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Educação à distância no Brasil: o impacto da evasão do ensino
O presente estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GOIÁS). Intitulada Educação a Distância no Brasil: O Impacto da Evasão do Ensino traz os impactos do crescimento da EaD no país de 2012 a 2022. Visa fazer uma pesquisa contextualizada do material coletado por meio de revisão bibliográfica e documental, que visam refletir, sob uma perspectiva dialética materia...
Finalidades educativas escolares: sentidos e significados expressos por estudantes de licenciatura em pedagogia de instituições de ensino superior do Estado de Goiás
As finalidades educativas escolares constituídas por influências econômicas, políticas e culturais da totalidade social orientam projetos e políticas educacionais no Brasil e no mundo. Elas influenciam na formação dos sentidos e significados de diversos sujeitos, inclusive de estudantes em formação em cursos de licenciatura em pedagogia. Isto posto, nossa pesquisa tem como problemática: quais os significados e sentidos que os estudantes de Licenciatura em Pedagogia atribuem às finalidades edu...
Com os olhos de criança: diversidade e diferenças demarcando os modos de ver o mundo
A presente tese, inscrita na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e produto do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI), aborda a temática das diferenças e da diversidade considerando o olhar das crianças a partir das questões de raça, etnia, gênero e diversidade que contribuem para a construção de suas alteridades. O objeto de estudo da tese é o sentido das diferenças e da diversidade na perspectiva das crianças. O problema da pesquisa assim se co...
Teoria crítica frankfurtiana e o rock and roll: resistência ao conformismo e à pseudoformação?
Este trabalho de cunho teórico, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, fundamentando-se em Adorno (1986), Adorno (1989), Adorno (1995), Adorno (2004), Adorno (2011), Adorno (2012), dentre outros, objetiva compreender o Rock and Roll à luz do método dialético da Teoria Crítica frankfurtiana em interface com o processo formativo, considerando-se os desafios postos pela Indústria Cultural na atualidade. Nessa per...
Dislexia: contribuições da teoria histórico-cultural no processo de escolarização
O estudo intitulado Dislexia: contribuições da Teoria Histórico-Cultural no Processo de Escolarização tem como objetivo investigar como a Teoria Histórico-Cultural pode ser utilizada para melhorar a compreensão e o suporte aos alunos com dislexia no processo de escolarização, identificando práticas pedagógicas e estratégias com atividades de intervenção que promovem uma abordagem inclusiva e eficaz para o desenvolvimento dos alunos. Trata-se de um estudo de natureza teórica que utiliza o apoi...
O direito à literatura negro-brasileira na educação infantil: descolonizando saberes : análise do PNLD literário 2018 e 2022
Esta tese integra a linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Historicamente os saberes escolares foram baseados em currículos eurocêntricos e embranquecidos que além de marginalizar, silenciar e anular os saberes não hegemônicos, reproduziu uma sociedade hierarquizada e de classes extremamente desiguais. A Lei n.º 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Ra...
O uso de experimentos nas aulas de química: uma proposta de atividades práticas segundo a teoria do ensino desenvolvimental
A presente pesquisa sistematizada e organizada numa tese, vincula- se à linha de pesquisa Teorias da Educação e processos pedagógicos do mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás com a temática: O uso de experimentos nas aulas de Química: Uma proposta de atividades práticas segundo a teoria do ensino desenvolvimental. Partimos do pensamento que a realização de atividades práticas possam auxiliar no ensino dos conceitos relacionados com a concentração e diluição das sol...
Educação, literatura e memória: narrativas sobre a educação e a escola a partir do olhar de Machado de Assis e Cora Coralina
A presente tese "Educação, literatura e memória: narrativas sobre a educação e a escola a partir do olhar de Machado de Assis e Cora Coralina", enquadra-se na linha de pesquisa de Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás ao investigar sobre o modelo de educação do século XIX e XX pela obra machadiana e da poética coralina. O objetivo geral é buscar nas narrativas de Machado de Assis e nos poemas de Cora Coralina a representação da história da educaçã...
O trabalho dos técnicos administrativos em educação no âmbito da universidade pública e os impactos da reforma da previdência
A presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GOIÁS). Tem como tema o Trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no Âmbito da Universidade Pública e os Impactos da Reforma da Previdência, abrangendo o período de 2012 a 2022. O estudo busca apreender as disputas e embates ocorridos nesse movimento histórico, considerando as múltiplas deter...
Avaliação da aprendizagem na educação básica: uma revisão integrativa no período de 2012 a 2022
Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, teve como objeto de pesquisa a avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. Assumindo-se uma compreensão de avaliação da aprendizagem fundamentada na Teoria do Ensino Desenvolvimental, buscou-se esclarecer como a avaliação da aprendizagem tem sido abordada em pesquisas da área de educação que a tomam como objet...
