Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Marieunice Pereira Campos dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1421463364675882por
dc.contributor.advisor1Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004por
dc.contributor.referee1Peixoto, Joana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576por
dc.contributor.referee2Ferreira, João Roberto Resende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2240778833120256por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:42Z-
dc.date.available2015-12-01-
dc.date.issued2015-10-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Marieunice Pereira Campos dos. MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1149-
dc.description.resumoEsta dissertação objetiva refletir sobre as pesquisas relacionadas a políticas educacionais para inserção das tecnologias na educação básica. Busca-se compreender essa política a partir dos fenômenos históricos da sociedade no sistema econômico. A partir de um olhar epistemológico da técnica e da tecnologia, percebese que ambas foram inseridas no processo de acumulação do capital, como um dos meios do processo de reestruturação do trabalho e posteriormente trouxe desdobramentos para a educação Assim, esta pesquisa buscou apreender as contradições sobre a política de informática na educação escolar, associada a política de desenvolvimento no Brasil a partir da década de 1960 a 1980, numa perspectiva histórico e dialética. A pesquisa é de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa. Foi desenvolvida a partir do mapeamento das produções acadêmicas disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, em que buscou-se conhecer os que dizem as pesquisas sobre políticas públicas brasileiras para inserção das tecnologias na educação básica. O estudo demonstrou a ênfase das pesquisas ao trato das questões pedagógicas, técnicas e operacionais, de implantação e implementação das políticas para melhorias dos resultados educacionais, assim como, a ênfase à formação de professores. Percebeu-se a ausência de discussões sobre o sentido político relacionado ao uso das TICs como desdobramento dos interesses do capital em inserir a escola no âmbito da produtividade.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to reflect on the research related to educational policies for integration of technology in basic education. Try to understand this policy and understand them from the historical phenomena of society in the economic system. From an epistemological look of technique and technology, it is clear that both were included in the capital accumulation process, as one of the labor restructuring process means and later brought consequences for education. Thus, this research aimed to apprehend the contradictions on information technology policy in school education, associated with development policy in Brazil from the 1960 to 1980 no Brazil, a historical and dialectical perspective. The research is of bibliographical nature and qualitative approach. It was developed from the mapping of the academic productions available on the Digital Library of Theses and Dissertations, in which we sought to know the saying research on Brazilian public policies for inclusion of technology in basic education. The study showed the emphasis of the research to the treatment of educational, technical and operational deployment and implementation of policies for improvement of educational outcomes, as well as the emphasis on teacher training. It was noticed the absence of discussions about the political meaning related to the use of ICTs as a development of the capital interests in entering the school as part of productivity.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIEUNICE PEREIRA CAMPOS DOS SANTOS.pdf: 1149300 bytes, checksum: b5d127cc6eb841de91e1aaf6d9041e36 (MD5) Previous issue date: 2015-10-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4200/MARIEUNICE%20PEREIRA%20CAMPOS%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjecttécnica e Tecnologiaspor
dc.subjectpesquisa e educaçãopor
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subjecttechnique and technologyeng
dc.subjectresearch and educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIEUNICE PEREIRA CAMPOS DOS SANTOS.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.