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Tipo do documento: Dissertação
Título: Geração e descarte de resíduos sólidos: saúde, ambiente e a percepção dos profissionais da área da educação
Título(s) alternativo(s): Generation and disposal of solid waste: health, environment and the perception of education professionals
Autor: Figueredo, Maria Aparecida de Lima 
Primeiro orientador: Vaz-Silva, Wilian
Primeiro coorientador: Pires, Matheus Godoy
Primeiro membro da banca: Pires, Matheus Godoy
Segundo membro da banca: Lima, Claudia Valéria de
Terceiro membro da banca: Feitosa, Darlan Tavares
Resumo: A geração e o descarte de resíduos são problemas que afetam o ecossistema há décadas, devido ao consumo exagerado da população e a constante substituição por itens modernos. Desta forma, dar destino adequado ao lixo é importante para mitigar a proliferação de doenças e a escassez dos recursos naturais para a atual e as futuras gerações, minimizando os impactos socioambientais. Visando uma abordagem interdisciplinar no contexto "Sociedade, Ambiente e Saúde", o objetivo geral da pesquisa foi discutir os aspectos ambientais e sanitários associados ao manejo de resíduos sólidos e avaliar o conhecimento e a percepção de profissionais da educação sobre a temática no ambiente escolar. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório do tipo qualitativo e quantitativo. No total, 38 profissionais da educação, entre professores e coordenadores das redes pública e privada das cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, foram inquiridos por meio de um questionário padronizado, aplicado duas vezes, antes e depois da intervenção capacitadora. Os resultados evidenciaram que os profissionais da educação antes da intervenção não tinham conhecimento a respeito da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), fundamental para inserção dos projetos pedagógicos, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os resultados indicaram que, após a intervenção, os profissionais com idade avançada se mostraram mais responsáveis com a separação dos resíduos sólidos, os educadores no geral demonstraram dificuldade em conhecer se o objeto é ou não reciclado, mas enfatizaram que a conscientização é o meio de contribuir para que a comunidade escolar compreenda e faça o manejo dos resíduos sólidos corretamente através da coleta seletiva. Os resultados obtidos subsidiarão ações futuras de divulgação e inserção social na temática como, por exemplo, o desenvolvimento e confecção de cartilhas e cartazes de divulgação
Abstract: The generation and disposal of waste are problems that affect the ecosystem for decades, due to the exaggerated consumption of the population and the constant replacement by modern items. In this way, giving proper destination to garbage is important to mitigate the proliferation of diseases and the scarcity of natural resources for current and future generations, minimizing socio-environmental impacts. Aiming at an interdisciplinary approach in the context of "Society, Environment and Health", the general objective of the research was to discuss the environmental and health aspects associated with solid waste management and to assess the knowledge and perception of education professionals on the subject in the school environment. This is a descriptive and exploratory qualitative and quantitative study. In total, 38 education professionals, including teachers and coordinators of public and private networks in the cities of Goiânia and Aparecida de Goiânia, State of Goiás, were surveyed using a standardized questionnaire, applied twice, before and after the training intervention. The results showed that education professionals, before the intervention, were not aware of the National Solid Waste Policy (PNRS), which is essential for the insertion of pedagogical projects, according to the National Common Curriculum Base (BNCC). The results indicated that, after the intervention, the professionals with advanced age were more responsible with the separation of solid waste, the educators in general showed difficulty in knowing whether the object is recycled or not, but they emphasized that awareness is the means of contribute so that the school community understands and manages solid waste correctly through selective collection. The results obtained will support future actions of dissemination and social inclusion on the subject, such as, for example, the development and production of booklets and dissemination posters
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Meio ambiente
Sustentabilidade
Recursos naturais
Escolas
Solid waste
Environment
Sustainability
Natural resources
Schools
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
Citação: Figueiredo, Maria Aparecida de Lima. Geração e descarte de resíduos sólidos: saúde, ambiente e a percepção dos profissionais da área da educação. 2022. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) -- Escola de Ciências Médicas e da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4997
Data de defesa: 24-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

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