Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ribeiro, Daniela Maroja | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7606379937325867 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Siqueira, Romilson Martins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9733311215027749 | eng |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Divino de Jesus da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2861290567624956 | eng |
dc.contributor.referee2 | Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3964764329397271 | eng |
dc.contributor.referee3 | Neves Júnior, Mário Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9616398931458952 | eng |
dc.contributor.referee4 | Coutinho, Angela Maria Scalabrin | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3002391361746980 | eng |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T21:21:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-17 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Daniela Maroja. Entre a dor e o amor: parentalidades lésbicas, cidadania íntima e sociabilidades infantis na educação. 2025. 262 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2025. | eng |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5195 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás, na linha "Educação, Sociedade e Cultura", objetiva investigar, sob as perspectivas intergeracional (crianças e suas mães) e intrageracional (criança e seus pares), a relação de crianças filhas de duas mães com a educação recebida em família e tensionada com as sociabilidades da/na escola e em sociedade. Para isso, a investigação parte de um diálogo interdisciplinar entre Educação, Psicologia Social e a Sociologia Crítica a partir do campo de Estudos da Infância e realiza um mapeamento das dialéticas constituintes da cidadania íntima das crianças, a partir do aspecto relacional, que é marcado tanto por ações e omissões, quanto por excessos e faltas. A partir da escolha epistemológica por uma abordagem feminista decolonial e não adultocentrada, sustentada pela triangulação de dados, a produção de dados é composta por: 1) levantamento bibliográfico com o mapeamento de trabalhos centrados na escuta das professoras/escolas sobre o tema; 2) pesquisa empírica com a escuta de três crianças e suas mães; 3) análise digital de dois perfis da rede social Instagram (@marcelatiboni e @frasesdecriancas), que apresentam questões cotidianas sobre a temática, tendo as crianças como protagonistas. O estudo conclui que a relação triangular entre parentalidade lésbica, criança e escola pode produzir tanto uma educação democrática e afetuosa, pautada na visibilidade, diálogos e reconhecimento de competência, autonomia, negociação e transformação por parte das crianças, em uma visão participativa; quanto uma educação não democrática e adultocêntrica, produzindo invisibilidades, silenciamentos, ocultamentos, assujeitamentos e violências no processo de constituição de subjetividades, em uma visão supostamente protetiva das crianças | eng |
dc.description.abstract | This study, carried out within the line of research "Education, Society and Culture" of the Postgraduate Program in Education at PUC-Goiás, aims to investigate the relations between children who have two mothers and the education they received in their families, alongside their sociabilities at school and in society, from a perspective of intergenerational (children and their mothers) and intragenerational (children and their peers) relationships. The theorical foundations of the investigation start from an interdisciplinary dialogue between Education, Social Psychology and Critical Sociology from the field of Childhood Studies and the investigation maps the dialectic dynamics that constitute the intimate citizenship of children, from a relational aspect, which is marked by both actions and omissions, as well as by excesses and absences. Based on the epistemological choice for a decolonial and non-adult-centered feminist approach, supported by data triangulation, the corpus is composed of: 1) bibliographic survey of research centered on listening teachers/schools on the topic; 2) empirical research with three children and their mothers; 3) digital analysis of two Instagram profiles (@marcelatiboni and @frasesdecriancas) that present everyday issues on the subject, with children as protagonists. The study concludes that this triangular relationship (lesbian parenting-child-school) can produce both a democratic and affectionate education, guided by visibility, dialogue, and recognition of competence, autonomy, negotiation, and transformation, in a participatory vision; and a non- democratic and adult-centric education, producing invisibilities, silences, concealment, subjection and violence, in a supposedly protective vision of children | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2025-06-12T21:21:20Z No. of bitstreams: 1 Daniela Maroja Ribeiro.pdf: 15475884 bytes, checksum: 75d2f704e1c21fc8a3a3b91e087c7539 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-06-12T21:21:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela Maroja Ribeiro.pdf: 15475884 bytes, checksum: 75d2f704e1c21fc8a3a3b91e087c7539 (MD5) Previous issue date: 2025-02-17 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17222/Daniela%20Maroja%20Ribeiro.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Escola de Formação de Professores e Humanidades | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Maternidade lésbica | por |
dc.subject | Educação para a diversidade | por |
dc.subject | Cidadania infantil | por |
dc.subject | Relações geracionais | por |
dc.subject | Lesbian motherhood | eng |
dc.subject | Education for diversity | eng |
dc.subject | Child citizenship | eng |
dc.subject | Generational relationships | eng |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | eng |
dc.title | Entre a dor e o amor: parentalidades lésbicas, cidadania íntima e sociabilidades infantis na educação | eng |
dc.title.alternative | Between pain and love: lesbian parenting, intimate citizenship and children's sociabilities in education | eng |
dc.type | Tese | eng |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniela Maroja Ribeiro.pdf | Texto completo | 15,11 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.