Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/772
Tipo do documento: Tese
Título: POSSIBILIDADES DE CONHECER A DEUS: A CONSCIÊNCIA EXISTENCIAL SARTREANA E A SAPIENCIAL COELETIANA.
Título(s) alternativo(s): The possibilities of knowing God: the existential conscience of Sartre and the wisdom discourses of the Ecclesiastes.
Autor: Quinteiro, José Reinaldo de Araújo 
Primeiro orientador: Silva, Valmor da
Primeiro membro da banca: Ferreira, Joel Antônio
Segundo membro da banca: Reimer, Haroldo
Terceiro membro da banca: Cavalcanti, Carlos André Macêdo
Quarto membro da banca: Duarte, Samuel de Jesus
Resumo: Esta tese visa articular o existencialismo sartreano em interface com o pensamento bíblico do Eclesiastes; em seu cerne se discute a possibilidade de o homem conhecer a Deus. O primeiro capítulo explora o pensamento de Sartre com base nos textos filosóficos de 1943 a 1946. Em concomitância com as teorias de Feuerbach, Marx, Nietzsche e Freud e com os principais conceitos da fenomenologia em Husserl se sinaliza a relação Deus, homem e consciência. Nesse intento se constrói um conceito de consciência existencial em Sartre em que aponte o ser, Deus, em sua essência, jamais em existência. A proposta é defender o fenômeno Deus sob um pensar ateu e como o homem O percebe de forma diversificada no mundo. O segundo capítulo se ocupa do Eclesiastes, também chamado de Coélet, referenciado no pensamento de Sartre, subsidiado por biblistas e comentadores que se concentram na relação homem, Deus e mundo, como Ravasi (1993) e Vílchez Líndez (1999). Expõem- se as questões sobre o livro do Eclesiastes, desde a sua autoria à canonicidade e os seus modos de se relacionar com o ser de Deus no mundo; ser este que sempre se manifesta ao homem por iniciativa do próprio homem. O terceiro capítulo se desenvolve ao encontro entre as duas literaturas filosóficas e bíblicas; esforços são concentrados em prol da reconstrução conceitual dos temas que dizem respeito ao mundo da vida do homem. Deus é considerado um fenômeno à consciência do homem; esta discussão só é possível quando se promovem diálogos entre Sartre e Coélet sem enquadrá-los em determinismos epistemológicos, mas sim em posturas fenomenológicas. É visto, portanto, que é o homem quem escolhe como existenciar ou sapienciar o fenômeno perceptível no mundo; esta escolha se dá mediante o lançar da própria consciência no mundo. Ver-se-á que os argumentos são construídos para a defesa da hipótese de que só o homem é quem decide conhecer a Deus, porque é quem O nomeia à maneira de usufruí-Lo em meio às situações da existência, e em porção. O homem é o único ser em existência capaz de conhecer a Deus, o ser em essência.
Abstract: This thesis hopes to articulate the Existentialism of Sartre in interface with the biblical thought of Ecclesiastes; in essence the possibility of Man s knowledge of God is discussed. The first chapter explores Sartre s thoughts based on his philosophical works written between 1943 and 1946. In concomitance with the theories of Feuerbach, Marx, Nietzsche, Freud and the principal phenomenological concepts of Husserl, the relationship between God, man and conscience is signalized. In that attempt, a concept of the existential conscience in Sartre is constructed that points to God s being in essence, but never in existence. The proposal is a defense of God s phenomenon in atheistic thought and how man perceives him in a different way in the world. The second chapter treats Ecclesiastes, also called Qohelet, as referred to in Sartre s thought and subsidized by Biblicists and commentators that concentrate on the study of man, God and world like Ravasi (1993) and Vílchez Líndez (1999). Questions concerning the book of Ecclesiastes from authorship, canonicity, and its ways of relating to God being in the world, a being that always manifests himself to man and through man s own initiative, are expounded. The third chapter is developed between two literatures, philosophical and biblical; efforts are concentrated in favor of a conceptual reconstruction of themes that refer to man s way of life. God is considered a phenomenon relating to Man s conscience; this discussion is only possible when dialogue is promoted between Sartre and Qohelet without limiting them to epistemological determinisms, but, rather, to phenomenological stances. It can, therefore, be concluded that it is man who chooses how to exist or how to make wise the phenomenon that is perceivable in the world; this choice is given through one s proper perception of the world. It is foreseen that arguments will be constructed for the defense of the hypothesis that only man can decide to know God because it is he who names God in order to hold him in usufruct in the midst of existential situations and in portion. Man is the only being in existence capable of knowing God, the being of essence.
Palavras-chave: ser
Deus
consciência
Sartre
Coélet
being
God
conscience
Sartre
Qohelet
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religião
Citação: QUINTEIRO, José Reinaldo de Araújo. The possibilities of knowing God: the existential conscience of Sartre and the wisdom discourses of the Ecclesiastes.. 2014. 218 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/772
Data de defesa: 14-Nov-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE REINALDO DE ARAUJO QUINTEIRO.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.