Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimenta, Adelino Candido-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787por
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Ovidio Candido de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5054660057174008por
dc.contributor.referee1Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430por
dc.contributor.referee2Almouloud, Saddo Ag-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9168215683139657por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:01Z-
dc.date.available2008-06-25-
dc.date.issued2001-12-07-
dc.identifier.citationPIMENTA, Adelino Candido. O ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativa. 2001. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1195-
dc.description.resumoEsta trabalho apresenta uma nova abordagem noestudo de funções lineares. Analisa, também, os aspectos mais relevantes da história do tema e suas articulações com a informática. Inicialmente, procedeu-se a um levantamento nas principais escolas de ensino médio de Goiânia para identificar os livros didáticos. Nessa etapa, foi realizada uma identificação dos conceitos predominantes no livros. Procurou-se fundamentar teoricamente essa proposta mantendo diálogo, do início ao fim, com as idéias dos principais pesquisadores que se preocupam com a temática eleita. No que diz respeito ao aspecto histórico e epistemólogico, este trabalho apoiou-se especialmente nas análises de Almouloud, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ao passo que na área de informática a interlocução deu-se, permanente e atentamente, com a produção de Borba e seus discípulos e outros investigadores. O texto, objeto principal desta pesquisa, baseia-se nas publicações de Oliveira Filho. Finalmente, meidante a utilização do software Linear Web Apllet, elaborou-se uma proposta que norteia o estudo de funções lineares de forma dinâmica e iterativa, ao mesmo tempo que agrega novos conceitospor
dc.description.abstractThis paper presents a new approach in the study of linear functions. In addition, a brief analysis is made of the most relevant aspects of the history of the theme and its articulation with informatics. Initially, a survey was carried out in Goiânia's principal secondary schools in order to identify the textbooks they use. At this stage, a detailed examination of the predominant concepts in these books was undertaken. An attempt was made to give the proposal a theoretical foundation, maintaining, from start to finhish, a dialogue with the ideas of the principal researchers involved with the chosen theme. With regard to the historical and epistemological aspects, these were based on works orientated by Almounloud of the Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, while in the context of informatics there was a constant attentive dialogue with the works of Borba and his disciples and other investigators in the field. with regard to the text, the principal objective of the research, this was based on the publications of the orientator Oliveira Filho. Finally, by using the Linear Web Aplett software, a proposal, which dynamically directs the study of linear functions, was drawn up, while at the same time new concepts were added to those already consolidated.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adelino Candido Pimenta.pdf: 652136 bytes, checksum: c0e6315dc38b466836b23f3ed67900be (MD5) Previous issue date: 2001-12-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4583/Adelino%20Candido%20Pimenta.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCGpor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectFunções linearespor
dc.subjectIteradas de funçõespor
dc.subjectPadrão de perseguiçãopor
dc.subjectNovas tecnologias na educaçãopor
dc.subjectMath educationeng
dc.subjectLinear functionseng
dc.subjectFollow-up patternseng
dc.subjectNew educational technologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino de funções lineares numa abordagem dinâmica e iterativapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adelino Candido Pimenta.pdf636,85 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.