Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1194
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O plano de desenvolvimento da escola (PDE/FUNDESCOLA) e a autonomia na gestão escolar |
Autor: | Moraes, Isabel Ana de |
Primeiro orientador: | Miranda, Marilia Gouvea de |
Primeiro membro da banca: | Nepomuceno, Maria de Araújo |
Segundo membro da banca: | Dourado, Luiz Fernandes |
Resumo: | A pesquisa pretende discutir a noção de autonomia na administração escolar sustentada pelo Plano de Desenvolvimento da Escola, componente do Fundo de Desenvolvimento da Escola (FUNDESCOLA), compreendendo as novas significações que as questões da descentralização, da autonomia e da participação tomam nas atuais políticas públicas. Busca-se constatar a concepção que os educadores envolvidos no PDE (diretores, coordenadores do PDE, líderes de objetivos e professores) têm de autonomia e de que forma a implementação deste plano possibilitou, ou não, ampliar o exercício de autonomia da escola pública estadual de Goiás. Verificou-se que o PDE concebido como política educacional pela forma como dirige e realiza as ações de elaboração e implementação, pode ser entendido como indutor de um modelo de gestão que encontra, na prática, dificuldade em materializar a democratização da gestão escolar e, conseqüentemente, promover a autonomia e a participação. |
Abstract: | The research intend to discuss the notion of autonomy on the school administration supported by school development Plan which is a component of school development fund (FUNDESCOLA), understanding the new meanings that decentralization, autonomy and participation issues have taken part into the current public politics. It has searched to prove the conception that the educators involved in PDE (directors, coordinators of PDE, leaders and teachers) have autonomy and it has seen how the plan implementation has facilitated, or not, to enlarge the exercise of school autonomy. It has verified that PDE, how it was conceived as an educational politics, and how it has been driven become true the elaboration and implementation actions which can be understood as an administration inductor model that finds out, in the practice, difficulty to materialize the democratization of school administration and consequently, to promote the autonomy and participation of it. |
Palavras-chave: | Escola PDE FUNDESCOLA Gestão escolar Autonomia na gestão escolar Plano de desenvolvimento da escola |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | UCG |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | MORAES, Isabel Ana de. O plano de desenvolvimento da escola (PDE/FUNDESCOLA) e a autonomia na gestão escolar. 2002. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2002. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1194 |
Data de defesa: | 17-Mai-2002 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Isabel Ana de Moraes.pdf | 372,62 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.