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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1123
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Sá, Helvécio Goulart Malta de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8704371174212571 | por |
dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Maria Esperança Fernandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0 | por |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Marco Antonio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7042220750846412 | por |
dc.contributor.referee2 | Afonso, Lucia Helena Rincon | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T13:53:17Z | - |
dc.date.available | 2015-03-04 | - |
dc.date.issued | 2014-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Helvécio Goulart Malta de. A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG.. 2014. 248 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1123 | - |
dc.description.resumo | Nesta dissertação de mestrado, apresenta-se uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar a estruturação da Escola Técnica de Goiânia (ETG), no contexto da Reforma Capanema e das políticas educacionais empreendidas no Período Vargas. A instituição surgiu, em 1909, na cidade de Goiás, como Escola de Aprendizes Artífices, e passou por várias transformações, ao longo de sua história, até se tornar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em 2008. Devido à mudança da capital do Estado de Goiás, em 1942, a Escola foi transferida para Goiânia. Estudar este momento da história do IFG é fundamental para compreender os rumos que a instituição tomou ao longo de sua trajetória. A efervescência deste momento político nos instiga a indagar: quais as principais mudanças e permanências na organização e na estrutura da instituição ocorridas durante o processo de transferência da Escola de Aprendizes Artífices da cidade de Goiás para Goiânia? A abordagem epistemológica é o materialismo dialético, que se baseia na análise das estruturas econômicas presentes e da dinâmica das sociedades humanas com o objetivo de orientar a práxis social. Os procedimentos de coleta de informações são: análise de documentos primários e secundários, além de entrevistas com alunos que vivenciaram os primeiros momentos da instituição, em Goiânia, e construíram coletivamente sua história. Foram levantados documentos referentes à fase inicial da ETG nos arquivos da Fundação Cultural Frei Simão Dorvi e do Museu das Bandeiras, na cidade de Goiás. Na secretaria do IFG, consultaram-se registros escolares para selecionar os sujeitos da entrevista e apreender o currículo e a organização do ensino da época. Foram realizadas entrevistas com quatro egressos que pertenceram às três primeiras turmas da ETG. Os documentos encontrados e as entrevistas realizadas demonstram a relevância da instituição no momento de mudança da capital do estado. A transferência da Escola realizou-se em um momento histórico de expectativas de progresso econômico, social e cultural do país e do estado. Diante disso, a instituição assumiu a missão de contribuir para esse processo, formando trabalhadores que ajudariam a edificar um futuro glorioso para Goiás e para o país. Com este espírito, sua organização e sua estrutura não poderiam se manter idênticas àquelas assumidas pela Escola de Aprendizes Artífices, na antiga capital. Foram muitas as mudanças apreendidas nesta investigação, que não se restringem à localização e à modernidade de suas instalações físicas, maquinários e equipamentos. A clientela alterou-se. Não bastava mais ser pobre e ter a idade requerida, era preciso ter concluído o ensino primário e ser selecionado por meio de um exame de admissão, o que demonstra o caráter mais seletivo da ETG. Por funcionar em tempo integral, ela não possibilitava a permanência de estudantes que precisassem trabalhar para se manter. Outra novidade foi a presença de mulheres, a partir da turma de 1944. O nível de ensino deixou de ser o primário e passou a ser o ensino médio. Por isso, além do caráter de terminalidade, por qualificar para uma determinada profissão, a conclusão dos estudos na Escola permitia, também, o acesso ao nível superior. Foram criados novos cursos, voltados para a área industrial, apesar de ter sido mantida, no ensino básico, a formação para ofícios mais artesanais. Foi aberta a possibilidade do internato, para os alunos provenientes de outras cidades. Isso demonstra que a nova escola passou a atrair pessoas de outras regiões. A gestão era autoritária, centralizada e rigidamente hierarquizada. A rotina e a disciplina eram organizadas de forma a modelar o caráter do trabalhador dedicado e competente, para inserir o Brasil no caminho do progresso. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-27T13:53:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HELVECIO GOULART MALTA DE SA.pdf: 16441232 bytes, checksum: b4fe5addcc488a4728701cf3cebdf5e2 (MD5) Previous issue date: 2014-08-30 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
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dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC Goiás | por |
dc.publisher.program | Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Políticas Educacionais | por |
dc.subject | História da Educação | por |
dc.subject | Ensino Profissional | por |
dc.subject | Educacional Policies | eng |
dc.subject | History of Education | eng |
dc.subject | Technical Education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A TRANSFERÊNCIA DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DA CIDADE DE GOIÁS PARA A NOVA CAPITAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO IFG. | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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HELVECIO GOULART MALTA DE SA.pdf | 16,06 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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