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Tipo do documento: Dissertação
Título: A teoria e a prática pedagógica no cenário das turmas de alfabetização de uma escola inclusiva.
Autor: Santos, Dorotheia Barbara
Primeiro orientador: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Primeiro membro da banca: Brito, Maria Helena de Oliveira
Segundo membro da banca: Miranda, Marília Gouveia de
Resumo: O presente estudo teve como objetivo confrontar a prática pedagógica que vigora nas salas de alfabetização do ensino fundamental da rede estadual de ensino de Goiás com a teoria sociointeracionista adotada pela instituição escolar em sua proposta pedagógica. Durante um período de, aproximadamente, quatro meses foi realizada uma pesquisa qualitativa não participativa, em duas salas de alfabetização de uma escola considerada inclusiva. Foram identificados, em primeiro lugar, fatores que contribuem para a inexistência de uma prática sociointeracionista nas salas de aula; em segundo, as razões da presença de uma teoria diferente da proposta pelo sistema de ensino da rede estadual e, finalmente, o modo como as professoras se relacionam com os alunos com ou sem necessidades especiais. Os resultados da pesquisa revelaram que as principais razões pelas quais as professoras do ensino fundamental não conseguem levar a cabo, satisfatoriamente, a proposta elaborada pela Secretaria de Estado da Educação, mediante o Projeto Escola Inclusiva/2001 e o Projeto Político Pedagógico da escola, estão relacionadas com o despreparo profissional das professoras, a falta de recursos didáticos, a maneira como a escola organiza suas atividades diárias e, sobretudo, com a maneira como as leis educacionais são implantadas. Esses elementos apontaram para um outro que é responsável por tantas mazelas na área educativa e tem afetado diretamente o processo de ensino-aprendizagem tanto de professores quanto de alunos disponibilidade de tempo para estudar, refletir e avaliar o fazer educativo.
Abstract: The purpose of this study is to confront the pedagogical practice that is in use in literacy classrooms of public fundamental school in the state of Goiás with the socio-interactionist approach adopted by the teaching institution in its pedagogical policy. During approximately four months a qualitative study (not participative) was conducted in literacy classes of a school regarded as inclusive. First of all, the factors that contributed to the absence of sociointeractionist environments in the classrooms were identified; secondly, the reasons for the presence of a theory differing from the one proposed by the state school system; and finally, the manner by which the teachers relate to the students with or without special needs. The results of this study have revealed that the main reasons why teachers cannot satisfactorily carry out the proposal made by the State Education Department, by means of the Inclusive School Project / 2001 and the school s Political-Pedagogical Project, are related to aspects of the teachers life, regarding lack of instruction, lack of teaching tools, the way the school organizes its daily activities and, above all else, the way the education laws are applied. Such elements point to another one, which is responsible for so many wrong-doings in education and which have directly impacted the teaching-learning process for both teachers and students time availability to study, to reflect upon and to evaluate educational deeds.
Palavras-chave: Alfabetização
Escola inclusiva
Ensino
Goiás
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Dorotheia Barbara. A teoria e a prática pedagógica no cenário das turmas de alfabetização de uma escola inclusiva. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1090
Data de defesa: 28-Abr-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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