Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArnhold, Meire Helen Ferreira Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8543950547413343eng
dc.contributor.advisor1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579eng
dc.contributor.referee1Afonso, Lucia Helena Rincon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170eng
dc.contributor.referee2Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964764329397271eng
dc.contributor.referee3Gomes, Marcilene Pelegrine-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5331483162797865eng
dc.contributor.referee4Carvalho, Thaís Regina de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9012110153610792eng
dc.date.accessioned2024-12-18T22:25:54Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationARNHOLD, Meire Helen Ferreira Silva. O direito à literatura negro-brasileira na educação infantil: descolonizando saberes : análise do PNLD literário 2018 e 2022. 2024. 167 fl. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5142-
dc.description.resumoEsta tese integra a linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Historicamente os saberes escolares foram baseados em currículos eurocêntricos e embranquecidos que além de marginalizar, silenciar e anular os saberes não hegemônicos, reproduziu uma sociedade hierarquizada e de classes extremamente desiguais. A Lei n.º 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais (Parecer n.º 001/2004) contestam a violência simbólica e material desse currículo univocal ao tornar obrigatório a educação para as relações étnico-raciais e o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nos sistemas educacionais e pressionar uma mudança no mercado editorial da literatura destinada ao leitor infantil na qual as infâncias negras começam a ser representadas positivamente. A Lei n.º 10.639/03 e as Diretrizes (Brasil, 2024) exigem a descolonização de saberes sobre os negros, perpassando pela justiça curricular (Gomes, 2023) materializada, também, pelas políticas de leitura e distribuição de livros literários a partir da Educação Infantil em todo território nacional. Logo, após 20 anos da Lei n.º 10.639/03, as representações culturais e estéticas presentes nos acervos de leitura que as crianças leem e que as professoras leem com as crianças nas instituições de educação infantil operam para a promoção da igualdade racial ou para a reprodução de hierarquias raciais? O objetivo desta pesquisa de Doutorado foi investigar se nos acervos de leitura literária disponibilizados às crianças nas instituições de educação infantil pelo Plano Nacional do Livro e Material Didático (PNLD Literário) de 2018 e de 2022 há a presença da literatura negro-brasileira para crianças, ou seja, se encontramos nos acervos literários as infâncias negras e as representações culturais e estéticas da cultura africana e afro-brasileira. Isto é, material que possibilite a ruptura dos discursos hegemônicos eurocêntricos e a descolonização de saberes de crianças negras e não negras. Este estudo realiza um esforço epistemológico de diálogo entre intelectuais que tratam da relação raça e classe a partir do materialismo histórico-dialético e os estudiosos que tratam da mesma relação sob a perspectiva dos estudos decoloniais, evidenciando as vozes e perspectivas dos pesquisadores negros. A análise dos editais e acervos do PNLD Literário 2018 e 2022 apresenta que a Literatura Negro-brasileira para Crianças no PNLD Literário para a Educação Infantil, ou seja, as infâncias negras, as representações culturais e estéticas africanos e afro-brasileiros após duas décadas da Lei n.º 10.639/03 estão sub-representados nos espaços da educação infantil (1,8% das obras). Apesar das fissuras e da presença do protagonismo negro tanto na autoria quanto nos projetos estéticos das obras literárias impulsionados pela luta do movimento negro, pela Lei n.º 10.639/03 e pelas Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira (Parecer nº 001/2004), há o favorecimento da reprodução das hierarquias raciais, das desigualdades raciais e educacionais dentro e fora das instituições desde a crecheeng
dc.description.abstractThis thesis is part of the research line State, Policies and Educational Institutions, of the Doctorate in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC-GO). Historically, school knowledge was based on Eurocentric and whitened curricula which, in addition to marginalizing, silencing and nullifying non-hegemonic knowledge, reproduced a hierarchical society with extremely unequal classes. Law No. 10,639/03 and the Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations (Opinion No. 001/2004) directly contest the symbolic and material violence of this univocal curriculum by making education for ethnic-racial relations and the teaching of history mandatory and African and Afro-Brazilian culture in educational systems and press for a change in the publishing market of literature aimed at children's readers in which black childhoods begin to be represented in a positive way. Law 10,639/03 and the Guidelines require the decolonization of knowledge about black people, which directly permeates curricular justice (Gomes, 2023) also materialized by the reading and distribution policies of literary books since Early Childhood Education throughout the national territory. After all, after 20 years of Law No. 10,639/03, the cultural and aesthetic models present in the reading collections that children read and those teachers read with children in early childhood education institutions operate to promote racial equality or to reproduce of racial hierarchies? The objective of this Doctoral research was to investigate whether in the literary reading collections made available to children in early childhood education institutions by the National Book and Teaching Material Plan (PNLD) of 2018 and 2022 there is the presence of black-Brazilian literature for children, or that is, if we find in literature black childhoods and the cultural and aesthetic models of African and Afro-Brazilian culture that enable the rupture of hegemonic Eurocentric discourses and the decolonization of knowledge of black and non-black children.º This thesis makes an epistemological effort of dialogue between intellectuals who deal with the relationship between race and class from historicaldialectical materialism and intellectuals who deal with the relationship between race and class from the perspective of decolonial studies, highlighting the voices and perspectives of black intellectuals. The analysis of the notices and collections of the PNLD Literary 2018 and 2022 shows that Black Brazilian Literature for Children in the PNLD Literary for Early Childhood Education, that is, black childhoods, African and Afro-Brazilian cultural and aesthetic models after 20 years of the Law 10.639/03 are underrepresented in early childhood education spaces (1.8% of works), indicating, despite the fissures and the presence of black protagonism both in the authorship and in the aesthetic projects of literary works driven by the struggle of the black movement, for Law 10,639/03 and the Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and Teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture (Opinion No. 001/2004), there is a favoring of the reproduction of racial hierarchies, racial and educational inequalities within and outside institutions since daycareeng
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Lopes Ferreira ([email protected]) on 2024-12-18T22:25:54Z No. of bitstreams: 1 Meire Helen Ferreira Silva Arnhold.pdf: 10561329 bytes, checksum: 9c1a7359da1e46dfd155ff12fdf6b353 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-18T22:25:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Meire Helen Ferreira Silva Arnhold.pdf: 10561329 bytes, checksum: 9c1a7359da1e46dfd155ff12fdf6b353 (MD5) Previous issue date: 2024-08-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/17004/Meire%20Helen%20Ferreira%20Silva%20Arnhold.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidadeseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPolíticas de leitura na educação Infantilpor
dc.subjectDireito à literaturapor
dc.subjectLiteratura Infantil negro-brasileirapor
dc.subjectDescolonização de saberespor
dc.subjectReadingPolicies in early childhood educationeng
dc.subjectRight to literatureeng
dc.subjectBlack-Brazilian children's literatureeng
dc.subjectDecolonization of knowledgeeng
dc.subject.cnpqCiência Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.titleO direito à literatura negro-brasileira na educação infantil: descolonizando saberes : análise do PNLD literário 2018 e 2022eng
dc.title.alternativeThe right to black-Brazilian literature in early childhood education: decolonizing knowledge: analysis of the literary PNLD 2018 and 2022eng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Meire Helen Ferreira Silva Arnhold.pdfTexto completo10,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.