Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNogueira, Valdenete Pereira Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4789960491987977eng
dc.contributor.advisor1Reinato, Eduardo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142540932437553eng
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959eng
dc.contributor.referee2Santos, Tatianne Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2124754717934938eng
dc.date.accessioned2024-06-12T19:09:22Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Valdenete Pereira Alves. Explorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022). 2024. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5063-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a evolução histórica da educação em Aparecida de Goiânia, com foco na implementação da gestão democrática e no enfrentamento do racismo na gestão escolar. Destaca a importância de uma escola como espaço diverso, promovendo diálogo entre pais, alunos e professores. A gestão democrática é considerada essencial, mas desafios incluem interferência política e falta de representatividade negra na liderança escolar. Examina a história das ideologias e do preconceito no Brasil, com ênfase no racismo estrutural, influência da ciência positivista e a ideologia do branqueamento. Questiona a democracia racial idealizada, apontando desigualdades presentes. Analisa o fenômeno do branqueamento no Brasil, destacando a elite branca e o uso de conceitos como mestiçagem na construção da identidade nacional. Destaca a relação entre classe e raça, criticando a abordagem inicial de estudiosos sobre a democracia racial. Aborda o racismo no contexto da educação no Brasil, com ênfase na legislação de combate ao racismo, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira. Examina a evolução da educação para a população negra desde os anos 1980, destacando desigualdades educacionais e o papel do Movimento Negro na luta contra a discriminação. Foca nas leis 10639/2003 e 11.645/2008, que exigem o ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e indígena nas escolas, destacando o papel do Movimento Negro na promoção dessas legislações e apontando desafios na implementação, como falta de investimentos e formação profissional. Explora a metodologia de pesquisa e aspectos do Projeto Político Pedagógico (PPP) em três escolas. Sendo uma de Educação infantil (agrupamento I ao V), outra de período integral do Ensino Fundamental 1ª fase (1º ao 5º ano) e por fim, uma de Ensino Fundamental 1ª e 2ª fase (1º ao 7º ano). Destaca a importância do PPP na implementação das leis. Analisa questionários respondidos pelas diretoras das escolas, ressaltando o conhecimento sobre as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e enfatiza desafios enfrentados, como preconceitos e questionamentos sobre competência. Conclui enfatizando a necessidade de uma luta constante no combate ao racismo, do preconceito e da discriminação racial, bem como, uma gestão escolar mais inclusiva dando ênfase à importância da formação docente para lidar com a diversidade culturaleng
dc.description.abstractThe research addresses the historical evolution of education in Aparecida de Goiania, focusing on the implementation of democratic management and confronting racism in school management. It highlights the importance of a school as a diverse space, promoting dialogue between parents, students and teachers. Democratic management is considered essential, but challenges include political interference and a lack of black representation in school leadership. Examines the history of ideologies and prejudice in Brazil, with an emphasis on structural racism, the influence of positivist science and the ideology of whitening. It questions idealized racial democracy, pointing out present inequalities. Analyzes the phenomenon of whitening in Brazil, highlighting the white elite and the use of concepts such as miscegenation in the construction of national identity. Highlights the relationship between class and race, criticizing the initial approach of scholars on racial democracy. It addresses racism in the context of education in Brazil, with an emphasis on legislation to combat racism, such as the Federal Constitution of 1988 and Law 10,639/2003, which makes the teaching of Afro-Brazilian history and culture mandatory. Examines the evolution of education for the black population since the 1980s, highlighting educational inequalities and the role of the Black Movement in the fight against discrimination. It focuses on laws 10639/2003 and 11.645/2008, which require the teaching of African, Afro-Brazilian and indigenous History and Culture in schools, highlighting the role of the Black Movement in promoting these laws and pointing out challenges in implementation, such as lack of investment and professional qualification. Explores the research methodology and aspects of the Political Pedagogical Project (PPP) in two schools: Escola Municipal Emei Professora Wilsonina de Fátima Silva Batista, Escola Municipal José dos Santos Borges addressing their histories, locations and social challenges. Highlights the importance of the PPP in implementing laws. It analyzes questionnaires answered by school directors, highlighting knowledge about laws 10,639/2003 and 11,645/2008, and emphasizes challenges faced, such as prejudices and questions about competence. It concludes by emphasizing the need for a constant struggle to combat racism, prejudice and racial discrimination, as well as more inclusive school management, emphasizing the importance of teacher training to deal with cultural diversityeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-06-12T19:09:22Z No. of bitstreams: 1 Valdenete Pereira Alves Nogueira.pdf: 1596481 bytes, checksum: 03ebc8982bbdcec0a887db30cea32495 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-12T19:09:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valdenete Pereira Alves Nogueira.pdf: 1596481 bytes, checksum: 03ebc8982bbdcec0a887db30cea32495 (MD5) Previous issue date: 2024-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16683/Valdenete%20Pereira%20Alves%20Nogueira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectColonialidadeseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRacismeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectColonialitieseng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqHistóriaeng
dc.titleExplorando a história educacional e o racismo na gestão escolar no município de Aparecida de Goiânia (2009 a 2022)eng
dc.title.alternativeExploring educational history and racism in school management in the municipality of Aparecida de Goiânia (2009 to 2022)eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdenete Pereira Alves Nogueira.pdfTexto completo1,56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.