Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/739
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS: A Trajetória Histórica do Câmpus Goiânia. |
Autor: | Manso, Edison de Almeida |
Primeiro orientador: | Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes |
Primeiro membro da banca: | Baldino, José Maria |
Segundo membro da banca: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
Terceiro membro da banca: | Pimenta, Adelino Candido |
Quarto membro da banca: | Mendonça, Roberlam Gonçalves de |
Resumo: | O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) tem uma trajetória que se inicia em 1909 na cidade de Goyaz, com o nome de Escola de Aprendizes Artífices, marcada por mudanças históricas até o ano de 2008, quando passou a ser denominada de Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, permanecendo como tal até a atualidade. Esta pesquisa teve como objetivo levantar o histórico dessa trajetória fazendo uma observação a respeito do significado dessas transformações, abordando a questão do corpo discente e docente bem como as principais implicações de cada etapa da instituição ao longo desse período. Na realidade, é uma viagem que começa em Goiás, e depois, seu foco é Goiânia com a Escola Técnica de Goiânia em 1943, mais tarde como Escola Técnica Federal de Goiás em 1959. Em 2008, surge como Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás CEFET-GO e, finalmente, em 2008 uma transformação para Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás IFG. O câmpus Goiânia, nessa última fase, se constitui no suporte necessário para a expansão da Instituição, viabilizando a criação de todo o complexo que engloba 14 câmpus e que se denomina IFG. As principais características docentes e discentes desse período fazem parte dessa pesquisa, assim como o depoimento de alguns diretores que fizeram parte da história do câmpus Goiânia e que ajudaram a configurar o mesmo como uma instituição de referência como sendo pública, gratuita e de qualidade. |
Abstract: | The Campus Goiania Federal Institute of Goiás (IFG) has a trajectory that begins in 1909 in the city of Goyaz, with the name of School for Craftsmen, marked by historical changes until 2008, when it was renamed Institute Federal Education Science and Technology and remained as such until today. This research aimed to raise the history of this track making an observation about the meaning of these transformations, focusing mainly in student and professors as well as the main implications of each step of the institution during this period. In fact, it is a journey that begins in Goiás and after having your goal in Goiania Technical School in 1943, later as Federal Technical School of Goiás in 1959. In 2008, comes as the Federal Center of Technological Education of Goiás - CEFET-GO and finally in 2008 the last transformation to Federal Institute of Education, Science and Technology Goiás - IFG. Goiânia campus in this this last stage constituted the necessary support for the expansion of the institution, enabling the creation of the entire complex which includes 14 campuses and is called IFG. The main teachers and students characteristics of this period are part of this research, as well as the testimony of some directors who were part of the history of the campus Goiânia and helped set up the same as a reference institution as public, free and quality. |
Palavras-chave: | Histórico do IFG Escola de Aprendizes Artífices Escola Técnica de Goiânia Escola Técnica Federal de Goiás curso técnico integrado de nível médio cursos de tecnólogos do CEFET-GO linha histórica IFG s History School for Craftsmen and Aprenttices Goiânia s Technical School Federal Technical School of Goiás Integrated technical course of medium level CEFET-GO s Technologists courses and historical line |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
Citação: | MANSO, Edison de Almeida. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS: A Trajetória Histórica do Câmpus Goiânia.. 2016. 355 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/739 |
Data de defesa: | 26-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDISON DE ALMEIDA MANSO.pdf | 11,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.