Educação sexual nos anos finais do ensino fundamental: continuidades e tendências atuais das pesquisas acadêmicas
Esta investigação, filiada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, fundamenta-se em estudos teóricos acerca do Estado da Arte sobre Educação Sexual nos anos finais do Ensino Fundamental, verificando as continuidades/descontinuidades e tendências atuais. Elegeu-se como problema: o que dizem as pesquisas acadêmicas sobre educação sexual nos anos finais do Ensino Fundamental? Na apr...
Programa Dinheiro Direto na Escola na rede pública estadual de ensino de Goiás: uma análise dos desafios e contribuições para a governança escolar, no desdobramento de 2018-2022
Este estudo integra a linha de pesquisa "Estado, Políticas e Instituições Educacionais" do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Tem por objetivo geral analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) na Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás, com foco nos desafios e contribuições para a governança escolar no período de 2018 a 2022. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, busca: 1) sistematizar e examinar o...
Contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotsky para o ensino de leitura literária no ensino fundamental
A pesquisa que deu origem a esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Teoria da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O objeto da pesquisa é o ensino de leitura literária infantojuvenil no Ensino Fundamental. Ela parte de uma problemática que busca compreender como os aportes da Teoria Histórico-Cultural podem contribuir para redimensionar o ensino de leitura literária para além da perspectiva instrumenta...
Didática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimental
Este estudo está vinculado à Linha de Pesquisa em Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O foco da pesquisa é a didática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em que se observa a predominância de práticas pedagógicas tradicionais e a introdução de abordagens de caráter neoliberal. Com base em uma pesquisa bibliográfica, o objetivo geral deste trabalho é discutir os elementos que representam contribu...
Programas de formação de professores alfabetizadores no Brasil: continuidades, rupturas e contradições
Busca-se analisar os impactos dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores desenvolvido pelo Governo Federal a partir do ano 2001, no sentido de compreender as dimensões que perpassam a formação continuada de professores. Partiu-se do levantamento dos movimentos educacionais a partir do final do século XIX. Para tanto, realizou-se o estudo dentro de uma abordagem qualitativa. Com base em uma abordagem comparativa, a investigação revelou que os programas PROFA (2001), Pr...
Os sentidos e significados para jovens estudantes acerca das violências em uma escola do município de Rio Verde - Goiás
Esta investigação é uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), que objetivou apreender os sentidos e significados para estudantes acerca das violências vivenciadas na escola no município de Rio Verde. Esta investigação de caráter qualitativo se alicerça no método do materialismo histórico dialético e na perspectiva Sócio His...
As representações sociais de docentes universitários acerca das ferramentas online antes, durante e depois da pandemia da covid-19
Diante de um contexto marcado pela rápida transição para o ensino remoto devido à pandemia de covid-19, observou-se uma mudança nas práticas educacionais em decorrência da obrigatoriedade de continuidade do ensino. Com isso, surgiu a necessidade de compreender as representações sociais dos docentes em relação ao uso de ferramentas online antes, durante e depois da pandemia, para verificar se houve mudanças significativas na prática educacional. O presente estudo apresenta uma pesquisa bibliog...
Teoria da atividade de estudo e a recomposição da aprendizagem pós-pandemia: o projeto Revisa Goiás na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
A dissertação intitulada "Teoria da Atividade de Estudo e a Recomposição da Aprendizagem Pós-Pandemia: O Projeto Revisa Goiás na Perspectiva da Teoria do Ensino Desenvolvimental", vinculada à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objetivo principal identificar possíveis contribuições da teoria do Ensino Desenvolvimental para as estratégias de recomposição da aprendizagem pós-pandemia, implementadas pelo pr...
Os sentidos atribuídos por jovens ao patrimônio histórico da Cidade de Goiás - GO
Esta Dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. A questão central que se propõe responder com esse estudo é: qual o sentido que os jovens atribuem ao Patrimônio Cultural da Cidade de Goiás? Seu objetivo geral é desvelar as relações que um grupo de 40 jovens, alunos do Ensino Médio da escola pública estadual Lyceu de Goyaz Professor Alcides Jubé, estabelecem com ...
Organização e gestão escolar em instituições de educação infantil na perspectiva da teoria histórico-cultural
O presente estudo, realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, apresenta uma investigação sobre as formas de organização e gestão em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e seu impacto na aprendizagem e no desenvolvimento global das crianças, segundo a perspectiva da teoria histórico-cultural (THC). O problema da pesquisa consistiu em examinar se as práticas de organização e gestão existentes nas ...
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