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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás
Autor: Barros, Telma Regina de 
Primeiro orientador: Boaventura, Deusa Maria Rodrigues
Primeiro membro da banca: Pietrafesa, José Paulo
Segundo membro da banca: Vieira, Jeferson de Castro
Resumo: Esta dissertação aborda o tema “Desenvolvimento regional e educação profissional e tecnológica” buscando compreender a dimensão espacial e territorial dos fenômenos socioeconômicos, o dinamismo de umas regiões e o declínio e estagnação de outras, a ocupação e a expansão da fronteira agrícola no estado de Goiás e a relevância dos municípios do sudoeste goiano no desenvolvimento do Estado considerando a importância e o papel da educação superior e da educação profissional e tecnológica para o crescimento e o desenvolvimento de uma determinada região. No intuito de esclarecer as indagações advindas das incertezas que permeiam o tema, adota-se como recorte temporal o período de 1995 a 2010, que coincide com o dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), marcados pelas políticas de expansão e interiorização da educação brasileira. O ponto central das análises destaca as legislações, os programas e as ações que contribuíram para a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REPCT), procurando instituir um contraponto para a reflexão e a análise do movimento expansionista no Brasil e em Goiás. A investigação procura avançar com proposições sobre a relevância da educação superior no processo de desenvolvimento regional, que decorre dos debates sobre a qualidade do ensino, a oferta de cursos ligados à expertise local, os papéis dos atores, os impactos na qualidade de vida da população, o desenvolvimento local, enfim, sobre os resultados apresentados nos aspectos sociais, econômicos e educacionais. Em decorrência disso, busca-se investigar se o crescimento da REPCT durante o período delineado para a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento social, econômico e educacional do estado de Goiás e, sobretudo, dos municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás (MSG) nos quais foram reestruturados e/ou implantados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) que compõem a rede. Para responder a esse questionamento, a dissertação buscou levantar os seguintes tópicos relativos à microrregião em estudo: perfil socioeconômico dos municípios que a compõem; caracterização das estruturas educacionais; mapeamento da educação superior e da presença dos IFETs; e mensuração da formação de profissionais. Na pesquisa, partiu-se do geral – enquadramento teórico (aspectos teóricos do desenvolvimento regional) para o particular – enquadramento histórico-empírico. Também foi levantado o estado da arte do objeto de estudo (estrutura para a formação profissional) e realizado um Estudo de Caso – Abordagem Local-Empírico –, visando avaliar o papel da REPCT na qualificação de quadros profissionais. Concluiu-se, portanto, que o crescimento da REPCT durante o período delineado para a pesquisa (1995-2010) contribuiu para o desenvolvimento regional do país e, sobretudo, para os municípios da Microrregião do Sudoeste de Goiás.
Abstract: This dissertation addressed the theme "Regional development and professional and technological education", seeking to understand the spatial and territorial dimension of socioeconomic phenomena, the dynamism of some regions and the decline and stagnation of others, occupation and expansion of the agricultural frontier in the state of Goiás and the relevance of the municipalities of southwestern Goiás in the development of the State, considering the importance and role of higher education and professional and technological education for the growth and development of a given region. In order to clarify the questions arising from the uncertainties that permeate the theme, the period from 1995 to 2010, which coincides with the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), marked by the policies of expansion and internalization of Brazilian education. The focus of the analyzes highlights the legislation, programs and actions that contributed to the expansion of the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education (REPCT), seeking to establish a counterpoint for the reflection and analysis of the expansionist movement in Brazil and in Goiás. The research seeks to move forward with proposals on the relevance of higher education in the regional development process, which stems from debates on the quality of education, the provision of courses linked to local expertise, the roles of the actors, the impacts on the quality of life of the population , the local development, finally, on the results presented in the social, economic and educational aspects. As a result, it was sought to investigate whether the growth of REPCT during the period delineated for the research contributed to the social, economic and educational development of the state of Goiás and, above all, the municipalities of the Southwest Microregion of Goiás (MSG) in which the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFETs) that make up the network have been restructured and / or implemented. To answer this question, the dissertation sought to raise the following topics regarding the microregion under study: socioeconomic profile of the municipalities that compose it; characterization of educational structures; mapping of higher education and the presence of IFETs; and measurement of professional training. In the research, we started with the general - theoretical framework (theoretical aspects of regional development) for the particular - historical-empirical framework. The state of the art of the object of study (structure for vocational training) was also studied and a Case Study - Local-Empirical Approach was carried out, in order to evaluate the role of REPCT in the qualification of professional staff. It was concluded, therefore, that the growth of the REPCT during the period defined for the research (1995-2010) contributed to the regional development of the country and, above all, to the municipalities of the Southwest Microregion of Goiás.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Educação Profissional e Tecnológica. Estado de Goiás. Microrregião do Sudoeste de Goiás.
Regional Development. Higher Education. Professional and Technological Education. State of Goiás. Microregion of the Southwest of Goiás.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Citação: Barros, Telma Regina de. O Desenvolvimento Regional e a Educação Profissional e Tecnológica: Caso dos IFETs Da Microrregião do Sudoeste de Goiás. 2019. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4188
Data de defesa: 15-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial

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