Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/776
Tipo do documento: Tese
Título: LEITURA E LITERATURA: as crenças religiosas que navegam pelo olhar do aluno-leitor do terceiro ano do Ensino Médio nas obras literárias.
Título(s) alternativo(s): Reading and literature: religious beliefs sailing through the eyes of the student-player of the 3rd year of high school in literary works.
Autor: Catarino, Elisângela Maura 
Primeiro orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
Primeiro membro da banca: Pinto, Raimundo Nonato Leite
Segundo membro da banca: Passos, Paulo Rogério Rodrigues
Terceiro membro da banca: Cavalcanti, Carlos André Macêdo
Quarto membro da banca: Leite, Maria das Graças Simão Dias
Resumo: Esta tese de doutorado buscou articular leitura, literatura e crenças religiosas partindo da hipótese levantada de que as crenças podem participar e contribuir para a formação do leitor. É sabido que a falta do hábito da leitura tem prejudicado os alunos em diferentes aspectos, desde seu desempenho escolar até a sua qualificação para a vida profissional. Partindo desse pressuposto, nasceu a necessidade de pesquisa sobre o tema. Levando em consideração que os alunos trazem consigo diferentes experiências de suas crenças, nossa hipótese foi que elas podem contribuir para a formação plena desses sujeitos. O método da pesquisa valorizou o estudo de campo com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Professora Lourdes de Oliveira Sampaio, em Luziânia, Goiás. Para a análise, esta obra está dividida em três capítulos, além da Introdução e Considerações Finais. O primeiro versa sobre o papel da escola, da escrita no âmbito social, construção do leitor e de seu senso crítico, buscando uma relação com o viés da crença religiosa na formação do leitor para a cidadania. O segundo capítulo apresenta a análise dos resultados encontrados na pesquisa, partindo da identificação do perfil social dos sujeitos, da tabulação dos dados em relação à religiosidade, crenças religiosas e tipos de leituras enquanto fator motivador dos leitores. No terceiro, faz-se uma reflexão sobre os aspectos da crença religiosa a partir da análise do texto de alguns autores da literatura brasileira, apontando possibilidades de elementos motivadores para formação de leitores críticos e, consequentemente, também para a formação da cidadania.
Abstract: This doctoral thesis sought to organize reading, literature and religious beliefs starting from the hypothesis that beliefs can participate and contribute to the readers training. It is known that the lack of reading habits has harmed students in different aspects, from their school performance to their qualification for working life. Based on this assumption, we noticed the need for researching this theme. Considering that the students bring with them different experiences of their beliefs, they can contribute with the total formation of the individuals. The method of the study was the field research with students of the 3rd year of high school in the State School Professora Lourdes de Oliveira Sampaio, in Luziânia, Goiás, Brazil. For the analysis, this work was divided into three chapters. The first one deals with the role of schools, writing in the social, readers construction and its critical sense, seeking a relationship with their religious beliefs in the formation of the reader for citizenship. The second chapter presents the analysis of the results found in the search, based on the identification of the social profile of the subjects, the tabulation of the data in relation to religion, religious beliefs, types of readings while motivating factor from readers. In the third, we present an analysis of aspects of religious beliefs from the text analysis of some authors of Brazilian literature, pointing out possibilities of motivating factors for formation of critical readers and hence to the formation of citizenship.
Palavras-chave: Leitura
Literatura
Crenças Religiosas
Reading
Literature
Religious Beliefs
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Stricto Sensu - Doutorado em Ciências da Religião
Citação: CATARINO, Elisângela Maura. Reading and literature: religious beliefs sailing through the eyes of the student-player of the 3rd year of high school in literary works.. 2015. 124 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/776
Data de defesa: 7-Jun-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELISANGELA MAURA CATARINO.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.