Ana Maria Machado em sua obra intitulada Histórias à Brasileira. O estudo, de natureza teórica, tem por objetivo: compreender a Literatura Oral e a importância dela na sociedade; relacionar a intertextualidade e o imaginário performático que está presente em todos os textos e comparar os contos orais recontados do personagem picaresco, Pedro Malasartes. Neste trabalho, fica demonstrado que, de acordo com Kristeva (1984), todo texto é construído e reconstruído por meio da absorção de um outro e que através do imaginário performático podemos vivenciar as histórias lidas ou que nos são contadas e assim relacioná-las com nossa vida, exemplificando, também, que os contos de Pedro Malasartes demonstram a possibilidade de o oprimido se voltar contra o opressor. A metodologia no presente trabalho é de cunho dialético, cujo aporte teórico se fundamenta em diferentes autores que dialogam para a construção desta pesquisa. Na perspectiva da abordagem do problema, a pesquisa é qualitativa. Essa opção vincula-se por suas características ampla e flexível, permitindo aos pesquisadores/as que optam por esta linha de estudo, propor novos enfoques resultantes das investigações extraídas diretamente dos diálogos entre as diferentes obras pesquisadas. Entre a seleção da referência bibliográfica estão: Mikhail Bakhtin, Júlia Kristeva, Zumthor, Durand, entre outroseng
dc.description.abstractThe thematic proposed in this dissertation consists of intertextuality and the performative imaginary in the stories of Pedro Malasartes in oral retellings and by Ana Maria Machado in her work entitled Histórias à Brasileira. The study, of a theoretical nature, aims to: understand Oral Literature and its importance in society; relate the intertextuality and the performative imagery that is present in all texts and compare the retold oral tales of the picaresque character Pedro Malasartes. In this work it is demonstrated that according to Kristeva (1984) every text is constructed and reconstructed through the absorption of another and that through the performative imaginary we can experience the stories read or that are told to us and thus relate them to our lives, exemplifying also that Pedro Malasartes' short stories demonstrate the possibility of the oppressed turning against the oppressor. The methodology in this work is of a dialectical nature, whose theoretical contribution is based on different authors who dialogue for the construction of this research. From the perspective of approaching the problem, the research is qualitative, this option is linked by its broad and flexible characteristics, allowing researchers who choose this line of study to propose new approaches resulting from investigations extracted directly from the dialogues between the different works. researched. Among the selection of bibliographic reference are: Mikhail Bakhtin, Júlia Kristeva, Zumthor, Durand among otherseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2023-11-09T18:40:25Z No. of bitstreams: 1 Daniela Gomes Ribeiro Resende.pdf: 1471840 bytes, checksum: 838bf9a0b245512390368721666b98c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-09T18:40:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela Gomes Ribeiro Resende.pdf: 1471840 bytes, checksum: 838bf9a0b245512390368721666b98c5 (MD5) Previous issue date: 2023-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16307/Daniela%20Gomes%20Ribeiro%20Resende.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura oralpor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectImaginário performáticopor
dc.subjectPedro Malasartespor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectOral literatureeng
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subjectPerformative Imaginaryeng
dc.subjectPeter Malasarteseng
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artes Letraseng
dc.titleA intertextualidade e o imaginário performático nas estórias de Pedro Malasartes em recontos orais e por Ana Maria Machadoeng
dc.title.alternativeIntertextuality and performative imagery in the stories of Pedro Malasartes in oral retellings and by Ana Maria Machadoeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Gomes Ribeiro Resende.pdfTexto Completo1,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.