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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5145
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Teoria crítica frankfurtiana e o rock and roll: resistência ao conformismo e à pseudoformação? |
Título(s) alternativo(s): | Frankfurt critical theory and rock and roll: resistance to conformism and pseudoformation? |
Autor: | Lima, Marco Antônio Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Scarel, Estelamaris Brant |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Liliane Barros de |
Segundo membro da banca: | Santos, Jussimária Almeida dos |
Terceiro membro da banca: | Costa, Cristiano Aparecido da |
Quarto membro da banca: | Cezário, Maria Angélica |
Resumo: | Este trabalho de cunho teórico, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE da PUC Goiás, fundamentando-se em Adorno (1986), Adorno (1989), Adorno (1995), Adorno (2004), Adorno (2011), Adorno (2012), dentre outros, objetiva compreender o Rock and Roll à luz do método dialético da Teoria Crítica frankfurtiana em interface com o processo formativo, considerando-se os desafios postos pela Indústria Cultural na atualidade. Nessa perspectiva, investiga se o Rock and Roll contribui para a resistência ao conformismo e à pseudoformação frente à Indústria Cultural. Assim, a pesquisa está estruturada em três capítulos que estabelecem uma inter-relação. O primeiro reflete sobre os aspectos históricos relativos à Escola de Frankfurt, a Indústria Cultural e o Rock and Roll. O segundo, busca conhecer os elementos contraditórios subjacentes ao Rock and Roll e à Indústria Cultural em conexão com o Rock. O terceiro aponta os impactos trazidos pela Indústria Cultural ao processo formativo dos indivíduos. Infere-se, a partir do referencial teórico estudado, que os indivíduos somente resistirão às sutilezas da Indústria Cultural, que também estão presentes no Rock, e à pseudoformação engendrada pela mesma, por meio de uma educação que dialogue com a estética (Schiller, 2010; Adorno, 2011), com vistas à autorreflexão crítica (Adorno, 2012), condição fundamental para que os sujeitos alcancem a emancipação e, assim, sejam capazes da autonomia para tomarem as próprias decisões (Kant, 2005 |
Abstract: | This theoretical research, associated to the Education, Society and Culture Research Line, of the Postgraduate Program in Education - PPGE at PUC Goiás, based on Adorno (1986), Adorno (1989), Adorno (1995), Adorno (2004), Adorno (2011), Adorno (2012), among other authors, aims to understand Rock and Roll in the light of the dialectical method of Frankfurt's Critical Theory in interface with the formative process, considering the challenges presented by the Cultural Industry in current society. From this perspective, it investigates whether Rock and Roll contributes to resistance to conformism and pseudoeducation in the Cultural Industry. Thus, the research is structured into three chapters that establish an interrelationship. The first reflects on historical aspects relating to the Frankfurt School, the Cultural Industry and Rock and Roll. The second seeks to understand the contradictory elements underlying Rock and Roll and the Cultural Industry in connection with Rock and Roll. The third points out the impacts brought by the Cultural Industry to the formative process of individuals. It is inferred, from the theoretical framework studied, that individuals will only resist the subtleties of the Cultural Industry, which are also present in Rock and Roll, and the pseudo-education engendered by it, through an education that dialogues with aesthetics (Schiller, 2010; Adorno, 2011), with a view to critical self-reflection (Adorno, 2012), a fundamental condition for subjects to achieve emancipation and, thus, be capable of autonomy to make their own decisions (Kant, 2005) |
Palavras-chave: | Teoria crítica Frankfurtiana Rock and roll Indústria cultural Autorreflexão crítica Emancipação Frankfurt critical theory Cultural Industry Critical self-reflection Emancipation |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | LIMA, Marco Antônio Oliveira. Teoria crítica frankfurtiana e o rock and roll: resistência ao conformismo e à pseudoformação?. 2024. 232 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5145 |
Data de defesa: | 23-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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