Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5084
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Otimização biobjetivo do transporte rodoferroviário da soja de Goiás para exportação: aspectos econômicos e ambientais |
Título(s) alternativo(s): | Bi-objective optimization of road-rail transport of soybeans from Goiás for export: economic and environmental aspects |
Autor: | Borges, Jucelina Leandro ![]() |
Primeiro orientador: | Dantas, Maria José Pereira |
Primeiro membro da banca: | Menezes, José Elmo de |
Segundo membro da banca: | Zamunér Filho, Antônio Nilson |
Resumo: | Este estudo tem como foco a melhoria do transporte rodoferroviário de soja produzida em Goiás com destino à exportação, almejando uma cadeia de suprimentos mais sustentável. Reconhecendo-se o Brasil como líder mundial na produção de soja e o estado de Goiás o terceiro maior produtor nacional, identificam-se desafios econômicos e ambientais significativos no transporte desse produto. A pesquisa propõe uma solução otimizada que busca equilibrar a eficiência logística com a sustentabilidade, tratando simultaneamente a redução dos custos de frete e as emissões de CO2. Realizaram-se duas análises principais: inicialmente o impacto financeiro e ambiental resultante da implementação da ferrovia Rumo Malha Central (RMC) a partir de março de 2021, explorando diferentes cenários de transporte para 2022 e posteriormente, com vistas a 2035, o uso de uma otimização biobjetivo determinística utilizando fronteiras de Pareto, metodologia que busca soluções equilibradas entre a redução de custos e emissões de CO2. A análise de 2035 englobou dados de 46 municípios goianos, seis pontos de transbordo e quatro portos, incluindo Ilhéus/BA e São Luiz/MA (Itaqui). Na análise do impacto da inclusão da RMC os resultados indicaram economias significativas com a ativação da RMC, com destaque para a redução de 11 milhões de reais em custos de frete e 3 milhões pela diminuição de 38.625 toneladas de CO2e. A projeção para 2035 evidenciou um incremento no uso do transporte rodoferroviário de 34% para 69%, com uma preferência por rotas ferroviárias que mesmo sendo mais extensas priorizaram a minimizar as emissões, implicando um aumento nos custos de transporte. Entretanto, a análise de um ponto intermediário na curva de Pareto revelou um equilíbrio entre os custos e as emissões, estabelecendo uma referência para decisões conscientes no transporte. Os resultados da estratégia otimizada demonstraram diferentes indicações de custos e de emissões de CO2, explorando variadas opções de rotas proporcionando insights valiosos para a logística do transporte de soja. Sugere-se a integração de pontos de transbordo rodoferroviário viáveis no horizonte previsto para aprimorar a logística, ressaltando a abordagem biobjetiva que vai além da minimização convencional de custos, permitindo uma avaliação mais abrangente que contempla aspectos econômicos e ambientais. Este estudo enfatiza a necessidade de adaptar a infraestrutura logística para promover uma cadeia de suprimentos mais ecologicamente correta, apesar das limitações metodológicas e da necessidade de realizar estimativas. Pesquisas futuras poderiam ampliar a aplicação de modelos de otimização, abordar outros elementos do transporte rodoferroviário |
Abstract: | This study focuses on improving the road-rail transportation of soybeans produced in Goiás for export, with the aim of achieving a more sustainable supply chain. Given that Brazil is the world leader in soybean production and that the State of Goiás is the third largest national producer, significant economic and environmental challenges are identified in the transportation of this product. The research proposes an optimized solution that reconciles logistics efficiency with sustainability, adopting green logistics practices to reduce freight costs and CO2 emissions. Two main analyses were carried out: first, the financial and environmental impact resulting from the implementation of the Rumo Malha Central (RMC) railroad from March 2021, exploring different transportation configurations for 2022, and then, with a view to 2035, the use of deterministic bi-objective optimization using Pareto frontiers, a methodology that seeks balanced solutions between reducing costs and CO2 emissions. The 2035 analysis included data from 46 municipalities in Goiás, six transshipment points and four ports, including Ilhéus/BA and São Luiz/MA (Itaqui). In the analysis of the impact of including the RMC, the results indicated significant savings with the activation of the RMC, with emphasis on the reduction of 11 million reais in freight costs and 3 million due to the reduction of 38,625 tons of CO2e. The projection for 2035 showed an increase in the use of road-rail transport from 34% to 69%, with a preference for rail routes that, despite being longer, prioritized minimizing emissions, implying an increase in transport costs. However, analysis of an intermediate point on the Pareto curve revealed a balance between costs and emissions, providing a benchmark for conscious transportation decisions. The results of the optimized strategy showed different indications of costs and CO2 emissions, exploring different route options, and providing valuable insights for soybean transportation logistics. The integration of viable road-rail transshipment points in the forecast horizon is suggested to improve logistics, highlighting the bio-objective approach that goes beyond conventional cost minimization, allowing for a more comprehensive evaluation that considers economic and environmental aspects. Despite the methodological limitations and the need for estimation, this study highlights the need to adapt the logistics infrastructure to promote a greener supply chain. Future research could expand the application of optimization models and address other elements of road-rail transportation |
Palavras-chave: | Transporte verde Frentes de pareto Método épsilon-restrito Solver Gurobi Green transport Pareto fronts Epsilon-restricted method Gurobi solver |
Área(s) do CNPq: | Engenharias Engenharia de Produção |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola Politécnica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemas |
Citação: | BORGES, Jucelina Leandro. Otimização biobjetivo do transporte rodoferroviário da soja de Goiás para exportação: aspectos econômicos e ambientais. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) -- Escola Politécnica, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5084 |
Data de defesa: | 2-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jucelina Leandro Borges.pdf | Texto completo | 4,05 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.