Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pimenta, Adelino Candido | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7917516642709787 | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Filho, Ovidio Candido de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5054660057174008 | por |
dc.contributor.referee1 | Libâneo, José Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7261628151334430 | por |
dc.contributor.referee2 | Almouloud, Saddo Ag | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9168215683139657 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T13:54:01Z | - |
dc.date.available | 2008-06-25 | - |
dc.date.issued | 2001-12-07 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Adelino Candido. O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa. 2001. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1195 | - |
dc.description.resumo | Esta trabalho apresenta uma nova abordagem noestudo de funções lineares. Analisa, também, os aspectos mais relevantes da história do tema e suas articulações com a informática. Inicialmente, procedeu-se a um levantamento nas principais escolas de ensino médio de Goiânia para identificar os livros didáticos. Nessa etapa, foi realizada uma identificação dos conceitos predominantes no livros. Procurou-se fundamentar teoricamente essa proposta mantendo diálogo, do início ao fim, com as idéias dos principais pesquisadores que se preocupam com a temática eleita. No que diz respeito ao aspecto histórico e epistemólogico, este trabalho apoiou-se especialmente nas análises de Almouloud, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ao passo que na área de informática a interlocução deu-se, permanente e atentamente, com a produção de Borba e seus discípulos e outros investigadores. O texto, objeto principal desta pesquisa, baseia-se nas publicações de Oliveira Filho. Finalmente, meidante a utilização do software Linear Web Apllet, elaborou-se uma proposta que norteia o estudo de funções lineares de forma dinâmica e iterativa, ao mesmo tempo que agrega novos conceitos | por |
dc.description.abstract | This paper presents a new approach in the study of linear functions. In addition, a brief analysis is made of the most relevant aspects of the history of the theme and its articulation with informatics. Initially, a survey was carried out in Goiânia's principal secondary schools in order to identify the textbooks they use. At this stage, a detailed examination of the predominant concepts in these books was undertaken. An attempt was made to give the proposal a theoretical foundation, maintaining, from start to finhish, a dialogue with the ideas of the principal researchers involved with the chosen theme. With regard to the historical and epistemological aspects, these were based on works orientated by Almounloud of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, while in the context of informatics there was a constant attentive dialogue with the works of Borba and his disciples and other investigators in the field. with regard to the text, the principal objective of the research, this was based on the publications of the orientator Oliveira Filho. Finally, by using the Linear Web Aplett software, a proposal, which dynamically directs the study of linear functions, was drawn up, while at the same time new concepts were added to those already consolidated. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-27T13:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adelino Candido Pimenta.pdf: 652136 bytes, checksum: c0e6315dc38b466836b23f3ed67900be (MD5) Previous issue date: 2001-12-07 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://localhost:8080/tede/retrieve/4583/Adelino%20Candido%20Pimenta.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Goiás | por |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UCG | por |
dc.publisher.program | Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Funções lineares | por |
dc.subject | Iteradas de funções | por |
dc.subject | Padrão de perseguição | por |
dc.subject | Novas tecnologias na educação | por |
dc.subject | Math education | eng |
dc.subject | Linear functions | eng |
dc.subject | Follow-up patterns | eng |
dc.subject | New educational technology | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adelino Candido Pimenta.pdf | 636,85 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.