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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Glenia Arantes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1048464258394545eng
dc.contributor.advisor1Pfrimer, Irmtraut Araci Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311944273807457eng
dc.contributor.advisor-co1Silva, Antonio Márcio Teodoro Cordeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4256300529988960eng
dc.contributor.referee1Silva, Antônio Marcio Teodoro Cordeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4256300529988960eng
dc.contributor.referee2Purificação, Marcelo Máximo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5221482223498714eng
dc.contributor.referee3Almeida, Rogério José de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5504604536035282eng
dc.date.accessioned2024-01-29T19:45:27Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.identifier.citationMAIA, Glenia Arantes. Diagnóstico e intervenção terapêutica multidisciplinar precoce no transtorno do espectro autista em crianças: uma revisão sistemática. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) -- Escola de Ciências Médicas e da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5030-
dc.description.resumoA crescente incidência de casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem ampliado o interesse científico e de profissionais de diferentes áreas, assim como de familiares, em entender e tratar esse transtorno. A preocupação com a progressão do TEA tem motivado uma busca cada vez maior por conhecimento e compreensão desse quadro clínico. Este estudo teve como objetivo investigar a importância do diagnóstico e intervenção multidisciplinar precoces no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com TEA no Brasil, assim como explicitar os métodos de diagnóstico e tratamento mais utilizados no cenário brasileiro e os benefícios que representam para o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças. Trata-se de revisão sistemática conduzida a partir das bases de dados: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed. A amostra selecionada foi de 27 estudos, de onde se evidenciou que o diagnóstico deve ser baseado na observação clínica cuidadosa da criança desde os primeiros meses de vida e o tratamento deve ocorrer de forma multidisciplinar, com ênfase na área comportamental. Perante isso, conclui-se que as intervenções terapêuticas multidisciplinares qualificadas e iniciadas de forma precoce no TEA são determinantes para um prognóstico mais favorável no desenvolvimento neuropsicomotor das criançaseng
dc.description.abstractThe growing incidence of Autism Spectrum Disorder (ASD) has increased the scientific interest of professionals from different fields, as well as family members, in understanding and treating this disorder. The concern about the progression of ASD has motivated an increasingly larger search for knowledge and understanding of this clinical condition. This study aimed to investigate the importance of early diagnosis and multidisciplinary intervention in the neuropsychomotor development of children with ASD in Brazil, as well as to describe the most commonly used diagnostic and treatment methods in the Brazilian setting and the benefits they represent for neuropsychomotor development in children. This is a systematic review conducted based on the following databases: Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) Periodicals Portal, Virtual Health Library (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), and PubMed. The selected sample consisted of twenty-seven studies, from which it was evidenced that the diagnosis should be based on careful clinical observation of the child from the first months of life, and treatment should occur in a multidisciplinary manner, with an emphasis on the behavioral area. Therefore, it is concluded that qualified multidisciplinary therapeutic interventions started early in ASD are determinants for a more favorable prognosis in the neuropsychomotor development of childreneng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-01-29T19:45:27Z No. of bitstreams: 1 Glenia Arantes Maia.pdf.crdownload: 1097081 bytes, checksum: a5184f14ba23b66ea1305a26395bcfce (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-29T19:45:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glenia Arantes Maia.pdf.crdownload: 1097081 bytes, checksum: a5184f14ba23b66ea1305a26395bcfce (MD5) Previous issue date: 2023-04-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16549/Glenia%20Arantes%20Maia.pdf.crdownload.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Médicas e da Vidaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúdeeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectDiagnóstico precocepor
dc.subjectEquipe multiprofissionalpor
dc.subjectAutism spectrum disorderpor
dc.subjectEarly diagnosispor
dc.subjectMultiprofessional teampor
dc.subject.cnpqCiências da Saúdeeng
dc.titleDiagnóstico e intervenção terapêutica multidisciplinar precoce no transtorno do espectro autista em crianças: uma revisão sistemáticaeng
dc.title.alternativeDiagnosis and early multidisciplinary therapeutic intervention in autism spectrum disorder in children: a systematic revieweng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde

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