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Tipo do documento: Tese
Título: Entre a dor e o amor: parentalidades lésbicas, cidadania íntima e sociabilidades infantis na educação
Título(s) alternativo(s): Between pain and love: lesbian parenting, intimate citizenship and children's sociabilities in education
Autor: Ribeiro, Daniela Maroja 
Primeiro orientador: Siqueira, Romilson Martins
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Segundo membro da banca: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Terceiro membro da banca: Neves Júnior, Mário Martins
Quarto membro da banca: Coutinho, Angela Maria Scalabrin
Resumo: O presente estudo, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás, na linha "Educação, Sociedade e Cultura", objetiva investigar, sob as perspectivas intergeracional (crianças e suas mães) e intrageracional (criança e seus pares), a relação de crianças filhas de duas mães com a educação recebida em família e tensionada com as sociabilidades da/na escola e em sociedade. Para isso, a investigação parte de um diálogo interdisciplinar entre Educação, Psicologia Social e a Sociologia Crítica a partir do campo de Estudos da Infância e realiza um mapeamento das dialéticas constituintes da cidadania íntima das crianças, a partir do aspecto relacional, que é marcado tanto por ações e omissões, quanto por excessos e faltas. A partir da escolha epistemológica por uma abordagem feminista decolonial e não adultocentrada, sustentada pela triangulação de dados, a produção de dados é composta por: 1) levantamento bibliográfico com o mapeamento de trabalhos centrados na escuta das professoras/escolas sobre o tema; 2) pesquisa empírica com a escuta de três crianças e suas mães; 3) análise digital de dois perfis da rede social Instagram (@marcelatiboni e @frasesdecriancas), que apresentam questões cotidianas sobre a temática, tendo as crianças como protagonistas. O estudo conclui que a relação triangular entre parentalidade lésbica, criança e escola pode produzir tanto uma educação democrática e afetuosa, pautada na visibilidade, diálogos e reconhecimento de competência, autonomia, negociação e transformação por parte das crianças, em uma visão participativa; quanto uma educação não democrática e adultocêntrica, produzindo invisibilidades, silenciamentos, ocultamentos, assujeitamentos e violências no processo de constituição de subjetividades, em uma visão supostamente protetiva das crianças
Abstract: This study, carried out within the line of research "Education, Society and Culture" of the Postgraduate Program in Education at PUC-Goiás, aims to investigate the relations between children who have two mothers and the education they received in their families, alongside their sociabilities at school and in society, from a perspective of intergenerational (children and their mothers) and intragenerational (children and their peers) relationships. The theorical foundations of the investigation start from an interdisciplinary dialogue between Education, Social Psychology and Critical Sociology from the field of Childhood Studies and the investigation maps the dialectic dynamics that constitute the intimate citizenship of children, from a relational aspect, which is marked by both actions and omissions, as well as by excesses and absences. Based on the epistemological choice for a decolonial and non-adult-centered feminist approach, supported by data triangulation, the corpus is composed of: 1) bibliographic survey of research centered on listening teachers/schools on the topic; 2) empirical research with three children and their mothers; 3) digital analysis of two Instagram profiles (@marcelatiboni and @frasesdecriancas) that present everyday issues on the subject, with children as protagonists. The study concludes that this triangular relationship (lesbian parenting-child-school) can produce both a democratic and affectionate education, guided by visibility, dialogue, and recognition of competence, autonomy, negotiation, and transformation, in a participatory vision; and a non- democratic and adult-centric education, producing invisibilities, silences, concealment, subjection and violence, in a supposedly protective vision of children
Palavras-chave: Maternidade lésbica
Educação para a diversidade
Cidadania infantil
Relações geracionais
Lesbian motherhood
Education for diversity
Child citizenship
Generational relationships
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: RIBEIRO, Daniela Maroja. Entre a dor e o amor: parentalidades lésbicas, cidadania íntima e sociabilidades infantis na educação. 2025. 262 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5195
Data de defesa: 17-Fev-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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