Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Daniela Maroja-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7606379937325867eng
dc.contributor.advisor1Siqueira, Romilson Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749eng
dc.contributor.referee1Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee2Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271eng
dc.contributor.referee3Neves Júnior, Mário Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9616398931458952eng
dc.contributor.referee4Coutinho, Angela Maria Scalabrin-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002391361746980eng
dc.date.accessioned2025-06-12T21:21:20Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Daniela Maroja. Entre a dor e o amor: parentalidades lésbicas, cidadania íntima e sociabilidades infantis na educação. 2025. 262 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2025.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5195-
dc.description.resumoO presente estudo, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Goiás, na linha "Educação, Sociedade e Cultura", objetiva investigar, sob as perspectivas intergeracional (crianças e suas mães) e intrageracional (criança e seus pares), a relação de crianças filhas de duas mães com a educação recebida em família e tensionada com as sociabilidades da/na escola e em sociedade. Para isso, a investigação parte de um diálogo interdisciplinar entre Educação, Psicologia Social e a Sociologia Crítica a partir do campo de Estudos da Infância e realiza um mapeamento das dialéticas constituintes da cidadania íntima das crianças, a partir do aspecto relacional, que é marcado tanto por ações e omissões, quanto por excessos e faltas. A partir da escolha epistemológica por uma abordagem feminista decolonial e não adultocentrada, sustentada pela triangulação de dados, a produção de dados é composta por: 1) levantamento bibliográfico com o mapeamento de trabalhos centrados na escuta das professoras/escolas sobre o tema; 2) pesquisa empírica com a escuta de três crianças e suas mães; 3) análise digital de dois perfis da rede social Instagram (@marcelatiboni e @frasesdecriancas), que apresentam questões cotidianas sobre a temática, tendo as crianças como protagonistas. O estudo conclui que a relação triangular entre parentalidade lésbica, criança e escola pode produzir tanto uma educação democrática e afetuosa, pautada na visibilidade, diálogos e reconhecimento de competência, autonomia, negociação e transformação por parte das crianças, em uma visão participativa; quanto uma educação não democrática e adultocêntrica, produzindo invisibilidades, silenciamentos, ocultamentos, assujeitamentos e violências no processo de constituição de subjetividades, em uma visão supostamente protetiva das criançaseng
dc.description.abstractThis study, carried out within the line of research "Education, Society and Culture" of the Postgraduate Program in Education at PUC-Goiás, aims to investigate the relations between children who have two mothers and the education they received in their families, alongside their sociabilities at school and in society, from a perspective of intergenerational (children and their mothers) and intragenerational (children and their peers) relationships. The theorical foundations of the investigation start from an interdisciplinary dialogue between Education, Social Psychology and Critical Sociology from the field of Childhood Studies and the investigation maps the dialectic dynamics that constitute the intimate citizenship of children, from a relational aspect, which is marked by both actions and omissions, as well as by excesses and absences. Based on the epistemological choice for a decolonial and non-adult-centered feminist approach, supported by data triangulation, the corpus is composed of: 1) bibliographic survey of research centered on listening teachers/schools on the topic; 2) empirical research with three children and their mothers; 3) digital analysis of two Instagram profiles (@marcelatiboni and @frasesdecriancas) that present everyday issues on the subject, with children as protagonists. The study concludes that this triangular relationship (lesbian parenting-child-school) can produce both a democratic and affectionate education, guided by visibility, dialogue, and recognition of competence, autonomy, negotiation, and transformation, in a participatory vision; and a non- democratic and adult-centric education, producing invisibilities, silences, concealment, subjection and violence, in a supposedly protective vision of childreneng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2025-06-12T21:21:20Z No. of bitstreams: 1 Daniela Maroja Ribeiro.pdf: 15475884 bytes, checksum: 75d2f704e1c21fc8a3a3b91e087c7539 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-12T21:21:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniela Maroja Ribeiro.pdf: 15475884 bytes, checksum: 75d2f704e1c21fc8a3a3b91e087c7539 (MD5) Previous issue date: 2025-02-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17222/Daniela%20Maroja%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMaternidade lésbicapor
dc.subjectEducação para a diversidadepor
dc.subjectCidadania infantilpor
dc.subjectRelações geracionaispor
dc.subjectLesbian motherhoodeng
dc.subjectEducation for diversityeng
dc.subjectChild citizenshipeng
dc.subjectGenerational relationshipseng
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleEntre a dor e o amor: parentalidades lésbicas, cidadania íntima e sociabilidades infantis na educaçãoeng
dc.title.alternativeBetween pain and love: lesbian parenting, intimate citizenship and children's sociabilities in educationeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Maroja Ribeiro.pdfTexto completo15,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.