Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação : [645] Visualizar estatísticas
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Estado do conhecimento da disciplina artes na educação técnica integrada ao ensino médio
Esta dissertação de mestrado, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, tem como objeto da pesquisa a disciplina Artes na formação técnica integrada ao ensino médio, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFE's). Assumindo uma compreensão de arte fundamentada na Teoria históricocultural, busca-se responder às seguintes indagações: O que tem sid...
Propaganda, propagação e difusão da EJA na mídia jornalística em Goiás
Esta dissertação foi construída na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O objetivo deste estudo é compreender a propaganda, propagação e a difusão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na mídia local online, destacando como vem sendo desenvolvidas as políticas públicas educacionais e suas formas de efetivação para esse público. Em uma perspectiva ampla, esta pe...
A teoria crítica frankfurtiana e a formação docente para o ensino superior no Brasil: perspectivas contemporâneas
A presente pesquisa, de cunho bibliográfico, está ligada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/Goiás), discute acerca do seguinte tema: "A Teoria Crítica Frankfurtiana e a Formação Docente para o Ensino Superior no Brasil: perspectivas contemporâneas". Para tanto, tem como referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica frankfurtiana, em particular, Theodor W. Adorno (1903- 1969), Max H...
A infância brasileira e os direitos de provisão, participação e proteção: projetos em disputa no tensionamento do estatuto da criança e do adolescente
Este estudo se insere - se na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no Diretório de Pesquisa CNPq-PUC Goiás (GEPCEI) - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. A tese aborda as tensões, os desafios e projetos em relação aos direitos de proteção, provisão e participação das crianças no Brasil, especialmente diante da influência da extrema direita bolsonarista e do projeto de revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pesquisa é relevante para...
Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental e seus desdobramentos para o ensino de geometria
Este estudo faz parte da linha de Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Nele, sugerimos uma organização de ensino de Geometria para o cálculo de área de figuras planas, fundamentados na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para formação do pensamento teórico. Para tanto, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov para a f...
A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
Esta dissertação vinculou-se à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Nesta, o tema foi a atuação da Coordenação Pedagógica (CP) na formação continuada de professores, por meio de acompanhamento de um experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Goiânia. O presente estudo foi motivado pela indagação: é possível, à Coordenação Pedagógica, a...
A organização do ensino do conceito evolução nas series iniciais da educação básica na concepção da teoria do ensino desenvolvimental
Esta investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, situa-se no campo teórico da Didática. Partiu-se do pressuposto de que apesar do interesse pela Teoria do Ensino Desenvolvimental, tanto no Brasil como no exterior, o potencial desse referencial, ainda não foi completamente apropriado pelos pesquisadores que investigam o ensino de ciências, particularmente nos anos iniciais do ensino funda...
Mobilidade acadêmica internacional: narrativas de jovens egressos da PUC Goiás
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás com o título "Mobilidade acadêmica internacional: narrativas de jovens egressos da PUC GOIÁS". Apresenta como objetivo geral compreender a mobilidade estudantil internacional como processo de qualificação e formação do (a) jovem universitário (a) nos âmbitos da constituição humana, cultural, social; e tem como objetivos específicos: a) entender como se dão as dist...
A relação trabalho e educação e a (des)valorização do docente da rede pública municipal de Goiânia
O presente estudo aduz algumas reflexões sobre a indissociável relação entre trabalho e educação ao que tange a (des)valorização dos professores do município de Goiânia. A pesquisa integra a Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do PPGE/PUC Goiás e dialoga com a pesquisa desenvolvida pela orientadora desta Dissertação que trata da Valorização Docente nos municípios do Estado de Goiás. À luz do materialismo histórico- dialético e por meio de uma pesquisa bibliográfica...
História e memória Universidade Federal de Goiás - regional Jataí
Esta pesquisa se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Ligada ao grupo de pesquisa Educação, História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais-EHMCES/HISTEDBR/PUCGO. Tem como temática verificar a História e Memória Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí. O objetivo geral da pesquisa foi investigar o processo de implantação do ensino superior público no su...
A pedagogia das competências na base nacional comum curricular: aspectos ideológicos e hegemônicos nas competências gerais
A pedagogia das competências no currículo a partir do conjunto das competências gerais da BNCC é a temática desta pesquisa de mestrado na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. A complexidade em apreender a concepção de competência avança além do modo de produção vigente, o capitalismo. Há a necessidade real de sujeitos qualificados e competentes, sujeitos que dominem os mais altos conhecimentos construídos pela humanidade historicamente, conforme propõe a PHC, no en...
