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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Stefane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6554993468427060por
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9368873683026070por
dc.contributor.referee2Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvpor
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:09Z-
dc.date.available2014-04-10-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.citationBARBOSA, Stefane. POLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL 1990/2010.. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1105-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo o processo de expansão do ensino superior no Brasil, nas décadas de 1990 a 2010. Propõe entre seus objetivos: conhecer as políticas governamentais e educacionais que impulsionaram a expansão da educação superior no Brasil, marcadamente pela via privada, tendo como referencial as mudanças no sistema educativo, que são decorrentes das transformações políticas; verificar como este processo ocorreu, seus avanços e retrocessos; identificar quais os propósitos e as estratégias que têm orientado essa expansão; compreender este processo expansionista e sua articulação com as políticas de democratização do acesso à educação superior e com o sistema de avaliação das Instituições de Ensino Superior. Quanto à metodologia, adota-se pesquisa bibliográfica e documental, por se tratar de uma revisão de literatura, retirando os dados de documentos oficiais e da sociedade civil e entidades profissionais. Serão analisados documentos oficiais, como a legislação brasileira e o escopo governamental que orientam e regulam as Instituições de Ensino Superior IES, principalmente as particulares; são apresentadas tabelas e dados estatísticos sobre a demanda social, o número de IES privadas implantadas nas últimas décadas no Brasil. As preocupações desse estudo se justificam pela importância que suas contribuições poderão trazer para o conhecimento das políticas educacionais no contexto em que elas são aplicadas, ressaltando eventos que contribuem com esse processo expansionista; bem como a relevância para elaboração de subsídios sobre a dinâmica e organização das instituições educacionais brasileiras. Justifica-se, ainda, pelos grandes desafios que o ensino superior, assim como a educação de um modo geral enfrentam atualmente.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STEFANE BARBOSA.pdf: 1493398 bytes, checksum: ffb35b3bbfcce12cde3354fa52c74f53 (MD5) Previous issue date: 2013-09-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4250/STEFANE%20BARBOSA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExpansão do Ensino Superiorpor
dc.subjectPolíticas de Democratização do Acessopor
dc.subjectSistema de Avaliaçãopor
dc.subjectExpansion of Higher Educationeng
dc.subjectPolicies of Access Democratizationeng
dc.subjectEvaluation Systemeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePOLÍTICAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL 1990/2010.por
dc.typeDissertaçãopor
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