Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5145
Tipo do documento: Tese
Título: Teoria crítica frankfurtiana e o rock and roll: resistência ao conformismo e à pseudoformação?
Título(s) alternativo(s): Frankfurt critical theory and rock and roll: resistance to conformism and pseudoformation?
Autor: Lima, Marco Antônio Oliveira 
Primeiro orientador: Scarel, Estelamaris Brant
Primeiro membro da banca: Almeida, Liliane Barros de
Segundo membro da banca: Santos, Jussimária Almeida dos
Terceiro membro da banca: Costa, Cristiano Aparecido da
Quarto membro da banca: Cezário, Maria Angélica
Resumo: Este trabalho de cunho teórico, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, fundamentando-se em Adorno (1986), Adorno (1989), Adorno (1995), Adorno (2004), Adorno (2011), Adorno (2012), dentre outros, objetiva compreender o Rock and Roll à luz do método dialético da Teoria Crítica frankfurtiana em interface com o processo formativo, considerando-se os desafios postos pela Indústria Cultural na atualidade. Nessa perspectiva, investiga se o Rock and Roll contribui para a resistência ao conformismo e à pseudoformação frente à Indústria Cultural. Assim, a pesquisa está estruturada em três capítulos que estabelecem uma inter-relação. O primeiro reflete sobre os aspectos históricos relativos à Escola de Frankfurt, a Indústria Cultural e o Rock and Roll. O segundo, busca conhecer os elementos contraditórios subjacentes ao Rock and Roll e à Indústria Cultural em conexão com o Rock. O terceiro aponta os impactos trazidos pela Indústria Cultural ao processo formativo dos indivíduos. Infere-se, a partir do referencial teórico estudado, que os indivíduos somente resistirão às sutilezas da Indústria Cultural, que também estão presentes no Rock, e à pseudoformação engendrada pela mesma, por meio de uma educação que dialogue com a estética (Schiller, 2010; Adorno, 2011), com vistas à autorreflexão crítica (Adorno, 2012), condição fundamental para que os sujeitos alcancem a emancipação e, assim, sejam capazes da autonomia para tomarem as próprias decisões (Kant, 2005
Abstract: This theoretical research, associated to the Education, Society and Culture Research Line, of the Postgraduate Program in Education - PPGE at PUC Goiás, based on Adorno (1986), Adorno (1989), Adorno (1995), Adorno (2004), Adorno (2011), Adorno (2012), among other authors, aims to understand Rock and Roll in the light of the dialectical method of Frankfurt's Critical Theory in interface with the formative process, considering the challenges presented by the Cultural Industry in current society. From this perspective, it investigates whether Rock and Roll contributes to resistance to conformism and pseudoeducation in the Cultural Industry. Thus, the research is structured into three chapters that establish an interrelationship. The first reflects on historical aspects relating to the Frankfurt School, the Cultural Industry and Rock and Roll. The second seeks to understand the contradictory elements underlying Rock and Roll and the Cultural Industry in connection with Rock and Roll. The third points out the impacts brought by the Cultural Industry to the formative process of individuals. It is inferred, from the theoretical framework studied, that individuals will only resist the subtleties of the Cultural Industry, which are also present in Rock and Roll, and the pseudo-education engendered by it, through an education that dialogues with aesthetics (Schiller, 2010; Adorno, 2011), with a view to critical self-reflection (Adorno, 2012), a fundamental condition for subjects to achieve emancipation and, thus, be capable of autonomy to make their own decisions (Kant, 2005)
Palavras-chave: Teoria crítica Frankfurtiana
Rock and roll
Indústria cultural
Autorreflexão crítica
Emancipação
Frankfurt critical theory
Cultural Industry
Critical self-reflection
Emancipation
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: LIMA, Marco Antônio Oliveira. Teoria crítica frankfurtiana e o rock and roll: resistência ao conformismo e à pseudoformação?. 2024. 232 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5145
Data de defesa: 23-Set-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marco Antônio Oliveira Lima.pdfTexto completo1,82 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.