Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5022
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento em saúde bucal e impacto familiar em cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral
Título(s) alternativo(s): Oral health literacy and family impact on caregivers of children and adolescents with cerebral palsy
Autor: Cauhi, Letícia de Paula 
Primeiro orientador: Almeida, Rogério José de
Primeiro membro da banca: Moura, Louise Amália de
Segundo membro da banca: Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o nível de letramento em saúde bucal (LSB) e os fatores associados ao impacto familiar de cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral (PC). Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário sociodemográfico, pessoal e clínico, escala de impacto familiar (EIF) e instrumento de avaliação de letramento em saúde bucal (BREALD-30). Foram pesquisados 131 cuidadores de crianças/adolescentes em tratamento de reabilitação e readaptação em um centro de referência de Goiânia/GO, no período de agosto a dezembro de 2021. Os resultados evidenciaram que o baixo nível de LSB está associado a maiores níveis de impacto familiar em cuidadores de crianças/adolescentes com PC (r = -0,195, p = 0,0257). Com relação ao perfil dos cuidadores, 92,4% eram do sexo feminino. A idade mínima foi de 20 anos e a máxima de 63 anos, com média de idade de 36 anos (±8,7). Na associação dos aspectos sociodemográficos com o nível de LSB, identificou-se maior escore naqueles casados (p=0,0081), em quem afirmou ter ensino superior (p<0,0001), em quem recebeu diagnóstico de PC algum tempo após a alta hospitalar pós-parto (p=0,0028), naqueles que recebem ajuda nos cuidados diários da criança/adolescente com PC (p=0,0050) e em quem recebia acima de três salários mínimos (p<0,0001). Na associação dos aspectos pessoais e clínicos com o nível de LSB, evidenciou-se que o maior escore de LSB está entre aqueles que referiram ter regular dificuldade em realizar a higiene bucal (p=0,0016). Maior escore em cuidadores que não estavam trabalhando atualmente (p=0,0118), que não recebia ajuda nos cuidados da criança/adolescente (p=0,0019), naqueles que necessitavam de transporte adaptado para a criança/adolescente (p=0,0230) e nos que afirmaram que não realizavam atividades de lazer em família (p<0,0001). Em relação à associação dos aspectos pessoais e clínicos com o nível de impacto familiar, identificou-se maior escore relacionado a ausência da frequência diária do uso do fio dental (p=0,0039), naqueles que afirmaram que o fato de ter uma criança/adolescente com PC gera muito impacto na vida (p<0,0001) e nos que referiram que o comprometimento motor da sua criança/adolescente era nível V (p=0,0203). Conclui-se que o LSB é um recurso essencial para a promoção em saúde bucal no auxílio das dificuldades diárias desses cuidadores, que dedicam suas vidas à criança/adolescente com PC, contribuindo para menor impacto familiar
Abstract: This study aims to analyze the level of oral health literacy (LSB) and the factors associated with the family impact of caregivers of children and adolescents with CP. This is an analytical cross-sectional study with a quantitative approach, with the application of a sociodemographic questionnaire, family impact scale (EIF) and oral health literacy assessment instrument (BREALD-30). A total of 131 caregivers of children/adolescents undergoing rehabilitation and readaptation treatment were surveyed at a reference center in Goiânia/GO, from August to December 2021. The results showed that a low level of LSB is associated with higher levels of family impact in caregivers of children/adolescents with CP (r = -0.195, p = 0.0257). Regarding the profile of caregivers, 92.4% were female. The minimum age was 20 years, and the maximum was 63 years, with a mean age of 36 years (±8.7). In the association of sociodemographic aspects with the level of LSB, a higher score was identified in those who were married (p=0.0081), in those who claimed to have higher education (p<0.0001), in whom sometime after hospital discharge they received the diagnosis of CP (p=0.0028), in those who receive help in the daily care of the child/adolescent with CP (p=0.0050) and in those who received more than three minimum wages (p<0.0001). In the association of personal and clinical aspects with the level of LSB, it was evidenced that the highest score of LSB is in those who reported having regular difficulty in performing oral hygiene (p=0.0016). Higher score in caregivers who were not currently working (p=0.0118), in those who did not receive help with child/adolescent care (p=0.0019), in those who needed adapted transportation for the child/adolescent (p= 0.0230) and in those who stated that they did not perform family leisure activities (p<0.0001). Regarding the association of personal and clinical aspects with the level of Family Impact, a higher score was identified in the absence of daily flossing frequency (p=0.0039), in those who stated that having a child/ adolescent with CP generates a lot of impact on life (p<0.0001) and in those who reported that their child/adolescent's motor impairment was level V (p=0.0203). It is concluded that the LSB is an essential resource for the promotion of oral health and that it will help in the daily difficulties of these caregivers, who dedicate their lives to the child/adolescent with CP, contributing to a lower family impact
Palavras-chave: Impacto psicossocial
Letramento em saúde
Paralisia cerebral
Saúde bucal
Psychosocial impact
Health literacy
Cerebral palsy
Oral health
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
Citação: CAUHI, Letícia de Paula. Letramento em saúde bucal e impacto familiar em cuidadores de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) -- Escola de Ciências Médicas e da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5022
Data de defesa: 18-Jan-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letícia de Paula Cauhi.pdfTexto Completo2,95 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.