Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1033
Tipo do documento: Dissertação
Título: O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.
Autor: Sousa, Rosy-mary Magalhães de Oliveira 
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Segundo membro da banca: Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho
Resumo: Atualmente vem sendo feito o aproveitamento dos resultados do desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso em cursos de graduação. Enquanto a orientação da Secretaria de Educação do Estado de Goiás é de que os projetos pedagógicos das escolas sejam construídos a partir de interesses e necessidades locais, indicadas por professores e alunos, os conteúdos e objetivos de avaliação do ENEM são delineados como uma proposta homogênea para todo o país. Assim, a questão que se apresenta é: o que dizem professores e alunos acerca da relação entre o que é ensinado na escola e o que é avaliado no ENEM? Em busca de respondê-la realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como objetivo geral analisar o que dizem estudantes e professores acerca da relação entre o que é ensinado na escola e o que é avaliado no ENEM. A pesquisa baseou-se em autores como Hoffman (2000), Esteban (2001), Vallejo (2006), Moretto (2005) Aquino, (1997), Saul (2000), entre outros. Os objetivos específicos foram: - descrever e analisar as relações que professores estabelecem entre o conteúdo que ensinam na escola e o conteúdo avaliado no ENEM; - descrever e analisar as relações que alunos estabelecem entre o conteúdo que aprendem na escola e o conteúdo avaliado no ENEM; - identificar as contribuições do ENEM apontadas pelos estudantes e professores. Os sujeitos da pesquisa foram professores e estudantes de uma escola pública estadual na região metropolitana de Goiânia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise permitiu a identificação de três categorias principais: 1 Dificuldade de interdisciplinaridade; 2 - ENEM: oportunidade, motivação; 3 Projeto Pedagógico da escola e o ENEM: tensão entre aproximação e distanciamento. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para melhor compreensão acerca do ENEM e seu papel na melhoria da aprendizagem escolar.
Abstract: Now it has been made the use of the results of the student's acting in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) for entrance in degree courses. While the orientation of the State General office of Education is that the pedagogic projects of the schools are built starting from interests and local needs, suitable for teachers and students, the contents and objectives of evaluation of ENEM are delineated as a homogeneous proposal to the whole country. Like this, the subject that present is: what do teachers and students say concerning the relationship among the one what is taught at the school and the one what is evaluated in ENEM? In search of answering her he/she took place a research of qualitative nature, tends as general objective to analyze what students and teachers say concerning the relationship among what it is taught at the school and what is evaluated in ENEM. The research based on authors as Hoffman (2000), Esteban (2001), Vallejo (2006), Moretto (2005) Aquino, (1997), Saul (2000), among others. The specific objectives were: - to describe and to analyze the relationships that teachers establish among the content that you/they teach in the school and the appraised content in ENEM; - to describe and to analyze the relationships that students establish among the content that you/they learn in the school and the appraised content in ENEM; - to identify the contributions of pointed ENEM for the students and teachers. The subject of the research was teachers and students of a state public school in the metropolitan area of Goiania. The data were collected through semi-structured interviews. The analysis allowed the identification of three main categories: 1 Difficulty of interdisciplinarity; 2 - ENEM: opportunity, motivation; 3 School Educational Project and ENEM: tension between closeness and distance. It is waited that the results of this research can contribute for better understanding concerning ENEM and his role in the improvement of the school learning.
Palavras-chave: ENEM
avaliação da escola
avaliação da aprendizagem
ENEM
evaluation of the school
evaluation of the learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: SOUSA, Rosy-mary Magalhães de Oliveira. O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A RELAÇÃO COM O QUE É ENSINADO NA ESCOLA - O QUE DIZEM PROFESSORES E ESTUDANTES.. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1033
Data de defesa: 29-Set-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSYMARY MAGALHAES DE OLIVEIRA SOUSA.pdf1,76 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.