Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1145
Tipo do documento: Dissertação
Título: RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO.
Autor: Rosa, Silvia 
Primeiro orientador: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Resumo: O contexto social contemporâneo tem suscitado uma educação que possibilita aos alunos o acesso, ainda que geral, a conhecimentos voltados para o mundo do trabalho, com o intuito de estabelecer vínculo entre processos produtivos e educativos. Assim, as transformações de ordem socioeconômica, vividas no âmbito da sociedade capitalista de cunho neoliberal, demandam que a educação incorpore, de forma crescente, novas formas de abordar o ensino desenvolvido no ambiente escolar. O que se busca é ampliar e diversificar a oferta de educação, possibilitando formação profissional sintonizada com a realidade socioeconômica circundante, que prima por trabalhadores polivalentes, instrumentalizados para se ajustarem ao processo de produção flexível. Nessa conjuntura, o presente trabalho tem como propósito compreender como a relação entre educação e trabalho no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio é entendida e trabalhada pelos docentes. A pesquisa pauta-se na abordagem sócio-histórica, sedimentada nos referenciais do materialismo histórico dialético, na perspectiva de entender como a relação entre educação e trabalho é expressa e vivenciada no Instituto Federal Goiano - câmpus Morrinhos, especialmente no curso referenciado, e nos vários espaços que compõem a instituição, dentre os quais se priorizou a secretaria de registros escolares, biblioteca e salas de professores. A técnica de coleta de dados constituiu-se de observações sistemáticas, orientadas por roteiro, e registradas em diário de campo; entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes; e consulta a documentos escolares e legislações educacionais. A utilização desses procedimentos metodológicos teve como foco a discussão sobre situações e manifestações reveladoras da relação entre educação e trabalho no curso pesquisado, expressas através da organização física, institucional e educacional da instituição de ensino, do perfil dos alunos que concluíram o curso estudado no período de 2008-2014, dos materiais impressos empregados, dos professores que atuam nesse curso, e dos documentos escolares e legislações educacionais. Na efetivação deste estudo, discutiu-se sobre educação, escola, trabalho, homem, ensino médio integrado, organização do trabalho e da educação, sociedade, função da educação e formação integral. Para tanto, teve-se respaldo em teóricos como: Manacorda (2010), Enguita (1989, 1993), Marx (1977), Mészáros (2008), Sousa Junior (2010, 2013), Pinto (2010), Lombardi (2011), Kuenzer (2009), Frigotto (2010), Frigotto; Ciavatta; Ramos. (2005, 2010), e outros. A análise da relação entre educação e trabalho no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio permitiu entender que, na atual fase de desenvolvimento do capitalismo, essa relação é elementar e inevitável no processo formativo. É, pois, uma questão que extrapola o âmbito escolar devido ao fato de ser determinada pelo contexto socioeconômico, que atribui à instituição de ensino a função de formar trabalhadores para atuarem no mercado de trabalho, que é diversificado, competitivo e flexível. As entrevistas com três docentes revelaram que o curso apresenta dualidade formativa entre educação geral (ensino médio) e educação profissional (ensino técnico). Desse modo, além de o curso ser constituído por esses dois tipos de ensino, há uma relação entre educação e trabalho no ensino técnico, que tem como finalidade formar força de trabalho para o mercado. Nos relatos dos professores constatou-se que a relação entre educação e trabalho do ensino técnico ocorre em atividades escolares que buscam associar teoria e prática nas disciplinas técnicas, a saber: aulas práticas, visitas técnicas e estágio supervisionado obrigatório, dentre outras. Em todos esses casos, os conhecimentos ensinados nas aulas podem ser aplicados em atividades profissionais ligadas à área de formação técnica profissional do aluno.
Abstract: The contemporary social context has sparked an education that enables students, albeit general, access to knowledge focused on the world of work, with the aim of establishing links between productive and educational processes. Thus, the transformation of socioeconomic order, lived in the framework of capitalist society of neoliberal strain, require that education incorporates, increasingly, new ways of approaching instruction developed in the school environment. What is sought is to expand and diversify the provision of education, enabling professional training in tune with the surrounding socioeconomic reality, that stands for polyvalent workers, exploited to fit the flexible production process. At this conjuncture, this study aims to understand how the relationship between education and work in the Technical Course in Agriculture integrated at the high school is understood and worked by teachers. The research is guided on the socio-historical approach, sedimented in referential of dialectical historical materialism, from the perspective of understanding how the relationship between education and work is expressed and experienced in the Federal Institute Goiano - campus Morrinhos, especially in the referenced course, and the various spaces that compose the institution, among which prioritized the secretarial of school records, library and teacher rooms. The data collection technique consisted of systematic observations, guided by script, and recorded in a field diary; semistructured interviews with teachers; and consults in the school documents and educational legislation. The use of these methodological procedures has focused on the discussion of situations and revealing manifestations of the relationship between education and work in the researched course, expressed through physical, institutional and educational organization of the educational institution, the profile of the students who completed the study course in the period of 2008-2014, printed materials used, teachers who work in this course, and school documents and educational legislation. In effecting of this study, it was discussed about education, school, work, man, integrated high school, work and education organization, society, function of education and integral formation. To this end, had to support in theoretical as Manacorda (2010), Enguita (1989, 1993), Marx (1977), Mészáros (2008), Sousa Junior (2010, 2013), Pinto (2010), Lombardi (2011), Kuenzer (2009), Frigotto (2010), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005, 2010), and others. The analysis of the relationship between education and work in the Technical Course in Agricultural Integrated at the High School allowed understand that in the current phase of capitalist development, this relationship is elementary and inevitable in the training process. It is, therefore, an issue that goes beyond the school setting due to the fact to be determined by the socioeconomic context, which gives the educational institution the function of forming workers to work in the labor market, which is diverse, competitive and flexible. The interviews with three teachers revealed that the course presents duality formative between general education (high school) and professional education (technical education). Thus, in addition to the course consist of these two types of education, there is a relationship between education and work in technical education, which aims to train the workforce to the market. In the reports of teachers it was noted that the relationship between education and work of technical education occurs in school activities that seek to link theory and practice in technical disciplines, namely: practical classes, technical visits and supervised training mandatory, among others. In all these cases, the knowledge taught in class can be applied in professional activities related to the area of technical training of the student.
Palavras-chave: ensino médio integrado
educação
trabalho
produção flexível
integrated high school
education
work
flexible production
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Educação
Citação: ROSA, Silvia. RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO.. 2015. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1145
Data de defesa: 11-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVIA ROSA.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.