Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Kátia Pereira Coelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3292202180307539por
dc.contributor.advisor1Afonso, Lúcia Helena Rincón-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8por
dc.contributor.referee1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0por
dc.contributor.referee2Jonas, Eline-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792596D4por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:55Z-
dc.date.available2007-11-20-
dc.date.issued2007-07-27-
dc.identifier.citationCAMARGO, Kátia Pereira Coelho. RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NA REGIONAL DE PALMEIRAS DE GOIÁS E SUA REPERCUSSÃO NO MUNDO DO TRABALHO. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1179-
dc.description.resumoA partir do surgimento da classe trabalhadora, forma-se uma nova sociedade, que tem como característica uma nova maneira de organização do trabalho a qual explora o homem. Esta nova organização política e econômica causou também uma reestruturação da categoria de professores, tendo reflexos negativos na política de sua formação, bem como na desvalorização do profissional da educação que acabou por se proletarizar de forma acrítica, principalmente após a feminilização do magistério. Diante desta realidade, após a década de 1970, inicia-se uma mudança na postura dos sindicatos e dos sindicalizados, é nítido o enfraquecimento e o não engajamento dos trabalhadores e suas categorias no processo de luta contra o capital avassalador, percebe-se o poder da ideologia dominando o pensamento e as ações dos assalariados. Mediante esta situação, observa-se que as mulheres professoras além de não se engajarem nas lutas sindicais, também não estão à frente dos postos de poder, alienando-se dos interesses de sua classe. A dominação do capital é de tamanha grandeza que a categoria de professores não conseguiu mudar esta realidade, pois é uma das categorias que mais sofre pressão dos poderes dominantes, principalmente por serem a maioria mulheres, que vem de uma luta pouco valorizada pela sociedade machista, e que não dão oportunidades verdadeiras de transformação desta sociedade. Há uma dominação explícita nas relações de gênero, no qual o trabalho da mulher é visto como prolongamento das atividades domésticas e não como função de emancipação, é predeterminado aos gêneros papel social de acordo com suas habilidades . No interior goiano, mais especificamente na Regional de Palmeiras de Goiás, tais desigualdades são mais acentuadas devido às exigências da sociedade patriarcal serem evidentes e presentes ainda hoje. Estas características induzem mais ainda as desigualdades sociais, o não engajamento da classe de professores/as nas lutas sindicais, a aceitação de uma realidade machista e principalmente a perpetuação destas posturas na sociedade do século XXI. Este campo teórico está entrelaçado com as questões sociais, uma vez que têm grande amplitude e interesse nas relações sociais de gênero.por
dc.description.abstractStarting from the appearance of the working class, a new society is formed, which has as characteristic a new way of work organization to explore the men. This new political and economical organization also caused a restructuring of the teachers' category, tending negative reflexes in the politics of graduation, as well as in the education professional s depreciation that came to proletarian in an uncritical way, mostly after the female tendency for teaching. Due to this reality, after the decade of 1970, a change begins in the posture of the unions and their members, it is clear the weakness and the workers' non engagement at their categories in the fight process against the overpowering capital, it is noticed the power of the ideology dominating the thought and the wage earners' actions. By this situation, it has been noticed that the women teachers besides if they do not engage in the union fights, they are not also leading the positions of power, being alienated to the interests of their class. The pro capital dominance is of such greatness that the teachers' category did not get to change this reality, because it is one of the categories that more suffer pressure, from the dominant powers. Mainly because most of them are women, that come from a fight little valued by the macho society, that do not give true opportunities of transformation for this society. There is an explicit dominance in the gender relationships, in which the women's work is seen as prolongation of the domestic activities and not as emancipation function, it is predetermined by the social role in agreement with their abilities. In the goiano country, more specifically in the Regional of Palmeiras de Goiás, such inequalities are more accentuated due to the demands of the patriarchal society are evidenced and present until today. These characteristics induce the social inequalities, the non-engagement of the teachers as class in the union fights, the acceptance of a macho reality and mainly the perpetuation of these postures in the society of the XXI century. This theorical field is interlaced to the social subjects, once they have great amplitude and interest in the social relationships of gender.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Katia Pereira Coelho Camargo.pdf: 567260 bytes, checksum: 915ee6786470b442a2a5f7add79448b4 (MD5) Previous issue date: 2007-07-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4547/Katia%20Pereira%20Coelho%20Camargo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgênero, conscientizaçãopor
dc.subjectsindicalismopor
dc.subjecttrabalhopor
dc.subjectPalmeiras de Goiáspor
dc.subjectmulher / professorapor
dc.subjectgendereng
dc.subjectunderstandingeng
dc.subjectsyndicalismeng
dc.subjectworkeng
dc.subjectPalmeiras de Goiáseng
dc.subjectwoman/teachereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NA REGIONAL DE PALMEIRAS DE GOIÁS E SUA REPERCUSSÃO NO MUNDO DO TRABALHOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katia Pereira Coelho Camargo.pdf553,96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.