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Tipo do documento: Dissertação
Título: O plano de desenvolvimento da escola (PDE/FUNDESCOLA) e a autonomia na gestão escolar
Autor: Moraes, Isabel Ana de
Primeiro orientador: Miranda, Marilia Gouvea de
Primeiro membro da banca: Nepomuceno, Maria de Araújo
Segundo membro da banca: Dourado, Luiz Fernandes
Resumo: A pesquisa pretende discutir a noção de autonomia na administração escolar sustentada pelo Plano de Desenvolvimento da Escola, componente do Fundo de Desenvolvimento da Escola (FUNDESCOLA), compreendendo as novas significações que as questões da descentralização, da autonomia e da participação tomam nas atuais políticas públicas. Busca-se constatar a concepção que os educadores envolvidos no PDE (diretores, coordenadores do PDE, líderes de objetivos e professores) têm de autonomia e de que forma a implementação deste plano possibilitou, ou não, ampliar o exercício de autonomia da escola pública estadual de Goiás. Verificou-se que o PDE concebido como política educacional pela forma como dirige e realiza as ações de elaboração e implementação, pode ser entendido como indutor de um modelo de gestão que encontra, na prática, dificuldade em materializar a democratização da gestão escolar e, conseqüentemente, promover a autonomia e a participação.
Abstract: The research intend to discuss the notion of autonomy on the school administration supported by school development Plan which is a component of school development fund (FUNDESCOLA), understanding the new meanings that decentralization, autonomy and participation issues have taken part into the current public politics. It has searched to prove the conception that the educators involved in PDE (directors, coordinators of PDE, leaders and teachers) have autonomy and it has seen how the plan implementation has facilitated, or not, to enlarge the exercise of school autonomy. It has verified that PDE, how it was conceived as an educational politics, and how it has been driven become true the elaboration and implementation actions which can be understood as an administration inductor model that finds out, in the practice, difficulty to materialize the democratization of school administration and consequently, to promote the autonomy and participation of it.
Palavras-chave: Escola
PDE
FUNDESCOLA
Gestão escolar
Autonomia na gestão escolar
Plano de desenvolvimento da escola
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MORAES, Isabel Ana de. O plano de desenvolvimento da escola (PDE/FUNDESCOLA) e a autonomia na gestão escolar. 2002. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1194
Data de defesa: 17-Mai-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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