Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/713
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana Neto, Alcyr Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9856526973412281por
dc.contributor.advisor1Peixoto, Joana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576por
dc.contributor.referee1Toschi, Mirza Seabra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4por
dc.contributor.referee2Silva, Alcir Horácio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2857038940673415por
dc.contributor.referee3Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728529T9por
dc.contributor.referee4Ventura, Paulo Roberto Veloso-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645814119738559por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:44:54Z-
dc.date.available2014-11-17-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.citationVIANA NETO, Alcyr Alves. AS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FUNDAMENTAM AS FORMAS DE USO DAS TIC PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFG.. 2014. 168 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/713-
dc.description.resumoO Presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos , buscou responder à seguinte questão: quais abordagens pedagógicas da Educação Física (EF) fundamentam as formas de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores de EF do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG? Para respondê-la, a investigação teve como objetivo geral: identificar e analisar das Abordagens Pedagógicas da EF que fundamentam as formas de uso das TIC pelos professores de EF do EMI do IFG. Neste sentido, as perguntas norteadoras deste trabalho se voltaram para a legislação e os documentos escolares da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia que abordam a utilização das TIC nas aulas do ensino da EF, e também para a forma, a frequência, e para a identificação das ferramentas de uso dos professores investigados nas aulas de EF dos cursos do IFG nos quais atua. Assim, surgiram como objetivos específicos da pesquisa: analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFG; analisar os planos de ensino dos professores de Educação Física do EMI do IFG; mapear as formas de uso das TIC pelos referidos professores, identificando: a frequência de uso das TIC; as ferramentas mais utilizadas e as formas de uso das TIC pelos professores de EF; e analisar as formas de uso das TIC pelos professores de EF do EMI do IFG. O tema se justificou em função das mudanças metodológicas que a EF vem sofrendo a partir do Período Militar (1964-1985), com o surgimento de diferentes abordagens da EF e a inclusão das TIC nas práticas pedagógicas dos professores. Esta pesquisa se estruturou na articulação entre três temas: 1) As Tendências Pedagógicas da Educação; 2) As Tendências Pedagógicas que fundamentam o ensino de EF; 3) E as relações entre as tecnologias e a educação. Como referência, no que diz respeito às Tendências Pedagógicas da Educação, foram estudados: Libâneo (2012 e 2013); e Saviani (2011a; 2011b). Quanto às abordagens pedagógicas que fundamentam o ensino de EF foram consultados: Go Tani (1988); Coletivo de Autores (1992); Kunz (1994); Castellani Filho (1998); e Darido (2003). Para o tratamento das relações entre as tecnologias e a educação nos seus fundamentamos, consultou-se: Peixoto (2008, 2011, 2012, 2013); Dagnino (2009); Feenberg (2003); Toschi (2002). As abordagens para o ensino de EF foram articuladas às Tendências Pedagógicas da prática escolar e às possibilidades explicativas para as relações entre as tecnologias e a educação, com vistas à sistematização de um referencial para a análise dos dados empíricos. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo descritivo realizado por meio de uma abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores de EF dos câmpus de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia do IFG. Os procedimentos usados para a coleta de dados foram: a análise documental; a observação das aulas dos sujeitos da pesquisa e a aplicação de um questionário proposto pelo pesquisador. Eles possibilitaram a reunião de dados que mostraram que os professores investigados tendem a trabalhar com abordagens críticas. Os professores tendem a fazer uso das TIC para ministrar conteúdos de forma transmissiva, numa perspectiva instrumental. Observou-se, assim, uma contradição entre as formas de uso das TIC e a abordagem pedagógica adotada.por
dc.description.abstractThis research, linked to the Research Line "Theories of Education and Pedagogical Processes", sought to answer the following question: which pedagogical approaches in physical education (PE) underlie the forms of use of Information and Communication Technologies (ICT) by PE teachers of Integrated High school (IHS) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG) ? With reference to this issue, the present research had as general objective: identify and analyze pedagogical approaches in EF underlying forms of ICT use by EF teachers of IHS of the IFG. The specific objectives are: to analyze the Institutional Development Plan of the IFG; analyze the educational plans of physical education teachers of IHS of the IFG; map the forms of ICT use by these teachers, identifying: the frequency of use of ICT; commonly used tools and ways to use ICT by the PE teachers; and examine ways of using ICT by the PE teachers of IHS of the IFG. The theme was justified due to the changes that the area of EF has been suffering from the military regime in Brazil (1964-1985), with the emergence of different pedagogical approaches and the inclusion of ICT in the pedagogical practices of teachers. This research was structured in the articulation of three themes: 1) The Pedagogical Trends of Education; 2) Trends Pedagogical underpinning the teaching of EF; and 3) the relationship between technology and education. With regard to pedagogical education trends, were taken as reference the work of Libâneo (2012 and 2013) and Saviani (2011a, 2011b). Studies of pedagogical approaches that support the teaching of EF were based on Go Tani (1988); Group of Authors (1992); Kunz (1994) and Castellani Son (1998). For treatment of the relationships between technology and education is taken as reference: Peixoto (2008, 2011, 2012, 2013); Dagnino (2009); Feenberg (2003) and Toschi (2002). The approaches to the teaching of EF were articulated to pedagogical trends of school practice and possible explanations for the relationship between technology and education, in order to systematize a framework for the analysis of empirical data. This research is characterized as a descriptive study using a qualitative approach. The subjects were five PE teachers of the Câmpus of Goiânia, Anápolis and Aparecida de Goiânia of the IFG. The procedures used for data collection were: document analysis; observation of classes of the research subjects and the application of a questionnaire. From the articulation of emerging data it was found that the investigated teachers tend to work with critical approaches. Teachers tend to make use of ICT to teach contents in transmissive form, an instrumental perspective. Thus, we observed a contradiction between the forms of ICT use and pedagogical approach adopted.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:44:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALCYR ALVES VIANA NETO.pdf: 890825 bytes, checksum: 7e65835c4d907657443b04dba8e5da76 (MD5) Previous issue date: 2014-08-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/3455/ALCYR%20ALVES%20VIANA%20NETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programStricto Sensu - Doutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTIC e Educação Físicapor
dc.subjectAbordagens Pedagógicas da Educação Físicapor
dc.subjectEnsino Médio Integradopor
dc.subjectEducação e Tecnologiapor
dc.subjectICT and Physical Educationeng
dc.subjectPedagogical Approaches of Physical Educationeng
dc.subjectIntegrated High Schooleng
dc.subjectEducation and Technology.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA QUE FUNDAMENTAM AS FORMAS DE USO DAS TIC PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFG.por
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALCYR ALVES VIANA NETO.pdf869,95 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.