Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5194
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As escolas pioneiras da cidade de Trindade-GO: história e memória, identidade e cultura escolar |
Título(s) alternativo(s): | The pioneering schools of the city of Trindade-GO: history and memory, identity and school culture |
Autor: | Soares, Luciana Luiza da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de |
Primeiro membro da banca: | Mesquita, Maria das Graças Dutra |
Segundo membro da banca: | Afonso, Lucia Helena Rincon |
Terceiro membro da banca: | Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza |
Quarto membro da banca: | Gonçalves, Maria Célia da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, integra a Tese de Doutorado em Educação. Trata-se de uma pesquisa histórica, contribuindo para as pesquisas em História da Educação e para a área de História das Instituições Educacionais. O objeto da Tese é o pioneirismo educacional da cidade de Trindade - GO. Como objetivo geral, destaca-se pesquisar os vestígios, documentos e narrativas sobre a criação das escolas pioneiras. O recorte temporal elucida com a descoberta do medalhão do Divino Pai Eterno, ponto crucial da história da cidade de Trindade - GO, em 1840 e seguimos até 1970, ano que corresponde a implantação de muitas escolas no município. Minhas inquietações partem das seguintes indagações: Quem conhece a história da escola onde estudou ou estuda? Onde se encontram os documentos, registros e informações sobre elas? Trindade é uma cidade que tem seu valor histórico relacionado à fé ao Divino Pai Eterno e, portanto, grande influenciadora nas fundações das unidades escolares, principalmente nos nomes delas, sendo na maioria nomes de padres ou santos católicos. Este é um estudo qualitativo, cujo corpus escrito baseia-se na coleta, organização e levantamento de uma variedade de documentos provenientes de arquivos públicos e privados relacionados ao tema e ao período especificado na pesquisa. Para a elaboração da narrativa histórica, além dos documentos catalogados, foi criado um corpus oral através da metodologia da História Oral, que forneceu fontes orais selecionadas através do levantamento dos indivíduos envolvidos na história da instituição e que compartilharam suas recordações. Partindo do pressuposto que são poucos os estudos que registram a história e memória da educação e das instituições escolares da cidade, pretende-se desenvolver uma pesquisa de modo exploratório, mais subjetivo do objeto analisado, estudando particularidades, experiências, a história de professores(as) pioneiros, cujo destaque a professora Iraci Borges. Sob a perspectiva teórica e metodológica da História Cultural, a Tese busca entender a evolução histórica das escolas pioneiras, através das recordações de seus membros, da sua cultura educacional e de sua integração na comunidade local e regional. Este estudo está dividido em quatro capítulos: o primeiro é intitulado Os percursos metodológicos da pesquisa, demonstrando a construção da trajetória profissional, a produção do conhecimento como fonte documental e os corpus oral e escrito e sua importância na História da Educação; o segundo intitulado Edificação do cenário das escolas pioneiras, explorando o olhar histórico do pioneirismo escolar no mundo e no Brasil, a edificação do espaço das escolas pioneiras de Goiás; o terceiro capítulo tem como título: Traços do cenário da criação das escolas pioneiras do município de Trindade-GO, trazendo a história da Capital da fé e sua relação com o aspecto educacional, as escolas pioneiras extintas e a trajetória das escolas mais antigas existentes; no quarto capítulo intitulado Tempos e espaços de memória dos professores pioneiros, Iraci Borges: cortes e recortes de uma vida dedicada à educação a cultura escolar na vida o cenário atual da educação do município. Em seguida são as considerações finais, quando exibimos as reflexões sobre todo o estudo. As pesquisas e análise das fontes permitiram entender que precisamos conhecer nossas raízes, nossa história, pois dela se manifesta nossa identidade e a escola tem suas raízes históricas de grande relevância para nossa cultura e o conhecimento da comunidade, proporcionando ampliar conhecimentos sobre a História da Educação |
Abstract: | This research, linked to the research line Education, Society and culture of The Graduate Program in education of the Pontifical Catholic University of Goiás, integrates the doctoral thesis in education. It is a historical research, contributing to research in the history of Education and the area of history of Educational Institutions. The object of the thesis is the educational pioneering of the city of Trindade - GO. As a general objective, it stands out to research the remains, documents and narratives about the creation of Pioneer Schools. The time frame elucidates with the discovery of the medallion of the Divine Eternal Father, a crucial point in the history of the city of Trindade - GO, in 1840 and we continue until 1970, the year that corresponds to the implementation of many schools in the municipality. My concerns stem from the following questions: Who knows the history of the school where he studied or studies? Where are the documents, records and information about them? Trindade is a city that has its historical value related to faith in the Divine Eternal Father and, therefore, a great influence on the foundations of school units, especially in their names, being mostly names of Catholic priests or Saints. This is a qualitative study, the written corpus of which is based on the collection, organization and survey of a variety of documents coming from public and private archives related to the topic and period specified in the research. For the elaboration of the historical narrative, in addition to the cataloged documents, an oral corpus was created through the Oral History methodology, which provided oral sources selected through the survey of individuals involved in the history of the institution and who shared their memories. Based on the assumption that there are few studies that record the history and memory of education and school institutions in the city, it is intended to develop an exploratory research, more subjective of the analyzed object, studying particularities, experiences, the history of Pioneer teachers, whose highlight professor Iraci Borges. From the theoretical and methodological perspective of Cultural history, the thesis seeks to understand the historical evolution of Pioneer Schools, through the memories of its members, their educational culture and their integration into the local and regional community. This study is divided into four chapters: the first is entitled The methodological paths of the research, demonstrating the construction of the professional trajectory, the production of knowledge as a documentary source and the oral and written corpus and its importance in the history of Education; the second chapter entitled Building the scenario of Pioneer Schools, exploring the historical view of school pioneering in the world and in Brazil, the construction of the space of Pioneer Schools in Goiás; the third chapter is entitled: traces of the scenario of the creation of Pioneer Schools in the municipality of Trindade-GO, bringing the history of the capital of faith and its relationship with the educational aspect, the extinct pioneer schools and the trajectory of the oldest existing schools; in the fourth chapter entitled Times and spaces of memory of Pioneer teachers, Iraci Borges: cuts and clippings of a life dedicated to education the school culture in life the current scenario of Municipal Education. Next are the final considerations, when we display the reflections on the entire study. The research and analysis of the sources allowed us to understand that we need to know our roots, our history, because it manifests our identity and the school has its historical roots of great relevance to our culture and the knowledge of the community, providing expand knowledge about the history of Education |
Palavras-chave: | Pioneirismo educacional História e memória Cultura escolar História da educação Educational pioneering History and memory School culture History of education |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | SOARES, Luciana Luiza da Silva. As escolas pioneiras da cidade de Trindade-GO: história e memória, identidade e cultura escolar. 2025. 182 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5194 |
Data de defesa: | 13-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Luiza da Silva Soares.pdf | Texto completo | 13,44 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.