Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrasileiro, Marislei de Sousa Espíndula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130476884756878por
dc.contributor.advisor1Moreira, Alberto da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5558732005019202por
dc.contributor.referee1Pinto, Raimundo Nonato Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6270506015144061por
dc.contributor.referee2Ternes, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9por
dc.contributor.referee3Souza, Marta Rovery de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783833P0por
dc.contributor.referee4Teixeira, Raquel Figueiredo Alessandri-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404700912680274por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:46:26Z-
dc.date.available2013-10-17-
dc.date.issued2010-05-10-
dc.identifier.citationBRASILEIRO, Marislei de Sousa Espíndula. Religious teaching in school: the role of the Science of Religions.. 2010. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/753-
dc.description.resumoNeste estudo tem-se por objetivos analisar o ensino religioso e defender o papel das Ciências das Religiões nesse processo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com análises integrativa, sistematizada e quanti-qualitativa de publicações científicas elaboradas entre 1978 e 2009. Os resultados apontaram 207 pesquisas disponibilizadas, em sua maioria, no sítio do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, intensificadas nos últimos dez anos em instituições das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A análise das publicações permitiu identificar três grupos de estudos que discutem o ensino religioso: uma minoria que discorda do ensino religioso na escola; um grupo que se diz satisfeito com a situação atual e um grupo maior defensor de mudanças na legislação, na formação dos professores, no currículo e na didática do ensino religioso. O estudo revelou um ensino religioso interdisciplinar e transdisciplinar, que se apresenta como uma disciplina que colabora com outras ciências, o que justifica a necessidade de compreender o ensino religioso por meio dos constructos teórico-filosóficos/sociológicos das religiões. Os autores concordam que o ensino religioso é necessário e que se deve incluir as diferenças entre as religiões. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo analisou o papel das Ciências das Religiões como uma alternativa para o ensino religioso, levando-se em consideração os princípios da cientificidade, da integralidade, da supraconfessionalidade, da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade, da subjetividade, da contextualidade, da refutabilidade e da flexibilidade. Ante o ensino religioso atual, as Ciências das Religiões podem contribuir de forma neutra e sem comparar as religiões entre si. Conclui-se, com este estudo, que nos últimos trinta anos muito se publicou sobre ensino religioso, no entanto, existe a necessidade de uma formação docente voltada para o ensino religioso brasileiro, levando em consideração toda a sua complexidade por meio das Ciências das Religiões.por
dc.description.abstractThis study has been to analyze the religious teaching and defending the role of the Science of Religions in the process. To this end, we carried out a literature search, analyzes integrative, systematic and quantitative and qualitative study of scientific publications produced between 1978 and 2009. The results showed 207 studies available, most of them on the website of the Permanent National Forum of Religious Teaching, intensified in the last ten years in the institutions of the Southeast and Southern Brazil. The analysis of publications identified three groups of studies that discuss religious education: a minority that disagrees with the religious education at school, a group that says satisfied with the current situation and a larger group advocate changes in legislation, training of teachers in curriculum and teaching of religious education. The study revealed a higher religious and inter-disciplinary, which is presented as a discipline that collaborates with other sciences, which justifies the need to understand the religious education through the constructs theoretical-philosophical/sociological religions. The authors agree that religious teaching is necessary and should include the differences among religions. Within this perspective, this study examined the role of the Science of Religions as an alternative to religious education, taking into account the principles of scientific, integrality, supraconfessional, interdisciplinary, transdisciplinary, subjectivity, contextuality, of falsification and flexibility. Faced with the current religious teaching, the Science of Religions can play a neutral and without comparing religions together. In conclusion, this study, that the last thirty years much has been published on religious education, however, there is a need for teacher education to the Brazilian religious education, taking into account all its complexity by means of Sciences of Religions.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARISLEI DE SOUSA ESPINDULA BRASILEIRO.pdf: 1207405 bytes, checksum: f3042340a5c9e79eb2b9ce64a39e5dcc (MD5) Previous issue date: 2010-05-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3353/MARISLEI%20DE%20SOUSA%20ESPINDULA%20BRASILEIRO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectCiências das Religiõespor
dc.subjectReligious Teachingeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReligioneng
dc.subjectScience of Religionseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: O PAPEL DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES.por
dc.title.alternativeReligious teaching in school: the role of the Science of Religions.eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARISLEI DE SOUSA ESPINDULA BRASILEIRO.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.