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Tipo do documento: Tese
Título: VULNERABILIDADES E SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL NO BRASIL: GOIÁS EM ANÁLISE.
Autor: Oliveira, José Izecias de 
Primeiro orientador: Brzezinski, Iria
Primeiro membro da banca: Santos, Nivaldo dos
Segundo membro da banca: Santos, Pedro Sérgio dos
Terceiro membro da banca: Araújo, Denise Silva
Quarto membro da banca: Vieira, Jeferson de Castro
Quinto membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Resumo: O objeto da pesquisa é a desigualdade educacional no Brasil, analisado como medida de desenvolvimento humano, nos termos das componentes sociais e econômica aferidos pela longevidade, educação e renda. Adota-se o método do materialismo histórico e dialético, com vistas a apreender as contradições na construção social das desigualdades, após a Constituição Federal de 1988. A tese vincula-se à Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação da PUC Goiás, desenvolvida sob a abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com análise documental e estatística, com base nos três últimos censos sistematizados pelo consórcio PNUD, Ipea e FJP, publicados em 2012 e 2014. Escolhe-se a Unidade Federativa goiana, na investigação simultânea das espacialidades municipais e das Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH), que englobam as Regiões Metropolitanas de Goiânia e do Entorno do Distrito Federal. Os duodécimos extremos são estatisticamente utilizados para abarcar sínteses que envolvem 246 municípios e mais de 400 UDH, que projetam dimensões de Taxas de Desigualdade Educacional (TdE) e Percursos de Superação (PeS). A análise da realidade concreta brasileira desvela como desigualdade educacional de relevo, para a última década do século XX e a primeira do XXI, uma escolarização de apenas 55% dos trabalhadores concluintes do ensino fundamental. Demonstra-se uma transmudação dessa desigualdade em vulnerabilidades educação-renda, envolvendo coletivos sociais feitos desiguais, sacrificados pela pobreza e indigência de crianças, idosos, mães chefes de domicílios e trabalhadores sem mobilidade urbana. Desigualdades educacionais transformando-se em vulnerabilidades expõem uma refinada qualidade das desigualdades, não mais abstratas. Mostra-se que o movimento para a superação da realidade concreta passa pela repolitização do Estado, a partir dos coletivos populares, construindo uma nova relação que supere o plano abstrato para dar lugar ao concreto.
Abstract: The object of the research is the educational inequality in Brazil, analyzed as human development measure in terms of social and economic components measured by longevity, education and income. It adopts the method of historical and dialectical materialism, in order to size the contradictions in the social construction of the inequalities, after the Federal Constitution of 1988. The thesis is linked to the research line: State, Educational institutions of the Program of Post-Graduation of PUC, Goiás, developed under the qualitative approach, of explanatory aspect, with documentary and statistical analyses, based on the last three censuses systematized by the consortiums UNDP, Ipea and FJP, published in 2012 and 2014. It chooses the Federative Unit of Goiás, in the simultaneous investigation of municipal spatiality and Human Development Units (HDU), which include the metropolitan areas of Goiânia and surrounding Federal District. The extreme twelfths are statistically used to encompass syntheses involving 246 municipalities and more than 400 HDU, which design dimensions of Educational Inequality rates (EIR) and Routes of Overcoming (RO). The analysis of the Brazilian concrete reality reveals how educational inequality of relief, for the last decade of the 20th century and first of the 21st, one schooling of only 55% of the graduating students from primary education. It demonstrates is a transmutation of this inequality in vulnerabilities education-income, involving social collective made unequal, sacrificed by poverty and indigence of children, elderly, mothers responsible for their homes, and workers without urban mobility. Education inequalities changing in vulnerabilities expose a refined quality of inequalities, not abstract. It is shown that the movement for overcoming the concrete reality passes by re-politicization of the State, from the popular collectives, constructing a new relation that overcomes the abstract plan to give way to the concrete.
Palavras-chave: Desigualdade educacional
Unidades de Desenvolvimento Humano
Políticas públicas e escolaridade adulta
Vulnerabilidades educacionais
Percurso de superação
Repolitização do Estado
Educational Inequality
Human Development Units
Public Policies and adult education
educational Vulnerabilities
Route of overcoming
Re-politicization of the State
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Citação: OLIVEIRA, José Izecias de. VULNERABILIDADES E SUPERAÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL NO BRASIL: GOIÁS EM ANÁLISE.. 2015. 245 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/727
Data de defesa: 29-Mai-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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