Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação : [681] Visualizar estatísticas
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Concepção de autonomia de docentes do curso de graduação em fisioterapia
Esta investigação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás buscou esclarecer a seguinte questão: qual a concepção de autonomia dos docentes do curso de graduação em Fisioterapia? O objetivo geral foi compreender a concepção de autonomia expressa por fisioterapeutas que atuam como docentes no curso de graduação em Fisioterapia. Os objetivos específicos foram (1) contextualiz...
Os jogos digitais na alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão integrativa
A alfabetização é um marco essencial no desenvolvimento humano, pois possibilita o acesso ao conhecimento, à comunicação e à participação ativa na sociedade. Um ensino que proporcione a melhor aprendizagem da leitura e da escrita e que articule esta aprendizagem com a realidade contemporânea, apresenta-se como desafio a ser enfrentado, sobretudo no que se refere à incorporação de tecnologias digitais. Tendo como fundamento a teoria histórico-cultural, e nela a premissa da mediação cultural do...
Gestão democrática da educação pública: contradições, desafios e perspectivas (o estado do conhecimento: 2016 a 2022)
Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, aborda o tema gestão democrática da educação. A pesquisa fundamenta-se em autores que discutem o tema a partir do materialismo histórico-dialético, como Frigotto (2010), Libâneo (2004) e Paro (2016). O objetivo principal foi identificar e analisar as produções científicas que tratam da gestão democrática no contexto educacional, por meio de um levantamento bibliográfico do Estado do Conhecimento. A ...
O ensino do trombone em cursos de música: reflexões a partir da teoria histórico-cultural
Esta tese, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, insere-se no campo da educação musical e tem como objetivo principal trazer reflexões sobre o ensino do trombone sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Parte-se do pressuposto de que essa teoria oferece alternativas aos desafios históricos do ensino do trombone, especialmente no que se refere à superação de abordagens tradicionais e t...
Desigualdade de gênero: um olhar sobre a contribuição da educação para a ocupação dos cargos da magistratura
Esta investigação filia-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem por objeto de pesquisa a análise da ocupação dos cargos de magistratura e a mediação da educação nesse processo, com a perspectiva das desigualdades de gênero. A desigualdade de gênero ainda é fator que prepondera no Brasil e repercute em diversos segmentos sociais, inclusive no mercado de trabalho. Como quest...
Ensino remoto: as narrativas dos professores da educação básica do município de Rio Verde-GO
A pesquisa tem por objeto de estudo o ensino remoto por meio das narrativas dos professores da educação básica do município de Rio Verde no Estado de Goiás. A tese visa contribuir com a ampliação dos estudos referentes à memória coletiva e individual ao transformar os relatos experienciais e relacionais em atos reflexivos críticos, propiciando um processo de construção de um caminho possível para se pensar na escola inovadora e um novo professor pós-pandemia. O recorte temporal foi de 2020 a ...
Constituição de habitus de egressos do curso de educação física da UNIRG: disposições e experiências profissionais no mundo do trabalho
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação em nível de doutorado da PUC Goiás. Está inserida na linha de pesquisa em Educação, Sociedade e Cultura e teve como campo de investigação o curso de Educação Física da Universidade de Gurupi - UnirG. O objeto de estudo desta pesquisa são os egressos do Curso de Educação Física da UnirG, com propósito de conhecer as concepções, valores, crenças, modos de relação mediaram a sua prática profissional. Tem ...
Mulheres com deficiência em sala de aula: uma análise sobre as condições de trabalho no sistema público de ensino em Goiás
Esta pesquisa buscou analisar como se apresentam as condições de trabalho em que estão inseridas as professoras com deficiência pertencentes ao quadro da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás (Seduc-GO). O ingresso de servidores com deficiência impõe à Administração Pública o dever de estabelecer políticas de gestão que viabilizem a concretização do direito à igualdade e da dignidade a partir da estruturação de um ambiente acessível, fraterno e solidário. Para isso, realizou-se u...
Militarização da educação no Estado de Goiás: sentidos e finalidades educativas em uma sociedade democrática
Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Tem aderência ao grupo de pesquisa Juventude e Educação, cadastrado no CNPq. Buscou responder à pergunta central da pesquisa: quais sentidos são atribuídos por um grupo de professores de um Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás frente aos princípios educativos da instituição e às exigências de uma so...
Educação à distância no Brasil: o impacto da evasão do ensino
O presente estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GOIÁS). Intitulada Educação a Distância no Brasil: O Impacto da Evasão do Ensino traz os impactos do crescimento da EaD no país de 2012 a 2022. Visa fazer uma pesquisa contextualizada do material coletado por meio de revisão bibliográfica e documental, que visam refletir, sob uma perspectiva dialética materia...
