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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3552250526441118por
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5por
dc.contributor.referee1Pessoa, Rosane Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633216363498900por
dc.contributor.referee2Zanata, Beatriz Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984por
dc.date.accessioned2016-07-27T13:54:01Z-
dc.date.available2008-06-25-
dc.date.issued2006-03-31-
dc.identifier.citationSOARES, Dulcinéa Quiel de Aguiar Guimarães Espellet. Formação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementação. 2006. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1196-
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou o processo de formação intelectual crítico-reflexiva de professores de inglês no curso de Letras de uma das unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O estudo amparou-se sobretudo nos estudos de Dewey, Schön, Zeichner, Giroux e Sacristán sobre a formação de professores reflexivos e nos estudos de Almeida Filho sobre formação de professores de inglês. A investigação teve como objetivos a apreensão das idéias e práticas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, as contribuições que a proposta de formação crítico reflexiva oferece, em relação ao currículo anterior, e as limitações enfrentadas em sua viabilização ainda em processo de implantação. A pesquisa consistiu de atividades de observação direta não-participante e entrevistas semi-estruturadas tendo como sujeitos os professores de inglês, os alunos do curso de letras e a coordenadora do curso. Os dados foram organizados em categorias que expressam a visão dos alunos, professores e coordenadora sobre a concretização do projeto político pedagógico em suas possibilidades e limitações. A análise dos dados mostrou que as limitações geradas pela realidade estudada, inviabiliza a concretização efetiva da proposta, especificamente na área de inglês. Conclui-se que uma formação que busque a promoção do desenvolvimento da competência comunicativa na língua inglesa, o objetivo maior da proposta, iniciou-se com a elaboração e implantação do novo currículo, mas sua concretização requer, ainda, investimentos epistemológicos, políticos e sobretudo metodológicos.por
dc.description.abstractThis research investigated the process of the reflexive-critical and intellectual Education of English teachers in one of the unities of the State university of Goiás. The theoretical framework is based on Dewey s, Schön s, Giroux s and Sacristán s studies in reflective teacher education and on Almeida Filho s works in English language teacher education. The main goals of this investigation were the apprehension of the ideas and practices of those involved in the process of teaching and learning, the contributions of the proposal based upon the critical-reflexive education related to the former curriculum, and the limitations we had to face in its materialization for it still is at its beginning. The research consisted of activities of noparticipant direct observation and semi structured interviews having as aim the English teachers, the students of the English course and the coordinator of the course. The data was organized into categories which express the participants views about the Pedagogic Political Project concerning to all its possibilities and limitations. The analysis of the report showed that the limitations created by the context under study made it unpracticable for an effective educational process, especially in the English area. Concluding, a language education course based on a communicative competence, the main goal of the new curriculum, requires epistemological, political and methodological changes in the course.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-27T13:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dulcinea Quiel de Aguiar Guimaraes Espellet Soares.pdf: 3435911 bytes, checksum: 62bcbef9519db5bfeb4d132411436410 (MD5) Previous issue date: 2006-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://localhost:8080/tede/retrieve/4419/Dulcinea%20Quiel%20de%20Aguiar%20Guimaraes%20Espellet%20Soares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáspor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC Goiáspor
dc.publisher.programEducaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectprofessorpor
dc.subjectinglêspor
dc.subjectformaçãopor
dc.subjectUniversidade Estadual de Goiáspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação Crítico-Reflexiva de Professores de Inglês na UEG: Uma Proposta em Implementaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
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