Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/2829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Adriane Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716104855160554por
dc.contributor.advisor1Moysés, Aristides-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338712409166113por
dc.contributor.referee1Moraes, Lúcia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2460294440897616por
dc.contributor.referee2Felício, Eguimar Chaveiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9540141505352914por
dc.date.accessioned2016-08-10T10:50:11Z-
dc.date.available2015-10-20-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.citationBORGES, Adriane Tavares. MOBILIDADE URBANA: OS CORREDORES DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS EM GOIÂNIA-GO.. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/2829-
dc.description.resumoCompreender a mobilidade urbana em Goiânia e a contribuição dada pelos corredores de transporte coletivo de passageiros constituiu-se no objetivo principal deste trabalho. Para tanto, buscou-se uma base conceitual e histórica da mobilidade, contemplando a formação das urbanidades, a evolução dos meios de transporte e os impactos negativos gerados a partir da intensificação do uso de transporte motorizado. Por meio de experiências expressivas em escala mundial, nacional e local, o estudo apontou diversas alternativas utilizadas para combater as externalidades negativas geradas pelo excedente veicular motorizado em circulação nas cidades. Dentre as estratégias utilizadas, nas três escalas, foi constatada a priorização de pedestres, de modos não motorizados e do transporte coletivo. Em Goiânia, assim como em outras cidades, por meio da estruturação de corredores de transporte coletivo, exclusivos e preferenciais, procurou-se estabelecer a priorização do transporte coletivo. Os resultados apontaram um melhor ordenamento no trânsito, com uma distribuição do espaço viário mais inclusiva e equânime.por
dc.description.abstractThe present study aims at understanding urban mobility in Goiânia and the contributions provided by the corridors created for public transportation. The concept and history of mobility were researched, going back to the formation of urban settlements, the evolution of the means of transportation and the negative impact generated by the increasingly intense use of motorized transport. Based on significant experiences at global, national and local scales, the study highlighted several alternatives used to mitigate the negative externalities created by the excessive use of motorized vehicles in the cities. Giving priority to the pedestrias, to non-motorized means of transportation and public transport were some of the strategies used in the three scales. In Goiânia, as well as in other cities, priority was given to public transport, by the creation of exclusive or preferential bus corridors. The results point to a better ordering of the traffic, with a more inclusive and equitable distribution of the street space.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T10:50:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriane Tavares Borges.pdf: 5728173 bytes, checksum: dcfbf094b8acbf93b957f9b1cf2a5e80 (MD5) Previous issue date: 2015-08-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/9061/Adriane%20Tavares%20Borges.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programDesenvolvimento e Planejamento Territorialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmobilidade urbanapor
dc.subjectcidadepor
dc.subjectplanejamento urbanopor
dc.subjecttransporte coletivopor
dc.subjecturban mobilityeng
dc.subjectcityeng
dc.subjecturban planingeng
dc.subjectpublic transporteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleMOBILIDADE URBANA: OS CORREDORES DE TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS EM GOIÂNIA-GO.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriane Tavares Borges.pdf5,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.