Finalidades educativas escolares: sentidos e significados expressos por estudantes de licenciatura em pedagogia de instituições de ensino superior do Estado de Goiás
As finalidades educativas escolares constituídas por influências econômicas, políticas e culturais da totalidade social orientam projetos e políticas educacionais no Brasil e no mundo. Elas influenciam na formação dos sentidos e significados de diversos sujeitos, inclusive de estudantes em formação em cursos de licenciatura em pedagogia. Isto posto, nossa pesquisa tem como problemática: quais os significados e sentidos que os estudantes de Licenciatura em Pedagogia atribuem às finalidades edu...
Com os olhos de criança: diversidade e diferenças demarcando os modos de ver o mundo
A presente tese, inscrita na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e produto do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI), aborda a temática das diferenças e da diversidade considerando o olhar das crianças a partir das questões de raça, etnia, gênero e diversidade que contribuem para a construção de suas alteridades. O objeto de estudo da tese é o sentido das diferenças e da diversidade na perspectiva das crianças. O problema da pesquisa assim se co...
Teoria crítica frankfurtiana e o rock and roll: resistência ao conformismo e à pseudoformação?
Este trabalho de cunho teórico, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, fundamentando-se em Adorno (1986), Adorno (1989), Adorno (1995), Adorno (2004), Adorno (2011), Adorno (2012), dentre outros, objetiva compreender o Rock and Roll à luz do método dialético da Teoria Crítica frankfurtiana em interface com o processo formativo, considerando-se os desafios postos pela Indústria Cultural na atualidade. Nessa per...
Dislexia: contribuições da teoria histórico-cultural no processo de escolarização
O estudo intitulado Dislexia: contribuições da Teoria Histórico-Cultural no Processo de Escolarização tem como objetivo investigar como a Teoria Histórico-Cultural pode ser utilizada para melhorar a compreensão e o suporte aos alunos com dislexia no processo de escolarização, identificando práticas pedagógicas e estratégias com atividades de intervenção que promovem uma abordagem inclusiva e eficaz para o desenvolvimento dos alunos. Trata-se de um estudo de natureza teórica que utiliza o apoi...
O direito à literatura negro-brasileira na educação infantil: descolonizando saberes : análise do PNLD literário 2018 e 2022
Esta tese integra a linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Historicamente os saberes escolares foram baseados em currículos eurocêntricos e embranquecidos que além de marginalizar, silenciar e anular os saberes não hegemônicos, reproduziu uma sociedade hierarquizada e de classes extremamente desiguais. A Lei n.º 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Ra...
O uso de experimentos nas aulas de química: uma proposta de atividades práticas segundo a teoria do ensino desenvolvimental
A presente pesquisa sistematizada e organizada numa tese, vincula- se à linha de pesquisa Teorias da Educação e processos pedagógicos do mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás com a temática: O uso de experimentos nas aulas de Química: Uma proposta de atividades práticas segundo a teoria do ensino desenvolvimental. Partimos do pensamento que a realização de atividades práticas possam auxiliar no ensino dos conceitos relacionados com a concentração e diluição das sol...
Educação, literatura e memória: narrativas sobre a educação e a escola a partir do olhar de Machado de Assis e Cora Coralina
A presente tese "Educação, literatura e memória: narrativas sobre a educação e a escola a partir do olhar de Machado de Assis e Cora Coralina", enquadra-se na linha de pesquisa de Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás ao investigar sobre o modelo de educação do século XIX e XX pela obra machadiana e da poética coralina. O objetivo geral é buscar nas narrativas de Machado de Assis e nos poemas de Cora Coralina a representação da história da educaçã...
O trabalho dos técnicos administrativos em educação no âmbito da universidade pública e os impactos da reforma da previdência
A presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GOIÁS). Tem como tema o Trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no Âmbito da Universidade Pública e os Impactos da Reforma da Previdência, abrangendo o período de 2012 a 2022. O estudo busca apreender as disputas e embates ocorridos nesse movimento histórico, considerando as múltiplas deter...
Avaliação da aprendizagem na educação básica: uma revisão integrativa no período de 2012 a 2022
Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, teve como objeto de pesquisa a avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. Assumindo-se uma compreensão de avaliação da aprendizagem fundamentada na Teoria do Ensino Desenvolvimental, buscou-se esclarecer como a avaliação da aprendizagem tem sido abordada em pesquisas da área de educação que a tomam como objet...
Educação sexual nos anos finais do ensino fundamental: continuidades e tendências atuais das pesquisas acadêmicas
Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundamenta-se em estudos teóricos acerca do Estado da Arte sobre Educação Sexual nos anos finais do Ensino Fundamental, verificando as continuidades/descontinuidades e tendências atuais. Elegeu-se como problema: o que dizem as pesquisas acadêmicas sobre educação sexual nos anos finais do Ensino Fundamental? Na apr...
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