Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5171
Tipo do documento: Tese
Título: Ensino remoto: as narrativas dos professores da educação básica do município de Rio Verde-GO
Título(s) alternativo(s): Remote teaching: the narratives of basic education teachers in the municipality of Rio Verde-GO
Autor: Jesus, Nívea Oliveira Couto de 
Primeiro orientador: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Primeiro membro da banca: Freitas Vaz , Duelci Aparecido de
Segundo membro da banca: Castro, Junior César Ferreira de
Terceiro membro da banca: Furtado, Alessandra Cristina
Quarto membro da banca: Carvalho, Isabel Borges
Resumo: A pesquisa tem por objeto de estudo o ensino remoto por meio das narrativas dos professores da educação básica do município de Rio Verde no Estado de Goiás. A tese visa contribuir com a ampliação dos estudos referentes à memória coletiva e individual ao transformar os relatos experienciais e relacionais em atos reflexivos críticos, propiciando um processo de construção de um caminho possível para se pensar na escola inovadora e um novo professor pós-pandemia. O recorte temporal foi de 2020 a 2023, período em que o ensino remoto se fez relevante para atender as necessidades educacionais vivenciadas durante e o pós-pandemia. O trabalho científico possibilita uma reflexão das narrativas dos professores como instrumento, por excelência, para sustentar a pesquisa na área da história da educação, principalmente, ao se pautar nas memórias do tempo presente. Dentre os autores que fundamentam a pesquisa teórica se destacam Benjamin (1994; 2006), Bosi (1994; 2003), Portelli (1997), Thompson (1998), Chartier (1990; 2002), Meihy (2011; 2002), Halbwachs (2013), Alberti (2013) e Pesavento (2015), utilizando-se dos pressupostos metodológicos da História Oral, da História Cultural e Memória. As narrativas contaram com entrevistas de professores que vivenciaram a implantação dessa modalidade de ensino durante o período pandêmico. Os dados coletados possibilitaram a elaboração do documento científico sobre o ensino remoto. Por esta razão, a pesquisa pautou-se nas seguintes indagações: Qual a relevância do ensino remoto vivenciado no período pandêmico? Como se deu o processo de ensino e aprendizagem? Houve prejuízos? De que modo a pandemia e o ensino remoto tornaram o ensino brasileiro ainda mais precário? Quais os principais desafios na área educacional pós-pandemia? É possível transformar as memórias experienciadas no ensino remoto em fontes primárias para futuras gerações entenderem o que foi esse momento da pandemia da Covid-19? Logo, os dados da pesquisa resultaram como pontos de reflexões sobre as questões referentes às desigualdades do acesso à educação, as práticas de ensino e aprendizagem e as condições do trabalho docente
Abstract: The research aims to study remote teaching through the narratives of elementary school teachers in the municipality of Rio Verde in the state of Goiás. The thesis aims to contribute to the expansion of studies related to collective and individual memory by transforming experiential and relational accounts into critical reflective acts, providing a process of constructing a possible path to think about the innovative school and a new post-pandemic teacher. The time frame was from 2020 to 2023, a period in which remote teaching became relevant to meet the educational needs experienced during and after the pandemic. The scientific work allows a reflection on the teachers' narratives as an instrument, par excellence, to support research in the area of the history of education, mainly, when based on the memories of the present time. Among the authors who support the theoretical research, Benjamin (1994; 2006), Bosi (1994; 2003), Portelli (1997), Thompson (1998), Chartier (1990; 2002), Meihy (2011; 2002), Halbwachs (2013), Alberti (2013) and Pesavento (2015) stand out, using the methodological assumptions of Oral History, Cultural History and Memory. The narratives included interviews with teachers who experienced the implementation of this teaching modality during the pandemic period. The data collected made it possible to prepare the scientific document on remote teaching. For this reason, the research was based on the following questions: What is the relevance of remote teaching experienced during the pandemic period? How did the teaching and learning process take place? Were there any losses? In what ways did the pandemic and remote teaching make Brazilian education even more precarious? What are the main challenges in the post-pandemic educational field? Is it possible to transform memories experienced in remote teaching into primary sources for future generations to understand what this moment of the Covid-19 pandemic was like? Therefore, the research data resulted in points of reflection on issues related to inequalities in access to education, teaching and learning practices, and the conditions of teaching work
Palavras-chave: Ensino remoto
Narrativas.
História cultural
História oral
Memória
Remote teaching
Narratives
Cultural history
Oral history
Memory
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: JESUS, Nívea Oliveira Couto de. Ensino remoto: as narrativas dos professores da educação básica do município de Rio Verde-GO. 2024. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5171
Data de defesa: 8-Nov-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nívea Oliveira Couto de Jesus.pdfTexto completo2,57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.