Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5028
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental em zoológicos brasileiros: práticas exitosas e ferramentas para conservação socioambiental
Título(s) alternativo(s): Environmental education in Brazilian zoos: successful practices and tools for socio-environmental conservation
Autor: Oliveira, Larissa Rezende de 
Primeiro orientador: Feitosa, Darlan Tavares
Primeiro coorientador: Vaz-Silva, Wilian
Primeiro membro da banca: Vaz-Silva, Wilian
Segundo membro da banca: Marques, Monique Ferreira
Terceiro membro da banca: Santos, Nicali Bleyer Ferreira dos
Quarto membro da banca: Almeida, Paula Carolina Rodrigues de
Quinto membro da banca: Barberi, Maira
Resumo: As mudanças ocorridas nos últimos séculos em relação ao papel dos zoológicos como meros depositários de fauna exótica para centros de educação não formal que contribuam com a conservação da biodiversidade permitiu reavaliar seus métodos de atuação com foco no bem-estar animal e contribuir com a sociedade na formação de sujeitos conscientes de seu papel, na preservação do meio ambiente, com o objetivo de avaliar baseado em pesquisa bibliográfica, visitas in loco, programas, estratégias, ações e atividades de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em zoológicos brasileiros. Adicionalmente realizar uma revisão narrativa da produção científica relacionada à atuação dos zoológicos como ferramenta complementar para conservação da biodiversidade. O presente trabalho é apresentado em dois capítulos. O primeiro capítulo, apresenta a revisão narrativa da literatura obtida em três bases de dados (Web of Science, ScienceDirect e Scopus). Foram obtidos o total de 296 artigos que, após a aplicação dos critérios de exclusão, foram selecionados 72, com estudos desenvolvidos em 22 países. Verificou-se a quantidade de publicações desde o ano 2000 até o presente. Ficou constatado que, apesar de ser um tema pouco explorado para pesquisa, existem significativos trabalhos que abordam a importância das atividades/ações de educação ambiental em zoológico voltados para conservação da biodiversidade e que, a eficiência dessas ações está intimamente relacionada com a qualidade do planejamento e material utilizado nas atividades. O segundo capítulo, apresenta uma análise das ações de educação ambiental desenvolvidas por três zoológicos brasileiros. Para tanto, aliamos a metodologia de pesquisa documental com visita in loco com o objetivo de analisar a existência de Propostas Permanentes de ações de Educação Ambiental (EA) em Zoológicos, bem como avaliar a execução dessas ações e sua influência para conservação e posteriormente propor, com base nas experiências observadas, atividades práticas, voltadas à EA em Zoológicos e espaços de educação não formal. Os zoológicos visitados, desenvolvem ações de EA e possuem estrutura física, pessoal disponível e experiências próprias com ações e programas bem estruturados com projetos educacionais próprios. Constatou-se que os três zoológicos possuem programas bem estabelecidos de EA e conservação da biodiversidade e, mesmo nos zoológicos com ações de EA efetivas, há necessidade de instrumentos de acompanhamento e avaliação das ações aos visitantes tornando clara a diferença e eficiência, entre ações daqueles zoológicos que possuem equipes específicas e destinadas à EA
Abstract: The changes that have taken place in recent centuries regarding the role of zoos, from being mere repositories of exotic fauna for non-formal education centers to becoming contributors to the conservation of biodiversity, have allowed them to reassess their methods of action with a focus on animal welfare and their contribution to society in raising awareness about environmental preservation. The objective of this study is to evaluate the programs, strategies, actions, and activities of Environmental Education (EE) developed in Brazilian zoos, based on bibliographical research and on-site visits. Additionally, it aims to conduct a bibliographical review of scientific literature related to the role of zoos in biodiversity conservation. This work consists of two chapters. The first chapter presents a narrative review of the literature obtained from three databases (Web of Science, ScienceDirect, and Scopus). We got a total of 293 articles, out of which 72 were selected after applying the exclusion criteria. These studies were conducted in 22 countries. It was observed that the number of publications has increased since the year 2000. Despite being a relatively underexplored research topic, there are significant works highlighting the importance of environmental education activities/actions in zoos for biodiversity conservation. The effectiveness of these actions is closely related to the quality of planning and materials used in the activities. The second chapter provides an analysis of the environmental education actions developed by three Brazilian zoos. To accomplish this, we combine documentary research methodology with on-site visits. The objective is to analyze the existence of Permanent Proposals for Environmental Education (EE) actions in Zoos, evaluate the implementation of these actions and their influence on conservation, and propose practical activities aimed at EE in Zoos and non-formal education spaces based on the observed experiences. The visited zoos have wellestablished EE actions, dedicated personnel, and their own experiences with well-structured programs and educational projects. It was found that all three zoos have well-established EE and biodiversity conservation programs, especially those zoos that have specific teams dedicated to EE
Palavras-chave: Educação ambiental
Zoológicos
Conservação da biodiversidade
Environmental education
Zoos
Biodiversity conservation
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Médicas e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
Citação: OLIVEIRA, Larissa Rezende de. Educação ambiental em zoológicos brasileiros: práticas exitosas e ferramentas para conservação socioambiental. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) -- Escola de Ciências Médicas e da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5028
Data de defesa: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Rezende de Oliveira.pdf.crdownloadRestrito2,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.