Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Talita D' Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0223548226426314eng
dc.contributor.advisor1Resende, Sandra Catharinne Pantaleão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4417292483635112eng
dc.contributor.referee1Amaral, Gustavo Garcia do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1057176367433838eng
dc.contributor.referee2Pasqualetto, Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143eng
dc.date.accessioned2025-01-23T12:05:35Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.citationNEVES, Talita D' Almeida. O transporte de cargas no plano de mobilidade urbana de Goiânia: plano de mobilidade urbana de Goiânia. 2024. 128 fl. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) -- Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5149-
dc.description.resumoO transporte de cargas é um componente essencial para o desenvolvimento econômico e social das cidades, especialmente no contexto da mobilidade urbana. Este estudo analisa o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanMobGyn), com foco nas estratégias voltadas para a regulamentação e organização do transporte de cargas. A pesquisa aborda os desafios enfrentados por Goiânia no que se refere à logística urbana, destacando a necessidade de medidas que mitiguem os impactos ambientais e os congestionamentos urbanos gerados pelas operações de carga e descarga. O objetivo central da dissertação é avaliar se as diretrizes estabelecidas pelo PlanMobGyn conseguem atender às demandas atuais e futuras da cidade em relação ao transporte de mercadorias. A metodologia adotada inclui uma análise descritiva e exploratória, com base em revisões de literatura e nos dados disponíveis no plano. Os resultados revelam que, embora o PlanMobGyn apresente propostas significativas para regulamentação e eficiência do transporte de cargas, ainda há lacunas nas metas e prazos estipulados. Conclui-se que é fundamental aprofundar a análise sobre a integração de novas tecnologias e soluções sustentáveis, como a micromobilidade e veículos elétricos, para garantir uma logística urbana mais eficiente e ambientalmente responsável. O estudo reforça a necessidade de acelerar a implementação de hubs logísticos e áreas de carga específicas, além de promover a coleta de dados mais precisa para embasar futuras decisões políticaseng
dc.description.abstractCargo transportation is a key component for the economic and social development of cities, particularly in the context of urban mobility. This study analyzes the Urban Mobility Plan of Goiânia (PlanMobGyn), focusing on strategies aimed at regulating and organizing freight transportation. The research addresses the challenges faced by Goiânia regarding urban logistics, emphasizing the need for measures to mitigate the environmental impacts and urban congestion caused by freight operations. The primary objective of the dissertation is to assess whether the guidelines established by PlanMobGyn can meet the city's current and future demands for goods transportation. The methodology adopted includes a descriptive and exploratory analysis based on literature reviews and data available from the plan. The results reveal that, although PlanMobGyn presents significant proposals for the regulation and efficiency of freight transportation, there are still gaps in the goals and deadlines set. The study concludes that it is essential to further analyze the integration of new technologies and sustainable solutions, such as micromobility and electric vehicles, to ensure more efficient and environmentally responsible urban logistics. The research highlights the need to accelerate the implementation of logistics hubs and designated cargo zones, as well as to promote more accurate data collection to support future policy decisionseng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2025-01-23T12:05:35Z No. of bitstreams: 1 Talita D'Almeida Neves.pdf: 4246556 bytes, checksum: fa2653da28cd6c2f58f7cd6ce9a3a0e0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T12:05:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Talita D'Almeida Neves.pdf: 4246556 bytes, checksum: fa2653da28cd6c2f58f7cd6ce9a3a0e0 (MD5) Previous issue date: 2024-09-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17043/Talita%20D%27Almeida%20Neves.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Direito, Negócios e Comunicaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectTransporte de cargaspor
dc.subjectPlanMobGynpor
dc.subjectGoiâniapor
dc.subjectLogística urbanapor
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectFreight transportationeng
dc.subjectPlanMobGyneng
dc.subjectGoiâniaeng
dc.subjectUrban logisticseng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaseng
dc.titleO transporte de cargas no plano de mobilidade urbana de Goiânia: plano de mobilidade urbana de Goiâniaeng
dc.title.alternativeCargo transport in Goiânia's urban mobility plan: Goiânia's urban mobility planeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talita D'Almeida Neves.pdfTexto completo4,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.