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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comparação entre uma intervenção gamificada e não gamificada sobre o aprendizado financeiro por adolescentes: uma análise comportamental
Título(s) alternativo(s): Comparison between a gamified and non-gamified intervention on financial learning among adolescents: a behavioral analysis
Autor: Ciriaco, Gabriela Sebastiana 
Primeiro orientador: Nalini, Lauro Eugênio Guimarães
Primeiro membro da banca: Magri, Maíra Ribeiro
Segundo membro da banca: Coelho, Cristiano
Resumo: O alto índice de endividamento no Brasil, em partes, pode ser atribuído à falta de educação financeira. Há indicativos de que, quanto mais cedo o tema for inserido na vida do indivíduo, maior a chance de sucesso na gestão dos recursos financeiros. Para isso, existe o potencial dos procedimentos lúdicos, por exemplo a gamificação, como recurso de auxílio e mudança deste problema. Tomando como base a fundamentação conceitual da Análise do Comportamento, o presente trabalho buscou verificar o efeito de uma intervenção educativa estruturada como uma interação gamificada sobre o aprendizado de conceitos financeiros por adolescentes, com idades entre 13 e 16 anos, cursando do 8º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio, de uma escola pública de Goiânia. Para tanto, usou-se do delineamento experimental de medidas tipo ABA, com a presença de questionários para medidas de linha de base, um grupo controle, condição gamificada e um grupo experimental, condição não-gamificada. Os dados número de acertos e tempo do responder em cada linha de base foram submetidos a medidas da estatística descritiva, seguido da utilização de procedimentos estatísticos inferenciais (testes não-paramétricos). Os resultados indicaram que não houve diferenças estatísticas significativas quanto ao número de acertos nas comparações entre-sujeitos e nas comparações intra-sujeitos, mas essas diferenças estatísticas foram significativas quanto ao tempo de resposta dos dois tipos de comparação realizadas. No entanto, a condição experimental esteve em conformidade com a proposta de gamificação e o uso teórico, científico e tecnológico da Análise do Comportamento foi útil para fomentar e interpretar processos desenvolvidos em ambas as condições, através da identificação funcional entre as variáveis ambientais e comportamentais
Abstract: The high debt index in Brazil, in part, can be attributed to the lack of financial education. There are indications that the sooner the theme is inserted into the individual's life, the greater is the chance of success in the management of financial resources. For this, there is the potential of playful procedures, for example, gamification, as a resource to help and change this problem. Based on the conceptual foundation of Behavior Analysis, this work sought to verify the effect of an educational intervention structured as a gamified interaction about the learning of financial concepts by teenagers, between 13 and 16 years old, studying from the 8th grade of elementary school, to the 2nd year of high school, from a public school in Goiânia. For perform that, we used the experimental design of ABA-type measures, using questionnaires for baseline measures, a control group, gamified condition, and an experimental group, a non-gamified condition. The data number of correct answers and answer time in each baseline were submitted to measures of descriptive statistics, followed by the use of statistical procedures inferential (non-parametric tests). The results indicated that there were no statistically significant differences regarding the number of correct answers in the comparisons between subjects and in intra-subjects comparisons, but these statistical differences were significant regarding the response time of the two types of comparison performed. However, the experimental condition was in accordance with the gamification proposal and the theoretical, scientific and technological use of Behavior Analysis was useful to foster and interpret developed processes in both conditions, through functional identification between environmental and behavioral variables
Palavras-chave: Educação financeira
Gamificação
Recursos lúdicos
Adolescentes
Análise do comportamento
Financial education
Gamification
Ludic resources
Teenagers
Behavior analysis
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: CIRIACO, Gabriela Sebastiana. Comparação entre uma intervenção gamificada e não gamificada sobre o aprendizado financeiro por adolescentes: uma análise comportamental. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4948
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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