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Tipo do documento: Dissertação
Título: Vozes e silenciamentos no romance, Menos que um, de Patrícia Melo e os desafios da arte na contemporaneidade
Título(s) alternativo(s): Voices and silences in the novel, Menos que um, by Patrícia Melo and the challenges of art in contemporary times
Autor: Monteiro, Isadora Ferreira 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Ferreira, Elizete Albina
Segundo membro da banca: Rabelo, Sebastião Augusto
Resumo: O romance Menos que um, de Patrícia Melo, mergulha nas profundezas das vozes e silenciamentos das minorias dentro da sociedade contemporânea, abordando os desafios que a arte e as pessoas enfrentam nesse contexto. A obra se destaca pela sua polifonia, uma técnica narrativa que permite a coexistência de múltiplas vozes e perspectivas dentro do romance. Autores como Mikhail Bakhtin (1990) e Gegörg Lukács (2009) oferecem pressupostos valiosos sobre a importância o gênero romanesco e o significado da polifonia na literatura. No contexto dos desafios da arte na contemporaneidade, Menos que um representa uma contribuição relevante ao demonstrar como a polifonia pode ser uma ferramenta poderosa para a representação da diversidade humana e para a desconstrução de narrativas unilaterais e excludentes. Ao dar voz aos silenciados e ampliar o espectro de experiências retratadas, a obra ressalta a importância da arte como um espaço de diálogo, resistência e transformação das minorias. Sendo assim, tratamos, no primeiro capítulo de averiguar, à luz das teorias, do romance, autores como: Gegörg Lucáks, Fábio Lucas e Benjamin Adbala Júnior. No segundo capítulo, apresentamos a polifonia do romance, com base na teoria bakhtiniana, utilizando sua obra Epos e romance, trazendo para análise o romance Menos que um, de Patrícia Melo em suas múltiplas vozes. Por fim, no terceiro capítulo, abordamos a literatura e suas relações com outras artes na contemporaneidade, tendo como base teórica, pensadores como Julio Plaza, Haroldo de Campos e outros mais que tratam da transcriação, com o intuito de aprofundar um pouco mais na análise do romance objeto deste trabalho, sua linguagem e suas relações com outras formas artísticas
Abstract: The novel Menos que um, by Patrícia Melo, delves into the depths of the voices and silencing of minorities within contemporary society, addressing the challenges that art and people face in this context. The work stands out for its polyphony, a narrative technique that allows the coexistence of multiple voices and perspectives within the novel. Authors such as Mikhail Bakhtin (1990) and Gegörg Lukács (2009) offer valuable assumptions about the importance of the romance genre and the meaning of polyphony in literature. Less than one represents a relevant contribution in demonstrating how polyphony can be a powerful tool for the representation of human diversity and for the deconstruction of unilateral and exclusionary narratives. By giving voice to the silenced and broadening the spectrum of experiences portrayed, the work emphasizes the importance of art as a space for dialogue, resistance and transformation of minorities. Thus, we deal, in the first chapter of ascertain, in the light of theories, the novel, authors such as: Gegörg Lucáks, Fábio Lucas and Benjamin Adbala Júnior. In the second chapter, we present the polyphony of the novel, based on Bakhtinian theory, using his work Epos and novel, bringing to analysis the novel Menos que um, by Patrícia Melo in his multiple voices. Finally, in the third chapter, we approach literature and its relations with other arts in contemporary times, having as a theoretical basis, thinkers such as Julio Plaza, Haroldo de Campos and others more that deal with transcreation, in order to deepen a little more in the analysis of the novel object of this work, its language and its relations with other artistic forms
Palavras-chave: Vozes
Silenciamentos
Polifonia
Contemporaneidade
Minorias
Voices
Silences
Polyphony
Contemporary
Minorities
Área(s) do CNPq: Linguística, Letras e Artes
Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: MONTEIRO, Isadora Ferreira. Vozes e silenciamentos no romance, Menos que um, de Patrícia Melo e os desafios da arte na contemporaneidade. 2024. 77 fl. Dissertação (Mestrado em Letras) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5167
Data de defesa: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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