Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMocó, Gustavo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3770310962057442eng
dc.contributor.advisor1Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814eng
dc.contributor.referee1Miranda, Made Júnior-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6833748026466876eng
dc.contributor.referee2Pimenta, Adelino Candido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787eng
dc.contributor.referee3Santos, Cristiano Rodrigues dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334096622067112eng
dc.contributor.referee4Araújo, Maxwell Gonçalves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4736043944821771eng
dc.date.accessioned2024-12-06T18:38:46Z-
dc.date.issued2024-09-17-
dc.identifier.citationMOCÓ, Gustavo da Silva. Impactos da robótica educacional em duas escolas de período integral de Goiânia: uma análise crítica. 2024. 95 fl. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5122-
dc.description.resumoEsta pesquisa está vinculada à linha de Pesquisa, Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás. O objetivo deste trabalho é analisar criticamente os impactos da implantação de kits de robótica educacional, em duas escolas públicas estaduais em período integral de Goiânia. O relatório de monitoramento global da educação da Unesco (2023) aponta que há uma enorme quantidade de produtos tecnológicos voltados para a educação e, geralmente, as decisões sobre a sua utilização são frequentemente tomadas sem evidências de seus benefícios e custos. Investigou-se, também, a possibilidade de ensino aprendizagem de Matemática e Física por meio da robótica educacional e os consequentes impactos na metodologia de ensino e na autonomia dos professores. Para alcançar os objetivos, inicialmente, realizou-se uma pesquisa teórica, estudando os autores do campo da Teoria Histórico-Cultural e pesquisadores que investigam o uso de tecnologias na educação. Além disso, analisaram-se as formações ofertadas para os professores, o estudo de documentos públicos sobre aquisição de artefatos robóticos e a implementação da robótica no novo Ensino Médio. As escolas campo foram escolhidas devido à: a) facilidade de acesso; b) utilização dos kits de robótica educacional; c) pronta colaboração dos docentes. Os resultados mostraram que os kits, por si só, não contribuem para o processo de ensino aprendizagem. Os professores não recebem formação adequada para atuarem com tais kits, resultando na escola sendo um local de descarte dessas tecnologiaseng
dc.description.abstractThis research is linked to the Research Line, Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education (PPGE) at PUC Goiás. The objective of this research is to critically analyze the impacts of the implementation of educational robotics kits in two full-time state public schools in Goiânia. The UNESCO Global Education Monitoring Report (2023) points out that there is a huge amount of technological products aimed at education, and decisions about their use are often made without evidence of their benefits and costs. We also investigate the possibility of teaching and learning Mathematics and Physics through educational robotics and the consequent impacts on teaching methodology and teacher autonomy. To achieve the objectives, we initially conducted theoretical research, studying authors in the field of historical-cultural theory and researchers who investigate the use of technologies in education. In addition, we analyzed the training offered to teachers, studied public documents on the acquisition of robotic artifacts, and the implementation of robotics in the new High School. The field schools were chosen due to: a) ease of access; b) use of educational robotics kits; c) ready collaboration of teachers. The results showed that the kits, by themselves, do not contribute to the teaching-learning process. Teachers do not receive adequate training to work with such kits, resulting in the school being a place to discard these technologieseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-12-06T18:38:46Z No. of bitstreams: 1 Gustavo da Silva Mocó.pdf.crdownload: 3167193 bytes, checksum: fb8d359aa9e63ad92bbabbb2f8054f61 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-06T18:38:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gustavo da Silva Mocó.pdf.crdownload: 3167193 bytes, checksum: fb8d359aa9e63ad92bbabbb2f8054f61 (MD5) Previous issue date: 2024-09-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16928/Gustavo%20da%20Silva%20Moc%c3%b3.pdf.crdownload.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectRobótica educacionalpor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectMaterialismo histórico-dialéticopor
dc.subjectEducational roboticseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectHistoricalCultural Theory;eng
dc.subjectHistorical-Dialectical Materialism.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqTeologiaeng
dc.titleImpactos da robótica educacional em duas escolas de período integral de Goiânia: uma análise críticaeng
dc.title.alternativeImpacts of educational robotics in two full-time schools in Goiânia: a critical analysispor
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo da Silva Mocó.pdf.crdownloadTexto completo3,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.