Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Caio Murilo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370687922793970eng
dc.contributor.advisor1Reimer, Ivoni Richter-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861371052102699eng
dc.contributor.referee1Marques , Mariosan de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9584957091009002eng
dc.contributor.referee2Souza, Carolina Bezerra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028771794506651eng
dc.date.accessioned2024-10-01T19:20:33Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Caio Murilo de. O primado apostólico de Maria Madalena e o primado pastoral de Pedro: uma análise a partir de João 20,1-18 e João 21,1-19. 2024. 220 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5100-
dc.description.resumoA questão do Primado em Madalena e Pedro foi uma forma de trazer à tona a grandeza de Maria Madalena para nossos dias e sua verdadeira imagem de testemunha, apóstola e anunciadora. Maria Madalena atravessou os séculos indumentada por uma roupagem falsa de pecadora redimida. O Primado Apostólico em Madalena resplandece como luz, um modelo de fé, de testemunho, de anúncio, de liderança, de apóstola, de discípula para os homens e as mulheres no século XXI. O Primado Pastoral de Pedro evidenciado no Novo Testamento clarifica que apesar da debilidade humana do apóstolo ele foi constituído primeiro por Cristo entre os Doze na Igreja. Pedro em seu processo de conversão não vacilará na fé, confirmará os irmãos e morrerá fiel no seguimento de Cristo. Ao se tornar seguidora de Jesus, levou isso como ideal de vida, ou seja, o seguimento do discipulado e o serviço apostólico. Em João 20,1-18 podem ser encontrados indícios do Primado Apostólico de Maria de Magdala, bem como a independência de sua comunidade e de seu modelo eclesial em relação à Comunidade do Discípulo Amado e à Comunidade Petrina nos Cristianismos Originários. Em Jo 21,1-19 podem ser encontrados indícios do Primado Pastoral de Pedro e de sua liderança nos Cristianismo Originários que foi se consolidando em período posteriores via doutrina. Portanto, em Madalena e em Pedro manifesta-se cada qual, de modo ímpar, o Primado; ambos são testemunhas, enviados e anunciadores. Eles retratam relações equânimes de gênero ligadas à experiência com o Ressuscitadoeng
dc.description.abstractThe question of Primacy in Magdalene and Peter was a way of bringing to light the greatness of Mary Magdalene for our days and her true image as a witness, apostle and announcer. Mary Magdalene went through the centuries dressed in the false guise of a redeemed sinner. The Apostolic Primacy in Magdalene shines as a light, a model of faith, of testimony, of proclamation, of leadership, of apostle, of disciple for men and women in the 21st century. The Pastoral Primacy of Peter evidenced in the New Testament clarifies that despite the apostle's human weakness, he was first constituted by Christ among the Twelve in the Church. Peter, in his conversion process, will not waver in his faith, he will confirm his brothers and die faithfully following Christ. When she became a follower of Jesus, she took this as her ideal of life, that is, following discipleship and apostolic service. In John 20:1-18 we can find evidence of the Apostolic Primacy of Mary of Magdala, as well as the independence of her community and her ecclesial model in relation to the Community of the Beloved Disciple and the Petrine Community in Original Christianity. In John 21:1-19, evidence can be found of Peter's Pastoral Primacy and his leadership in Original Christianity, which was consolidated in later periods via doctrine. Therefore, in Magdalene and Peter each manifests the Primacy in a unique way; both are witnesses, envoys and announcers. They portray equal gender relations linked to the experience with the Resurrected Oneeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-10-01T19:20:33Z No. of bitstreams: 1 Caio Murilo de Souza.pdf: 1568323 bytes, checksum: f13c4301719307a7dd7f57e8cf6c177d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-01T19:20:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caio Murilo de Souza.pdf: 1568323 bytes, checksum: f13c4301719307a7dd7f57e8cf6c177d (MD5) Previous issue date: 2024-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16839/Caio%20Murilo%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectJoão 20,1-18 e João 21,1-19por
dc.subjectMaria Madalenapor
dc.subjectPedropor
dc.subjectJesuspor
dc.subjectPrimado apostólico e pastoralpor
dc.subjectJohn 20:1-18 and John 21:1-19por
dc.subjectMaria Madalenapor
dc.subjectPedropor
dc.subjectJesuspor
dc.subjectApostolic and pastoral primacypor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqTeologiaeng
dc.titleO primado apostólico de Maria Madalena e o primado pastoral de Pedro:uma análise a partir de João 20,1-18 e João 21,1-19eng
dc.title.alternativeThe apostolic primacy of Mary Magdalene and the pastoral primacy of Peter: an analysis based on John 20:1-18 and John 21:1-19eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caio Murilo de Souza.pdfTexto completo1,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.