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Tipo do documento: Tese
Título: O trabalho dos técnicos administrativos em educação no âmbito da universidade pública e os impactos da reforma da previdência
Título(s) alternativo(s): The work of administrative technicians in education within the public university and the impacts of pension reform
Autor: Kokrda, Diana Alves de Rezende 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Zanatta, Beatriz Aparecida
Segundo membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Terceiro membro da banca: Poletto, Lizandro
Quarto membro da banca: Miranda, Monike Hyasmin Gomes
Resumo: A presente pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/GOIÁS). Tem como tema o Trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no Âmbito da Universidade Pública e os Impactos da Reforma da Previdência, abrangendo o período de 2012 a 2022. O estudo busca apreender as disputas e embates ocorridos nesse movimento histórico, considerando as múltiplas determinações das reformas neoliberais no capitalismo financeiro que impactam a vida dos trabalhadores/as, especialmente os da educação. A análise fundamenta-se na perspectiva do materialismo histórico-dialético, com o objetivo de analisar a precarização do trabalho dos TAEs e os efeitos da reforma previdenciária nas suas condições de vida e trabalho. O estudo revelou que os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), mesmo aqueles com títulos de mestrado ou doutorado, não recebem o devido reconhecimento, especialmente em comparação com outras carreiras semelhantes no serviço público. Isso resulta em desvantagens salariais, precarização, intensificação e superexploração da força de trabalho. Em relação à Reforma da Previdência, dois dos principais impactos desastrosos são que os trabalhadores/as terão que trabalhar por mais tempo e se aposentar com salários reduzidos, enquanto suas famílias ficam desamparadas devido à redução, pela metade, do benefício de pensão por morte. Contexto que expõe a verdadeira face de um Estado neoliberal de extrema-direita que favorece o capital. O estudo evidencia que o neoliberalismo, como modelo de economia de mercado, intensifica os níveis de exploração, precarização e desvalorização dos trabalhadores/as, particularmente na área da educação. Esta pesquisa destaca, ainda, a importância do engajamento, da resistência e da luta organizada dos trabalhadores/as contra o desmonte da educação pública e contra a perda de direitos historicamente conquistados
Abstract: This research is linked to the State, Policies and Educational Institutions Research Line of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PPGE/GOIÁS). Its theme was the Work of Administrative Technicians in Education (ATEs) within the Scope of the Public University and the Impacts of the Pension Reform, covering the period from 2012 to 2022. The study seeks to understand the disputes and clashes that occurred in this historical movement, considering the multiple determinations of the reforms neoliberals in financial capitalism that impact the lives of workers, especially those in education. The analysis is based on the perspective of historical-dialectical materialism, with the objective of analyzing the precariousness of the work of TAEs and the effects of the pension reform on their living and working conditions. The study revealed that Administrative Education Technicians (TAEs), even those with master's or doctorate degrees, do not receive due recognition, especially in comparison to other similar careers in the public service. This results in wage disadvantages, precariousness, intensification and overexploitation of the workforce. Regarding the Pension Reform, one of the main impacts is that workers will have to work longer and retire with reduced wages, while their families will be left destitute due to the halving of the death pension. This scenario exposes the true face of a far-right neoliberal state that favors capital. The study shows that neoliberalism, as a market economy model, intensifies the levels of exploitation, precariousness and devaluation of workers, particularly in the area of education. The research highlights the importance of engagement, resistance and the organized struggle of workers against the dismantling of public education and the loss of historically won rightss
Palavras-chave: Educação.
Trabalho
Técnicos administrativos
Previdência
Education
Work
Administrative technicians
Pension
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: KOKRDA, Diana Alves de Rezende. O trabalho dos técnicos administrativos em educação no âmbito da universidade pública e os impactos da reforma da previdência. 2024. 159 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5131
Data de defesa: 23-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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