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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrado, Luciano Gomes do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9517093302415007eng
dc.contributor.advisor1Vieira, Jeferson de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0972106177221533eng
dc.contributor.referee1Valva, Milena d'Ayala-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0158041332274314eng
dc.contributor.referee2Moraes, Lúcia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460294440897616eng
dc.date.accessioned2024-12-12T18:02:48Z-
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.citationPRADO, Luciano Gomes do. Planejamento e desenvolvimento urbano: o desafio da estratégia do desenvolvimento orientado ao transporte no município de Goiânia. 2024. 95 fl. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) -- Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5134-
dc.description.resumoO planejamento urbano eficiente é crucial para promover o desenvolvimento econômico sustentável em municípios, especialmente em países em processo de desenvolvimento. Nesta seara, os princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT) despontam como uma ferramenta de planejamento urbano que busca colocar as regras de uso e ocupação do solo, o sistema viário e a mobilidade urbana no centro do desenvolvimento das cidades. Da mesma forma, o plano diretor, como principal instrumento normativo responsável em estabelecer as regras básicas para o uso e ocupação do solo, mostra-se como um mecanismo essencial para orientar o desenvolvimento urbano. Neste caminho, o economista Albert O. Hirschman, como um grande defensor do planejamento econômico, acredita que o Estado desempenha um papel essencial na promoção do desenvolvimento, por meio de investimentos públicos como instrumento para impulsionar o crescimento econômico. Assim o planejamento está umbilicalmente ligado ao desenvolvimento econômico e jamais deverá ser relegado por qualquer gestor público. Há várias cidades pelo mundo que adotam a estratégia sob análise como ferramenta de planejamento urbano, visando criar cidades mais compactas e com enfoque nos modais ativos e no transporte público coletivo. No Brasil, Curitiba é frequentemente citada como um exemplo de sucesso na implementação dos princípios da estratégia em questão. Várias outras cidades do Brasil também adotam os princípios do DOT como estratégia de planejamento, como São Paulo e Goiânia. Esta dissertação busca a resposta para a seguinte pergunta: o DOT é capaz de promover o desenvolvimento nas cidades? Utilizando-se das teorias econômicas de Hirschman e da aplicabilidade da estratégia nos municípios do Brasil e do mundo, visa-se, ao final, analisar a sua efetividade no Município de Goiânia. Desta feita, o objetivo geral é analisar a estratégia em discussão como ferramenta para o planejamento urbano das cidades. Como objetivo específico, o estudo em debate visa analisar a experiência das cidades brasileiras quanto à estratégia em comento, com enfoque nas cidades de Curitiba, São Paulo e, principalmente, Goiânia. Como metodologia, este estudo adota uma abordagem descritiva e qualitativa. Utiliza-se o método dedutivo, baseando-se na revisão bibliográfica e no estudo de caso, para analisar teorias existentes e aplicá-las ao contexto do DOT para o desenvolvimento urbano. Essa dissertação está estruturada em três capítulos principaiseng
dc.description.abstractEfficient urban planning is crucial to promoting sustainable economic development in municipalities, especially in developing countries. In this area, the principles of Transportation Oriented Development (TOD) are emerging as an urban planning tool that seeks to place land use and occupation rules, the road system and urban mobility at the center of urban development. Likewise, the master plan, as the main regulatory instrument responsible for establishing the basic rules for land use and occupation, is an essential mechanism for guiding urban development. In this regard, economist Albert O. Hirschman, as a great advocate of economic planning, believes that the State plays an essential role in promoting development, through public investments as an instrument to boost economic growth. Thus, planning is closely linked to economic development and should never be neglected by any public administrator. There are several cities around the world that have adopted the strategy under analysis as an urban planning tool, aiming to create more compact cities with a focus on active modes of transport and public transportation. In Brazil, Curitiba is often cited as an example of successful implementation of the principles of the strategy in question. Several other cities in Brazil also adopt the principles of TOD as a planning strategy, such as São Paulo and Goiânia. This dissertation seeks to answer the following question: is TOD capable of promoting development in cities? Using Hirschman's economic theories and the applicability of the strategy in municipalities in Brazil and around the world, the aim is to analyze its effectiveness in the municipality of Goiânia. Thus, the general objective is to analyze the strategy under discussion as a tool for urban planning in cities. As a specific objective, the study in question aims to analyze the experience of Brazilian cities regarding the strategy in question, focusing on the cities of Curitiba, São Paulo and, mainly, Goiânia. As a methodology, this study adopts a descriptive and qualitative approach. The deductive method is used, based on the literature review and the case study, to analyze existing theories and apply them to the context of TOD for urban development. This dissertation is structured into three main chapterseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-12-12T18:02:48Z No. of bitstreams: 1 Luciano Gomes do Prado.pdf: 2395197 bytes, checksum: 9a86dca389c4f29afccdf56305f1dd71 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-12T18:02:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciano Gomes do Prado.pdf: 2395197 bytes, checksum: 9a86dca389c4f29afccdf56305f1dd71 (MD5) Previous issue date: 2024-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/16982/Luciano%20Gomes%20do%20Prado.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectPlano diretorpor
dc.subjectDesenvolvimento orientado ao transportepor
dc.subjectHirschmanpor
dc.subjectGoiâniapor
dc.subjectUrban planningeng
dc.subjectMaster planeng
dc.subjectTransport oriented developmenteng
dc.subjectHirschmaneng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaseng
dc.titlePlanejamento e desenvolvimento urbano: o desafio da estratégia do desenvolvimento orientado ao transporte no município de Goiâniaeng
dc.title.alternativeUrban planning and development: the challenge of the transport-oriented development strategy in the municipality of Goiâniaeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

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