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Tipo do documento: Dissertação
Título: Espiritualidade, juventudes e cidadania: o caso do Pró-Menor Dom Bosco de Manaus
Título(s) alternativo(s): Spirituality, youth and citizenship: the case of Pró-Menor Dom Bosco in Manaus
Autor: Santos, Ronaldo Guimarães 
Primeiro orientador: Moreira, Alberto da Silva
Primeiro membro da banca: Torres, Lisa Valéria Vieira
Segundo membro da banca: Sofiati, Flávio
Resumo: A presente pesquisa aborda a Juventude da Periferia de Manaus, muitas vezes exposta a desafios socioeconômicos, encontra na educação salesiana um espaço de acolhimento e oportunidades. Fala da relação entre espiritualidade, pedagogia de Dom Bosco e a juventude da periferia de Manaus. Aponta a pedagogia salesiana como referência para a juventude, adaptando-se às novas demandas sem perder seus princípios fundamentais, o desenvolvimento integral dos jovens. A pesquisa responde à seguinte questão: O Pró Menor Dom Bosco de Manaus, influencia as juventudes do projeto Programa de Aprendizagem, o seu desenvolvimento espiritual, e a relação com a religião proposta pela obra Salesiana? Essa pesquisa pretende analisar a juventude do projeto Programa de Aprendizagem (Menor Aprendiz) do Pró Menor Dom Bosco de Manaus e tentar perceber o quanto essa instituição religiosa influencia a juventude periférica, que se prepara para o mercado de trabalho. Os objetivos específicos, pensa-se em analisar as juventudes da zona leste de Manaus relacionando-a com a pedagogia de Dom Bosco, relacionar a juventude do Pró Menor Dom Bosco com os atuais paradigmas de juventudes contemporâneos, e descrever e sistematizar as falas da juventude periférica, bem como a sua relação com o Pró Menor Dom Bosco de Manaus. Essa juventude se encontra no Pró Menor Dom Bosco, que é uma instituição de formação, acolhimento e educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social em Manaus. A instituição prepara os jovens para o mercado de trabalho. Essa juventude situa-se dentro dos paradigmas atuais, com visões que retratam de como a sociedade interpreta essa juventude. A metodologia dessa pesquisa guia-se pela pesquisa bibliográfica, questionários (censo), para saber quantos jovens estão estudando no projeto Programa de Aprendizagem que os atende, o que pensam sobre a vida, o trabalho e a espiritualidade. Os autores e obras que servem de referência na pesquisa são: Abramo (2005), Andaló (2006) e Sofiati (2012). Essa dissertação contém três capítulos, o primeiro com o título: Juventude Periférica de Manaus e Pedagogia de Dom Bosco, o segundo: Pró Menor Dom Bosco de Manaus, e o terceiro capítulo: A Juventude do Pró Menor Dom Bosco. Os relatos analisados evidenciam que a espiritualidade juvenil não é algo estático, mas dinâmico, adaptando-se às diferentes fases da vida e contextos sociais. Essa espiritualidade está diretamente alinhada à missão do Pró Menor Dom Bosco de formar jovens não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida em sua totalidade, como cidadãos comprometidos com a sociedade e com uma visão de mundo fundamentada no amor e no respeito ao próximo. O Pró Menor Dom Bosco influencia a vida da juventude em sua integralidade
Abstract: This research addresses the youth of the outskirts of Manaus, often exposed to socioeconomic challenges, who find in Salesian education a space of welcome and opportunities. It speaks of the relationship between spirituality, Don Bosco's pedagogy and the youth of the outskirts of Manaus. It points to Salesian pedagogy as a reference for youth, adapting to new demands without losing its fundamental principles, the integral development of young people. The research answers the following question: Does the Pró Menor Dom Bosco of Manaus influence the youth of the Apprenticeship Program project, their spiritual development, and the relationship with religion proposed by the Salesian work? This research aims to analyze the youth of the Apprenticeship Program project (Menor Aprendiz) of the Pró Menor Dom Bosco of Manaus and try to understand how much this religious institution influences the youth of the outskirts, who are preparing for the job market. The specific objectives are to analyze the youth of the eastern zone of Manaus, relating them to the pedagogy of Dom Bosco, to relate the youth of Pró Menor Dom Bosco to the current paradigms of contemporary youth, and to describe and systematize the speeches of the youth from the outskirts, as well as their relationship with Pró Menor Dom Bosco of Manaus. These youth are at Pró Menor Dom Bosco, which is an institution of training, reception and professional education for young people in situations of social vulnerability in Manaus. The institution prepares young people for the job market. These young people are situated within the current paradigms, with views that portray how society interprets these youth. The methodology of this research is guided by bibliographic research, questionnaires (census), to find out how many young people are studying in the Apprenticeship Program project that serves them, what they think about life, work and spirituality. The authors and works that serve as references in the research are: Abramo (2005), Andaló (2006) and Sofiati (2012). This dissertation contains three chapters, the first entitled: Youth in the Periphery of Manaus and the Pedagogy of Dom Bosco, the second: Pró Menor Dom Bosco in Manaus, and the third chapter: The Youth of Pró Menor Dom Bosco. The reports analyzed show that youth spirituality is not something static, but dynamic, adapting to the different phases of life and social contexts. This spirituality is directly aligned with the mission of Pró Menor Dom Bosco to educate young people not only for the job market, but for life in its entirety, as citizens committed to society and with a worldview based on love and respect for others. Pró Menor Dom Bosco influences the lives of young people in its entirety
Palavras-chave: Juventude
Pró menor Dom Bosco
Manaus
Salesianos
Youth
Pro menor Dom Bosco
Manaus
Salesians
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Teologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: SANTOS, Ronaldo Guimarães. Espiritualidade, juventudes e cidadania: o caso do Pró-Menor Dom Bosco de Manaus. 2025. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5174
Data de defesa: 11-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

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