???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5178
Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho dos professores na educação infantil de CMEI: uma leitura a partir da psicodinâmica do trabalho
Título(s) alternativo(s): The work of teachers in early childhood education at CMEI: a reading from the psychodynamics of work
Autor: Canuto, Luciana Garrido Silva Borges 
Primeiro orientador: Macêdo, Katia Barbosa
Primeiro membro da banca: Resende, Maria do Rosário
Segundo membro da banca: Lemes, Lila Maria Spadoni
Resumo: Ao longo dos anos, a organização do trabalho das professoras das Creches e Pré-escolas públicas tem passado por mudanças constantes de motivações políticas, trazendo implicações diretas ao trabalho das professoras que realizam um trabalho fundamental de educação e cuidados à primeira infância. Tais mudanças podem culminar em sofrimento e patologias do trabalho, fato que já tem chamado a atenção para demandas de saúde pública. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a organização do trabalho e a mobilização subjetiva das professoras que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a partir do relato de dez professoras que atuam nesses estabelecimentos de um importante município do estado de Goiás, ou seja, as condições e relações de trabalho, as vivências de prazer-sofrimento, as estratégias defensivas utilizadas pelas trabalhadoras para lidar com o seu sofrimento advindo do trabalho, bem como as patologias decorrentes. Trata-se de um Estudo de Caso de caráter descritivo e exploratório, fundamentado na Psicodinâmica do Trabalho (PDT). A coleta de informações é realizada através de entrevistas individuais com dez professoras do CMEI, sendo que as informações obtidas foram submetidas à Análise Clínica do Trabalho (ACT). Os resultados são apresentados na forma de três artigos. O primeiro, intitulado "O Trabalho de professores em creches: Uma revisão", tem como objetivo analisar as pesquisas nacionais sobre esse tema, publicados nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) entre maio de 2015 e maio de 2021. Os resultados indicam que as pesquisas sobre a organização do trabalho das professoras já chamam a atenção para a sofrimento das profissionais, considerando as mudanças constantes de sua organização de trabalho. Portanto, são pesquisas relevantes, envolvendo estudos principalmente sobre a Organização do Trabalho, a partir de diversas perspectivas, como a PDT, o Materialismo Histórico-Dialético e a Teoria das Representações Sociais (TRS), sendo que os achados são semelhantes, porém, a PDT se mostra relevante quanto ao encaminhamento das angústias. O segundo, cujo título é "A Precarização na Organização do Trabalho das professoras que atuam em creches", tem como objetivo analisar a organização do trabalho das professoras de Creches públicas, que atuam em um município do estado de Goiás. Os resultados apontam que as condições e relações de trabalho são precárias, e se manifestam por meio da grande sobrecarga e falta de reconhecimento. Há necessidade de intervenção imediata nas instituições para a melhoria das condições e relações de trabalho, evitando-se a possibilidade de adoecimento mental das professoras. O terceiro, denominado "Vivências das Professoras de Educação Infantil em relação a seu trabalho", tem como intuito analisar as vivências de prazer-sofrimento das professoras de Creches públicas que trabalham em CMEIs de um município de Goiás, em face da organização do trabalho. Os resultados demonstram que essas trabalhadoras vivenciam sobremodo o sofrimento, mas possuem prazer de trabalhar com crianças, pois sentem alegria de transformar as suas realidades por meio da educação. Há necessidade de intervenção imediata nesta instituição, diminuir a exposição ao sofrimento no trabalho, pois a exposição ao sofrimento já tem provocado o afastamento de profissionais devido às patologias da sobrecarga e da solidão advindas do trabalho. Nas considerações finais, fica evidente a necessidade de garantir melhores condições e relações de trabalho, por meio de gestores humanos, bem como garantir que tenham apoio necessário em sala de aula, com o quantitativo de crianças respeitado, presença dos auxiliares e de uma equipe de apoio multiprofissional, visando otimizar seu tempo de trabalho na dinâmica com as crianças pequenas que envolve educação, cuidados e brincadeiras, um fazer planejado, aliado a toda documentação pedagógica
Abstract: Over the years, the organization of the work of teachers in Public Nurseries and PreSchools has undergone constant changes due to political motivations, bringing direct implications to the work of teachers who carry out a fundamental work of education and care for early childhood. Such changes can culminate in suffering and pathologies at work, a fact that has already drawn attention to public health demands. Thus, the objective of this study is to analyze the organization of work and the subjective mobilization of teachers who work in Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEIs), based on the report of ten teachers who work in these establishments in an important municipality in the state of Goiás, that is, the working conditions and relationships, the pleasure-suffering experiences, the defensive strategies used by the workers to deal with their suffering arising from work, as well as the resulting pathologies. This is a descriptive and exploratory Case Study, based on the Psychodynamics of Work (PDT). The collection of information is carried out through individual interviews with ten CMEI teachers, and the information obtained was submitted to the Clinical Analysis of Work (ACT). The results are presented in the form of three articles. The first, entitled "The Work of Teachers in Daycare Centers: A Review", aims to analyze national research on this topic, published in the journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) between May 2015 and May 2021. The results indicate that research on teachers' work organization already draw attention to the suffering of professionals, considering the constant changes in their work organization. Therefore, they are relevant research, involving studies mainly on the Organization of Work, from different perspectives, such as the PDT, the Historical-Dialectic Materialism, and the Theory of Social Representations (TSR), and the findings are similar, however, the PDT is relevant regarding the referral of anxieties. The second, whose title is "The Precariousness in the Organization of Work of Teachers Who Work in Daycare Centers", aims to analyze the organization of work of teachers of public Daycare Centers, who work in a municipality in the state of Goiás. The results indicate that the working conditions and relationships are precarious and are manifested through great overload and lack of recognition. There is a need for immediate intervention in institutions to improve working conditions and relationships, avoiding the possibility of mental illness among teachers. The third, called "Experiences of Early Childhood Education Teachers in relation to their work", aims to analyze the pleasure-suffering experiences of public day care teachers who work in CMEIs in a municipality of Goiás, in view of the organization of work. The results show that these workers experience a lot of suffering, but they enjoy working with children, as they are happy to transform their realities through education. There is a need for immediate intervention in this institution, to reduce exposure to suffering at work, as exposure to suffering has already led to the removal of professionals due to the pathologies of overload and loneliness resulting from work. In the final considerations, it is evident the need to guarantee better working conditions and relationships, through human managers, as well as guaranteeing that they have the necessary support in the classroom, with the number of children respected, the presence of assistants and a team of multidisciplinary support, aiming to optimize their working time in the dynamics with young children that involves education, care and play, a planned activity, combined with all the pedagogical documentation
Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho
Professoras
Educação infantil
Work Psychodynamics
teachers
Child education
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: CANUTO, Luciana Garrido Silva Borges. O trabalho dos professores na educação infantil de CMEI: uma leitura a partir da psicodinâmica do trabalho. 2023. 195 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5178
Data de defesa: 16-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Garrido Silva Borges Canuto.pdfTexto completo1,78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.