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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/726
Tipo do documento: Tese
Título: O SABER DO JORNALISMO.
Autor: Andrade, Tatiana Carilly Oliveira 
Primeiro orientador: Ternes, José
Primeiro membro da banca: Temer, Ana Carolina Rocha Pessoa
Segundo membro da banca: Sugizaki, Eduardo
Terceiro membro da banca: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Quarto membro da banca: Brito Neto, Joãomar Carvalho de
Resumo: Esta tese se propôs a pensar o objeto saber jornalístico partindo da questão-problema O que é o saber do jornalismo? Objetivou-se analisar a constituição do saber jornalístico pela via metodológica do arquivo ou arqueologia - no sentido de verificar os possíveis discursos que constituíram o campo jornalístico desde o seu nascimento até hoje - e também da genealogia, na perspectiva de que o campo jornalístico constitui o seu saber e vice-versa. Por meio de um estudo bibliográfico das áreas filosófica e da comunicação-jornalismo, foi possível pensar o saber jornalístico à luz da episteme moderna, constituído pelos discursos histórico, tecnológico, acadêmico e do campo profissional. Assim, este trabalho abrange três capítulos. O primeiro analisa a constituição do saber jornalístico elencando algumas condições essenciais para o surgimento e desenvolvimento do jornalismo no mundo; também, discute a relação campo-poder-saber. Baseando-se na história das ideias, o segundo capítulo apresenta a constituição do campo jornalístico desde a comunicação oral aos webjornais - e dos cursos de graduação em Jornalismo no Brasil da implantação do primeiro curso, passando pelos currículos mínimos às Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas em 2013. O terceiro capítulo discute a influência da técnica-tecnologia na constituição do saber jornalístico, além da construção das teorias da comunicação e do jornalismo. Por fim, acena-se para a possibilidade de uma formação outra em jornalismo.
Abstract: This thesis discussed journalistic knowledge from the basic question: what is knowledge of journalism? The main purpose of this research was to analyze the structure of journalistic knowledge through methodological journalistic files or archaeology - in order to verify the possible discourses that constituted the journalistic field since its birth until today - and also of the genealogy, from the perspective that the journalistic field constitutes its knowledge and vice versa. By means of a through bibliographical review of the philosophical areas and communication-journalism, it was possible to analyze journalistic knowledge in the light of the modern episteme composed of historical, technological, academic, and professional-based discourses. This work is presented in three chapters. The first analyses the constitution of journalistic knowledge by pointing out essential conditions for the emergence and development of journalism in the world; it discusses also the relationship area-powerknowledge. Based on the history of ideas, the second chapter presents the establishment of the journalistic field - from oral communication to webjornais - and undergraduate courses in Journalism in Brazil - from the foundation of the first course, to the minimum national curricular guidelines adopted in 2013. The third chapter discusses the influence of the technique-technology in the constitution of journalistic knowledge, besides the establishment of journalistic theories of communication and journalism. Finally, it is discussed the possibility of alternative formation in journalism.
Palavras-chave: Jornalismo
Saber
Poder
Modernidade
Journalism
Knowledge
Power
Modernity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: ANDRADE, Tatiana Carilly Oliveira. O SABER DO JORNALISMO.. 2015. 140 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/726
Data de defesa: 18-Jun-2015
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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