Finalidades educativas da escola: formação de professores a partir da Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015
Esta pesquisa encontra-se vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. No contexto social e histórico do século XXI, com o avanço avassalador do capitalismo e do modelo econômico neoliberal, as finalidades da educação escolar têm sido objeto de disputa por segmentos diversos da sociedade e sua definição afeta a formação de professores. No caso brasileiro, é indubitável a influê...
A visibilidade e concepção de extensão no Instituto Federal Goiano - campus Morrinhos
Esta pesquisa, inscrita na linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), buscou investigar, por meio da pesquisa bibliográfica, documental e empírica a extensão. O problema de pesquisa se circunscreve à questão: qual o lugar da extensão no IF Goiano - Campus Morrinhos? Em que medida a extensão ganha visibilidade nos documentos e ações desta IES? O objetivo geral desta pesquisa ...
Avaliação institucional e trabalho docente na educação superior privada de 2005 a 2022
Este trabalho, que integra a linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, analisa as políticas educacionais neoliberais implantadas desde 1990, no Brasil, aliadas à expansão vertiginosa do ensino privado, ancoradas no projeto de avaliação institucional constituído desde o Sinaes em 2004. Dessa demanda, o Estado passou a fiscalizar, regular e avaliar os resultados obtidos nas avaliações institucionais externas (das Instituições de Ensino Superior, dos cursos e dos estudante...
Inclusão e exclusão na organização das representações sociais dos professores do ensino superior
Atualmente, o acesso de estudantes com deficiência no ensino superior é cada vez mais frequente nas instituições brasileiras. O processo de inclusão desses alunos é amplo, pois as instituições devem proporcionar condições de ingresso, permanência e conclusão do curso a esses alunos. Porém, quando falamos em inclusão ainda nos deparamos com vários desafios em sua efetivação, entre eles as adaptações arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais. A inclusão não se constitui somente por decretos e l...
Indisciplina escolar discente nos anos iniciais do ensino fundamental: compreensões e tendências teórico-conceituais
Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás e tem como título "Indisciplina escolar discente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: compreensões e tendências teórico-conceituais". Apresenta como objetivo geral identificar as tendências teórico-conceituais das produções acadêmicas sobre a indisciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e com os objetivos específicos: a) historicizar o conceito de cor...
O contingenciamento como um fator do desfinanciamento das universidades federais: um estudo da Universidade Federal de Goiás (2011-2022)
Esta tese integra os estudos realizados na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais da PUC Goiás. Analisamos o contingenciamento tendo como fator principal o processo do desfinanciamento das Universidades Federais ocorridos na Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como fio condutor as políticas de governos implementadas no Brasil no marco temporal 2011-2022. A questão que esta tese buscou responder é se o contingenciamento de recursos das Universidades Federais foi...
Sobre a indústria cultural e a formação humana
A presente pesquisa de cunho bibliográfico, ligada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/Goiás), discute acerca do seguinte tema: Sobre a Indústria Cultural e a Formação Humana". Para tanto, tem como referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica frankfurtiana, em especial, Adorno e Horkheimer (1985), embora também se faça uma interlocução com outras obras que tratam do contexto contem...
A gestão da rede pública de ensino no Estado de Goiás, frente às políticas neoliberais entre 2011 a 2021
Nesta tese, a gestão da rede pública de ensino no estado de Goiás tem referência nas políticas neoliberais, estudando o período de 2011 a 2021. O objetivo geral visa analisar as mudanças político-educacionais na rede estadual de ensino de Goiás. Os específicos são compreender o cenário funcional de gestores, docentes e estudantes; observar os protagonismos docentes instáveis por seguirem regulamentações prontas, mesmo sem real efetividade na aprendizagem, correlacionar os impactos oriundos de...
Sentidos atribuídos à cultura corporal de movimento na comunidade haitiana: educação e preservação cultural nos diferentes espaços sociais
Esta tese insere-se na linha de pesquisa Sociedade, Educação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação, da PUC-GO. Os temas investigados foram os fluxos migratórios contemporâneos, nacionais e internacionais, em especial os imigrantes do Haiti, associados com a área da cultura corporal de movimento, compreendida como a parcela da cultura em geral, produzida nos planos materiais e simbólicos, manifestada na forma das ginásticas, danças, jogos, lutas, esportes e brincadeiras. Considera...
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