Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5142
Tipo do documento: Tese
Título: O direito à literatura negro-brasileira na educação infantil: descolonizando saberes : análise do PNLD literário 2018 e 2022
Título(s) alternativo(s): The right to black-Brazilian literature in early childhood education: decolonizing knowledge: analysis of the literary PNLD 2018 and 2022
Autor: Arnhold, Meire Helen Ferreira Silva 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Segundo membro da banca: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Terceiro membro da banca: Gomes, Marcilene Pelegrine
Quarto membro da banca: Carvalho, Thaís Regina de
Resumo: Esta tese integra a linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Historicamente os saberes escolares foram baseados em currículos eurocêntricos e embranquecidos que além de marginalizar, silenciar e anular os saberes não hegemônicos, reproduziu uma sociedade hierarquizada e de classes extremamente desiguais. A Lei n.º 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Parecer n.º 001/2004) contestam a violência simbólica e material desse currículo univocal ao tornar obrigatório a educação para as relações étnico-raciais e o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nos sistemas educacionais e pressionar uma mudança no mercado editorial da literatura destinada ao leitor infantil na qual as infâncias negras começam a ser representadas positivamente. A Lei n.º 10.639/03 e as Diretrizes (Brasil, 2024) exigem a descolonização de saberes sobre os negros, perpassando pela justiça curricular (Gomes, 2023) materializada, também, pelas políticas de leitura e distribuição de livros literários a partir da Educação Infantil em todo território nacional. Logo, após 20 anos da Lei n.º 10.639/03, as representações culturais e estéticas presentes nos acervos de leitura que as crianças leem e que as professoras leem com as crianças nas instituições de educação infantil operam para a promoção da igualdade racial ou para a reprodução de hierarquias raciais? O objetivo desta pesquisa de Doutorado foi investigar se nos acervos de leitura literária disponibilizados às crianças nas instituições de educação infantil pelo Plano Nacional do Livro e Material Didático (PNLD Literário) de 2018 e de 2022 há a presença da literatura negro-brasileira para crianças, ou seja, se encontramos nos acervos literários as infâncias negras e as representações culturais e estéticas da cultura africana e afro-brasileira. Isto é, material que possibilite a ruptura dos discursos hegemônicos eurocêntricos e a descolonização de saberes de crianças negras e não negras. Este estudo realiza um esforço epistemológico de diálogo entre intelectuais que tratam da relação raça e classe a partir do materialismo histórico-dialético e os estudiosos que tratam da mesma relação sob a perspectiva dos estudos decoloniais, evidenciando as vozes e perspectivas dos pesquisadores negros. A análise dos editais e acervos do PNLD Literário 2018 e 2022 apresenta que a Literatura Negro-brasileira para Crianças no PNLD Literário para a Educação Infantil, ou seja, as infâncias negras, as representações culturais e estéticas africanos e afro-brasileiros após duas décadas da Lei n.º 10.639/03 estão sub-representados nos espaços da educação infantil (1,8% das obras). Apesar das fissuras e da presença do protagonismo negro tanto na autoria quanto nos projetos estéticos das obras literárias impulsionados pela luta do movimento negro, pela Lei n.º 10.639/03 e pelas Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Parecer nº 001/2004), há o favorecimento da reprodução das hierarquias raciais, das desigualdades raciais e educacionais dentro e fora das instituições desde a creche
Abstract: This thesis is part of the research line State, Policies and Educational Institutions, of the Doctorate in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC-GO). Historically, school knowledge was based on Eurocentric and whitened curricula which, in addition to marginalizing, silencing and nullifying non-hegemonic knowledge, reproduced a hierarchical society with extremely unequal classes. Law No. 10,639/03 and the Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (Opinion No. 001/2004) directly contest the symbolic and material violence of this univocal curriculum by making education for ethnic-racial relations and the teaching of history mandatory and African and Afro-Brazilian culture in educational systems and press for a change in the publishing market of literature aimed at children's readers in which black childhoods begin to be represented in a positive way. Law 10,639/03 and the Guidelines require the decolonization of knowledge about black people, which directly permeates curricular justice (Gomes, 2023) also materialized by the reading and distribution policies of literary books since Early Childhood Education throughout the national territory. After all, after 20 years of Law No. 10,639/03, the cultural and aesthetic models present in the reading collections that children read and those teachers read with children in early childhood education institutions operate to promote racial equality or to reproduce of racial hierarchies? The objective of this Doctoral research was to investigate whether in the literary reading collections made available to children in early childhood education institutions by the National Book and Teaching Material Plan (PNLD) of 2018 and 2022 there is the presence of black-Brazilian literature for children, or that is, if we find in literature black childhoods and the cultural and aesthetic models of African and Afro-Brazilian culture that enable the rupture of hegemonic Eurocentric discourses and the decolonization of knowledge of black and non-black children.º This thesis makes an epistemological effort of dialogue between intellectuals who deal with the relationship between race and class from historicaldialectical materialism and intellectuals who deal with the relationship between race and class from the perspective of decolonial studies, highlighting the voices and perspectives of black intellectuals. The analysis of the notices and collections of the PNLD Literary 2018 and 2022 shows that Black Brazilian Literature for Children in the PNLD Literary for Early Childhood Education, that is, black childhoods, African and Afro-Brazilian cultural and aesthetic models after 20 years of the Law 10.639/03 are underrepresented in early childhood education spaces (1.8% of works), indicating, despite the fissures and the presence of black protagonism both in the authorship and in the aesthetic projects of literary works driven by the struggle of the black movement, for Law 10,639/03 and the Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and Teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture (Opinion No. 001/2004), there is a favoring of the reproduction of racial hierarchies, racial and educational inequalities within and outside institutions since daycare
Palavras-chave: Políticas de leitura na educação Infantil
Direito à literatura
Literatura Infantil negro-brasileira
Descolonização de saberes
ReadingPolicies in early childhood education
Right to literature
Black-Brazilian children's literature
Decolonization of knowledge
Área(s) do CNPq: Ciência Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: ARNHOLD, Meire Helen Ferreira Silva. O direito à literatura negro-brasileira na educação infantil: descolonizando saberes : análise do PNLD literário 2018 e 2022. 2024. 167 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5142
Data de defesa: 19-Ago-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Meire Helen Ferreira Silva Arnhold.pdfTexto completo10,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.