Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dagmar Junqueira Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740225724545709por
dc.contributor.advisor1Macêdo Filha, Maurides Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8107202394331830por
dc.contributor.referee1Nunes, Heliane Prudente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1646676717277955por
dc.contributor.referee2Oliveira, João Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9753142663168623por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:53:53Z-
dc.date.available2005-11-29-
dc.date.issued2003-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Dagmar Junqueira Guimarães. Os Cursos de matemática da Universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás: história e memória. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) --Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2003.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1176-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender e analisar o processo de criação e consolidação dos cursos de Matemática da Universidade Católica de Goiás (UCG) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), reconstruindo a trajetória histórica de cada um, por meio de documentos escritos e da memória de seus construtores. Aborda seus pontos altos, suas crises e sua contribuição para a sociedade goiana na formação de professores e bacharéis. Resgata a história dos cursos desde a sua criação, destacando vários momentos como o início da década de 1960. Analisa a repercussão do golpe militar de 1964 e da reforma universitária de 1968 nos dois cursos. Busca as raízes da criação da universidade e do ensino superior de Matemática em diversas épocas e enfatiza a criação da Universidade Católica de Goiás (1959) e da Universidade Federal de Goiás (1960). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza os recursos da história oral. Foram usadas entrevistas semi-estruturadas com professores, ex-professores e idealizadores dos cursos em questão, documentos escritos, como atas, anuários, boletins, processos, livros de registros das secretarias. O estudo permite concluir que, embora tenham sido criados em Faculdade de Ciências e Letras, com o objetivo de formar professores para atender à necessidade de professores qualificados para o ensino de Matemática no estado de Goiás, no decorrer dos anos, os dois cursos passaram a apresentar características distintas: o da UCG passou a integrar o Departamento de Matemática e Física, continuando com seu ideal de formar professores, ao passo que o da UFG, do então Instituto de Matemática e Física, tem como objetivo a formação de bacharéis, embora atualmente haja uma vertente mais acentuada para a licenciatura.por
dc.description.abstractThe aim of this research was to understand and analyze the process of the setting up and consolidation of the Mathematics courses at the Catholic University of Goiás (UCG) and the Federal University of Goiás (UFG), by following the historical path of each through written documentation and the memories of their founders. The study touches on their high points, crises and contribution to society in the formation of teachers and Bachelors. It traces the history of the courses from their foundation, with particular emphasis on moments such as the beginning of the 60s. It analyzes the repercussions of the 1964 military coup and the 1968 university reforms on the two courses. It looks at the formation of the university and Third Level teaching of Mathematics at different times and points to the significance of the foundation of the Catholic University of Goiás (1959) and the Federal University of Goiás (1960). It is a qualitative research which uses the resources of oral history. Semi-structured interviews with lecturers, former lecturers and idealizers of the courses in question, written documents such as minutes, yearbooks, bulletins, legal documents and secretarial records were used. Even though the courses were set up within a Faculty of Science and Letters with the aim of forming teachers to respond to the need for qualified personnel in the teaching of Mathematics in the State of Goiás, from the study, it could be concluded that, with the passage of time, both courses presented distinctive characteristics: the UCG course became part of the Department of Mathematics and Physics while maintaining its ideal of forming teachers, while the UFG course of the then Institute for Mathematics and Physics aims at forming Bachelors, even though nowadays it tends more towards the Licentiate.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:53:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dagmar Junqueira Guimaraes Silva.pdf: 2252546 bytes, checksum: cb79edb0c7d07381df8bc9ae0232f448 (MD5) Previous issue date: 2003-10-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4497/Dagmar%20Junqueira%20Guimaraes%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCursos de Matemáticapor
dc.subjectUniversidade Federal de Goiáspor
dc.subjectUniversidade Católica de Goiáspor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMathematics courseseng
dc.subjectFederal University of Goiáseng
dc.subjectCatholic University of Goiáseng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs cursos de matemática da Universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás: história e memóriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dagmar Junqueira Guimaraes Silva.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.