Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/743
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES |
Autor: | Moura, Juçara Gomes de |
Primeiro orientador: | Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira |
Primeiro membro da banca: | Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca |
Segundo membro da banca: | Araújo, Denise Silva |
Terceiro membro da banca: | Zanata, Beatriz Aparecida |
Quarto membro da banca: | Rossi, Maria Aparecida Lopes |
Resumo: | Considerando os debates em torno da proposição de um novo curso de Pedagogia no final da década de 1970 e início da década de 1980, em Goiás, este trabalho teve como objetivo analisar a prática de ensino da leitura e da escrita de uma egressa do curso de Pedagogia a fim de identificar contribuições e limites da formação oferecida. Buscou-se fundamentação teórica em Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni e Vázquéz, entre outros autores. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se por meio de pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se por meio de observações em sala de aula, entrevista semi-estruturada, análise de documentos. O resultado da pesquisa realça a complexidade do problema do ensino da leitura e da escrita, descreve o movimento dialético na história da formação e atuação da egressa e aponta algumas contradições que demarcam a sua prática pedagógica. |
Abstract: | Considering the debates around the proposition of a new pedagogy course in the late 1970 s and early 1980 s in Goiás, the present thesis aims at analysing the practice of a former Pedagogy student at teaching reading and writing, in order to identify possible contributions and limitations of the training offered. The theoretical foundation of the thesis is on Freire, Kleiman, Marcuschi, Marx, Mézáros, Saviani, Soares, Tifouni and Vasquéz, among others. The research was guided by the qualitative approach and held through field research. Data collection was done by means of class observations, semistructured interview and analysis of documents. The result highlights the complexity of the problem of the teaching of reading and writing, it describes the dialectical movement in the study, training and teaching history of the former student and points out a few contradictions printed in her teaching practice. |
Palavras-chave: | Curso de pedagogia Formação do pedagogo Prática pedagógica Ensino da leitura e escrita Pedagogy course Teacher training Teaching practice Teaching of reading and writing |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Stricto Sensu - Doutorado em Educação |
Citação: | MOURA, Juçara Gomes de. A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA ANÁLISE DAS CONTRADIÇÕES. 2011. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/743 |
Data de defesa: | 26-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JUCARA GOMES DE MOURA.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.