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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/994
Tipo do documento: Dissertação
Título: RELIGIÃO E MODERNIDADE VISTA DO CAMPO DA FEIRA HIPPIE EM GOIÂNIA
Título(s) alternativo(s): Religion and Modernity in Hippie Open Market of Goiânia.
Autor: Martins, Carmen da Silva 
Primeiro orientador: Lemos, Carolina Teles
Primeiro membro da banca: Reimer, Haroldo
Segundo membro da banca: Souza, Sandra Duarte de
Resumo: O capitalismo promove, hoje, um mundo global e uma cultura homogeneizada para obter mais lucro. Para tanto, transforma as condições de vida e de trabalho de milhares de pessoas. Tal processo também acontece em Goiânia, observável pelo crescimento do desemprego, na medida em que são fechados postos de trabalho no comércio e na indústria. O dispensado vê-se, então, às voltas com um mundo desestruturado e não encontra respostas explicativas nas instituições tradicionais produtoras de sentido. Um segmento desses dispensados compõe o grupo de feirantes ora pesquisados. Estes ao buscar explicações para suas situações financeiras e de fé abalada, encontra no mercado de bens simbólicos religiões que lhe prometem soluções. Transitam sem constrangimento, tornam-se andarilhos entre esses sistemas. Fazem sua escolha, de forma subjetiva e individualizada, por um modelo que se encaixe em seus interesses. Com raras exceções, o que põem em cheque são os sistemas de sentido, não a sua fé em Deus. Mesmo na precariedade do dia a dia, o temor a Deus permanece, mantendo consigo a histórica força de sentido que o feirante tanto necessita.
Abstract: Capitalism, nowadays, promotes a global world and a homogenized culture to obtain more profit. It changes the conditions of thousand people lifes and works to reach its objectives. Such process is also happening in Goiânia, what can be noticed by the increase of unemployment, while some commercial and industrial jobs get extinct. So, the recent unemployed person finds himself / herself in a world without structure and he / she cannot find answers in the tradicional sence producer instituions. Some of these recent unemployed people are the group of the researched open marketing workers . When they search explanations for the shaking of their financial and faith situations, they discover, in the symbolic wealth market , religions that promess them solutions. They do not transit uncomfortably, they become walkers among these systems. They make their choices, in a subjective and individualized way, for a model that fits in his interests. Even though there are few exceptions, they question the sense system , but not their faith in God. They still fear Him, keeping with them the historical sense strengh the open marketing workers need so much, even in the day-by-day precariousness.
Palavras-chave: religião
trabalho
Goiânia
sociologia da religião
religion
work
Goiânia
sociology of the religion
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Ciências da Religião
Citação: MARTINS, Carmen da Silva. Religion and Modernity in Hippie Open Market of Goiânia.. 2002. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/994
Data de defesa: 25-Mar-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

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