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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Norma Moreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1667345650364888por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Joel Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700383Z6por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:49:01Z-
dc.date.available2007-11-19-
dc.date.issued2006-02-22-
dc.identifier.citationMORAIS, Norma Moreira de. Repensando os messianismos de Canudos e Juazeiro. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/946-
dc.description.resumoMovimentos sociais messiânicos acabam sempre destruídos pelas forças das sociedades envolvente e dominadora. O Messianismo sempre pode recomeçar como aconteceu com Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, Ceará, ou pode extinguir-se como ocorreu com Antônio conselheiro em Canudos, no sertão baiano. A cidade de Canudos sucumbiu porque enfrentou o poder hegemônico. A questão analisada é: porque alguns messianismos/milenarismos ainda subsistem e outros foram massacrados? O fator anomia aparece em todos eles. Outro fato é que esses Messias exercem uma chefia sagrada e profana em seus redutos. Ambos tinham e têm seu imaginário impregnado pela religiosidade do catolicismo popular. A teoria psicossociológica vem sobremaneira corroborar para explicar os fenômenos. Outra questão levantada: os fatos ocorridos com os dois messianismos estudados foram mais circunstanciais, por causa das privações de bens causadas pelas crises econômicas, devido ao choque intercultural do povo nordestino advindo da proclamação da República em 1889.por
dc.description.abstractThe dominant society forces have always destroyed the messianic social movements. The messianism almost ever originates the same way as priest Cícero in Juazeiro do Norte, Ceará did or even be extinguished as it happened to Antônio Conselheiro in Bahia. The massacre of Canudos movement is directly related to clash with current dominant society. Why some messianic/millennialism movements can subsist while others were massacred was the issue in this analysis. It can be recognized that anomie (sociology subject) has participated in both evaluated circumstances. Furthermore, these messiahs could practice both sacred and profane leadership in their follower groups. Thus, it was possible to report that Northeast Brazilian people s imaginary has been influencing by popular Catholicism religiosity. Phenomena like these can be explained by the psycho-sociological theory. It is important to notice that both events studied here were circumstantial because they would be related to the privation of possessions, economical crises and the intercultural clash that occurred especially after Republic proclamation in 1889.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:49:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NORMA MOREIRA DE MORAIS.pdf: 457871 bytes, checksum: eef721a2f0b1830b6f07ed9f0763dd65 (MD5) Previous issue date: 2006-02-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4096/NORMA%20MOREIRA%20DE%20MORAIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Filosofia e Teologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMessianismopor
dc.subjectCanudospor
dc.subjectSagradopor
dc.subjectProfanopor
dc.subjectLeitura psicossociológicapor
dc.subjectMessianismeng
dc.subjectSacred and profane and psycho-sociologicaleng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleRepensando os messianismos de Canudos e Juazeiropor
dc.title.alternativeReading the messianism of Canudos and Juazeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
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