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dc.creatorGarcia, Célio de Pádua-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735578U8por
dc.contributor.advisor1Cezne, Irene Dias de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2por
dc.contributor.referee1Ecco, Clóvis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712por
dc.contributor.referee2Moraes, ângela Teixeira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5759623883813822por
dc.contributor.referee3Sofiati, Flávio Munhoz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7078667432523349por
dc.contributor.referee4Cury, Mauro José Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036274629842904por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:46:33Z-
dc.date.available2015-10-20-
dc.date.issued2015-06-29-
dc.identifier.citationGARCIA, Célio de Pádua. In the land of syncretism: appropriations and african- Brazilian reinterpretation in the Universal Church of the Kingdom of God.. 2015. 191 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/775-
dc.description.resumoA presente tese tem como objetivo geral analisar e compreender as influências socioculturais e religiosas provenientes das religiões de matrizes africanas sobre a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Nos últimos anos, têm-se observado importantes mudanças ritualísticas no âmbito neopentecostal, em específico, na Igreja Universal do Reino de Deus, que passou a utilizar elementos originários de religiões afro-brasileiras em seus rituais. Pesquisas bibliográficas, documentais, enunciados impressos (folhetos) pregações de abrangência regional e nacional, e trechos do livro Orixás, Caboclos & Guias, Deuses ou Demônios? , foram analisados com foco em destacar a utilização de elementos advindos de religiões africanas, sua apropriação e ressignificação pela IURD. A pesquisa mostrou que, de forma antagônica, ao mesmo tempo em que a IURD se utiliza de tais elementos, combate veementemente os adeptos de religiões afro-brasileiras e mediúnicas. Esse processo ocorre de forma hostil e dentre as correntes doutrinárias desencadeantes de tal processo pode-se enfatizar a Guerra espiritual contra o diabo, que tem se apresentado como uma fonte de intolerância religiosa contra religiões afrobrasileiras. Além de apropriar-se de tais elementos, a IURD passa a atribuir-lhes novos significados. Desencadeia-se, assim, um novo processo sincrético, estimulado por discursos religiosos. Por meio das concepções teóricas de Foucault, procedeuse uma análise do discurso e constatou-se a presença de elementos discursivos que estimulam entraves nas relações com determinados grupos religiosos, evidenciandose umbandistas e candomblecistas. Entrementes, para fortalecer seus discursos, criando um ponto de contato com a crença popular brasileira, a IURD passa a utilizar-se de termos, elementos, rituais e expressões encontradas nas religiões de matrizes africanas. Ao atribuir novos significados aos elementos religiosos, a IURD tem contribuído para reposicionar a identidade negra dentro da própria IURD, enquanto busca deturpar a identidade negra nas religiões de matriz afro-descentes, ao atribuir-lhes aspectos negativos relacionando-as com o diabo, estabelece, dessa forma, certo clima de intolerância religiosa entre a IURD e as religiões de matrizes afrodescendentes. A utilização dos elementos da religião tida como oposta e a ressignificação desses elementos passam a configurar um novo processo sincrético religioso.por
dc.description.abstractThe present study (thesis) has as main objective to analyze and understand the socio-cultural and religious influences arising from religions of African heritage on the Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Over recent years it has been observed significant changes in the Pentecostal ritualistic context, and specifically, Igreja Universal do Reino de Deus, which began to use elements originating from African- Brazilian religions in its rites. By means of bibliographical, documentary and case study research, printed statements (flyers), regional and national coverage preaching and also excerpts from the book Orixás, Caboclos & Guias, Deuses ou Demônios? were analyzed with a focus on highlighting the use of elements from African religions, its appropriation and redefinition. This research has shown that antagonistically, at the same time that such items are used, they are also fought vehemently by supporters of African-Brazilian and mediunical religions. The process takes place in a hostile manner and among the doctrinal currents precipitating such a procedure it can be stress the spiritual war against the devil, which has emerged as a source of religious intolerance against African-Brazilian religions. It so happens that the IURD, beyond taking ownership of such elements, assign to them new meanings. Breaks out, thus, a new syncretic process that is stimulated by the religious nature of the discourses. Through the theoretical conceptions that come from Foucault efforts, an analysis of the discourses was arranged and have been noted that they stimulate spiritual barriers especially against Umbanda and Candomblé adherents. Meanwhile, to strengthen its discourses, IURD started to use up terms, elements, rites and expressions stemming religions of African heritage with the purpose of creating a point of contact with Brazilian popular belief. Allocating new meanings to religious elements, IURD has contributed to the repositioning of the black identity among its believers; but, at once, it seems that it also seeks to distort this same black identity in the religions of African-matrix, attributing to them negative facets, relating them to the devil, setting thus certain climate of religious intolerance between IURD and religions of African- matrices. It may be seen that the use of elements of the religion regarded as opposite and the redefinition of its major elements of identity is setting up a new syncretic process in the field of Brazilian religions.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:46:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CELIO DE PADUA GARCIA.pdf: 5178433 bytes, checksum: 99427d82cf6813da9342c6092a5f1b24 (MD5) Previous issue date: 2015-06-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3553/CELIO%20DE%20PADUA%20GARCIA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNeopentecostalismopor
dc.subjectIURDpor
dc.subjectreligiões de matrizes africanaspor
dc.subjectsincretismo religiosopor
dc.subjectdiscurso religiosopor
dc.subjectNeo-Pentecostalismeng
dc.subjectIURDeng
dc.subjectAfrican-matrix Religionseng
dc.subjectReligious syncretismeng
dc.subjectreligious Discourseeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.titleEM TERRAS DE SINCRETISMOS: apropriações e ressignificações afro-brasileiras na Igreja Universal do Reino de Deus.por
dc.title.alternativeIn the land of syncretism: appropriations and african- Brazilian reinterpretation in the Universal Church of the Kingdom of God.eng
dc.typeTesepor
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